Professor Leônidas Erthal - Direto da Alemanha - Novembro de 2014









Nesta oportunidade pretendo em poucas palavras dar uma idéia das coisas daqui. Como vou seguido na Universidade ou na Escola dos netos, não é necessário esforço para entender o alto nível de desenvolvimento deste povo. (fórmula simples: EDUCACAO e CONHECIMENTO). O resto é consequência. 

Tive oportunidade assistir a orquestra da Universidade (carnaval brasileiro), outros dois concertos na escola dos netos, um: piano, flauta e violino executaram músicas de Bach, Mozart, Telemann e Rameau. O outrochamou atenção mesmo, foi o concerto de "lira"executando fugas de Bach. (A lira é pouco conhecida na nossa região, para dar idéia, no altar da igreja S. Antônio, no quadro ao lado, S. Cecília está com uma lira nas mãos).

"Feriadāo"de finados: Dia 1° de novembro é feriado de Todos os Santos, como era também no Brasil no século passado. Dia 02, finados, O cemitério é muito visitado também de noite, todo iluminado pela infinidade de velas acesas, "vira cidade".

S. Martinho: Grande festa na escola. Cada turma cuida de um setor, os pais participam de acordo com as necessidades. Ex.: As duas primeiras séries sãoresponsáveis pela confecção das lanternas e procissão na quinta feira de noite nas trilhas da floresta próximo da escola. A terceirasérie apresenta um teatro sobre a vida de S. Martinho. 

Sábado, a festa: Aquinta série se responsabiliza pelo restaurante típico auxiliados pelos pais. (Neste ano restaurante grego, no ano passado, lembro, francês). Obs. Os pais fazem a comida e os alunosvestidos de acordo com o motivo fazem as de mais tarefas, desde apresentar o "menu", servir, calcular as despesas, cobrar, agradecer, ...Durante a refeição os alunos se revezam nas tarefas, pois, cada turma tem seu próprio coral e conjunto instrumental. (música ao vivo) cada aluno aprende tocar no mínimo um instrumento. O teatro, as línguas, a música, as artes, a natureza, ...são muito valorizadasnesta escola. A festa aconteceu das 10hs. Até 18hs. Todos os prédios foram ocupados com alguma atividade, muita comilança por setor nas salas, "churrascos"no pátio. Muita exposição e venda de trabalhos realizados na escola, lā, madeira principalmente. Somente bebidas sem alcool, muita água direto da fonte. Nas festas não usam serviço de alto falante, nem mesmo músicano pátio

As programações culturais são muitas, da para escolher. (Hoje, sábado: "Uma noite portuguesa").

Aqui costumam preservar tudo, não só os costumes, prédios, mas até antigos caminhos com mais de mil anos, (hoje "impedindo"à expansão do lucro imobiliário). Veja anexo foto. Outras fotos: As águas são da nascente local, tal o volume de água que a quinhentos metros da nascente (debaixo da catedral) se pratica canoagem.

As fotos são para dar idéia, ex.:do cemitério de noite estão escuras.

Abraço, Prof. Leônidas

Nenhum comentário: