Estrela laureada no Prêmio Gestor Público 2014
Mais de 150 projetos de municípios do Estado disputaram um dos mais importantes prêmios de gestão do RS. Na noite de terça-feira (11), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, 40 deles foram laureadas. O Prêmio Gestor Público, em sua 13ª edição, evidenciou o trabalho de prefeitos, secretários e equipes técnicas em busca de soluções para os problemas cotidianos de suas comunidades.
Neste ano, a ênfase foi a mobilidade urbana e rural o grande vencedor foi a prefeitura de Teutônia, no Vale do Taquari, com o projeto de interligação dos bairros e atividades de educação no trânsito. Estrela, Lajeado e Arroio do Meio também estiveram entre os vencedores e receberam o Certificado de Reconhecimento Público pelos projetos apresentados.
O projeto certificado foi apresentado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel): “Esporte e Lazer – Transformação e Formação: Consolidando uma Política Pública”. Os 17 projetos sociais da Smel, que mobilizam a população e quatro principais eventos esportivos foram inscritos. “Detalhamos como nossos projetos e eventos contribuem para a vida das pessoas, frisamos a oportunidade que crianças, adultos e a terceira idade possui ao participar deles”, explica a coordenadora dos projetos, Patrícia Wagner. Com atividades esportivas executadas na parte central da cidade, bairros e zona urbana e transporte gratuito para a população poder se locomover até elas, a Smel possibilita a democratização de acesso ao esporte. Os projetos sociais mobilizam pelo menos 1,9 mil pessoas, de crianças de 7 anos até a terceira idade. “Para nós é um orgulho ser reconhecido em todo o Estado”, frisa o secretário Júlio Saldanha. O prefeito Rafael Mallmann enfatiza que o esforço da Smel é resultado de um governo empenhado em uma política pública de inclusão e que realça a seriedade da Smel com a prática esportiva. “A conquista evidencia nosso compromisso com a comunidade.”
Em homenagem aos 12 anos do Prêmio Gestor Público, o Sindifisco-RS e a Afisvec lançaram, na abertura da cerimônia de premiação, o livro "Boas Ideias Mudando Vidas”. A publicação apresenta 12 projetos vencedores do Prêmio Gestor Público, desde 2002, que continuam sendo executados atualmente e apresentaram evolução. O livro contém 228 páginas com histórias, relatos, fotografias e resultados alcançados por essas iniciativas municipais. Entre as histórias contadas, o projeto Cidade Digital, do município de Estrela. “Boas políticas públicas são aquelas que apresentam resultado e, por isso, devem ter continuidade”, ressalta o prefeito Rafael Mallmann.
O Prêmio Gestor Público é promovido, desde 2002, pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco-RS) e pela Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec), entidades representativas dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do RS. O objetivo é conhecer, avaliar e premiar os melhores projetos das administrações públicas municipais do RS que se inscrevem para participar do certame.
Matéria e fotos: Jônatas dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário