Feira do artesanato de Estrela-RS exibe trabalho diferenciado em madeira folk


Feira do artesanato de Estrela exibe trabalho diferenciado em madeira folk

Xodó para os olhos nas vendas natalinas da Feira de Artesanato de Estrela, a pintura folk em madeira mostra a destreza dos artesãos que se esmeram a cada edição para manter evento qualificado

São três dias para deleitar os olhos com produtos para decorar a casa. As mulheres que o digam: um artigo mais interessante que o outro expõe o nível de qualidade da Feira de Artesanato de Natal, promovido pela Associação dos Artesãos de Estrela. A feira iniciou nesta sexta-feira no ginásio do Colégio Santo Antônio e prossegue até domingo. É uma oportunidade para os artistas ganharem vitrine e “costurar” negócios posteriores.

A presidente da Associação, Anita Simone Stamm Wolker informa que a entidade possui 35 artesãos e a cada edição eles aprimoram seu talento para levar à população produtos que impressionam aos olhos e ficam lindos dentro em uma peça da residência. Segundo Simone, esta é a última feira do ano e os artistas vieram com toda a inspiração para que seus artigos pudessem chamar a atenção e vozes de exclamações. “O que está impressionando é a pintura folk em madeira e o patchwork.” Com detalhes distintos e resultado de um trabalho meticuloso de hábeis mãos, a pintura folk é o carro-chefe deste ano e anda fazendo a cabeça de muitas donas de lares, mamães ou mulheres de estilo. 

Visibilidade

A artesã Janete Faggion faz pintura em madeira há 14 anos. Os bonecos de pano também fazem parte de sua aptidão, mas são caixas e enfeites amadeirados que são registrados os grandes elogios. Em um dia de feira, ela vendeu 11 guirlandas de sombrinhas de madeiras. “Foi minha peça de sucesso desta vez.” Em época de evento, o movimento aumenta até 30%. “Os produtos expostos na feira dão visibilidade. Eu consigo muitos clientes e alunos por meio dos eventos, são meu cartão de visitas.”

Lovani Korner faz crochê há 48 anos. “Eu iniciei aos 15 e desde então vendo meus trabalhos.” Seus panos artesanais são procurados há muitas décadas. Ela diz que a Feira ajuda a incrementar o orçamento e “faz bem para a cabeça.”

O que: Feira do Artesanato de Natal de Estrela

Onde: ginásio do Colégio Santo Antônio

Quando: sexta (28), sábado (29) e domingo (30) 
Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli










Nenhum comentário: