Prefeitura de Estrela - Com escuta qualificada, Sedesth acolhe idosos em situação vulnerável


Com escuta qualificada, Sedesth acolhe idosos em situação vulnerável

Acolhimento e escuta qualificada são habilidades desenvolvidas dentro da equipe da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação de Estrela, para zelar por idosos do município em situação de vulnerabilidade social. Desde o secretário José Itamar Alves até o grupo técnico, o padrão propositivo de humanização colabora para ajudar a investigar e combater as denúncias de negligência ou violação dos direitos. “Em média, três denúncias mensais chegam até nós”, informa o secretário. São casos em que o idoso sofre com abandono, violência psicológica, maus tratos ou apresenta fragilidade por falta de afeto da família.

A denúncia anônima pode ser feita pelo Disque 100. O Ministério Público recebe a delação e encaminha para a Assistência Social para averiguar a situação. A equipe faz o rastreamento do caso por meio de visitas domiciliares. O monitoramento é intenso. “Não basta uma visita, são várias até que se faça o desfecho”, relata Alves.

Assistente social com anos de experiência no meio familiar, a coordenadora da Sedesth, Tatiana Pereira de Oliveira expressa que o diálogo com a vítima e com a família é fundamental para levantar as causas do problema. “Contudo, elas geralmente estão atreladas à exploração financeira.” O idoso recebe salário, mas não o usufrui porque a família encampa. “É muito importante que essas pessoas tenham autonomia e poder de decisão e possa investir naquilo que quiserem”. Conforme ela, atenção e carinho ajudam a manter a boa saúde e autoestima dos idosos. “Se a família estiver na cozinha conversando e o idoso assistindo televisão solitariamente na sala, é importante incluí-lo no diálogo, convidando-o a fazer parte da conversa e das decisões familiares.”

O trabalho de conscientização da Sedesth é no sentido de as famílias passarem a zelar pelos seus antecessores, diminuir as queixas das vítimas e fazê-las perceber que a vida não acabou. “Elas apenas estão em uma nova etapa e merecem todo o respeito e viver com dignidade”, informa Tatiana.

Secretário atende população

Para atender a população de uma forma mais próxima, ouvi-la em suas demandas e ajudar a resolucionar casos de maus-tratos, o secretário José Itamar Alves adotou uma sistemática dinâmica: na segunda, quarta e sexta-feira à tarde está à disposição na sede da secretaria no Centro da cidade. Na terça-feira à tarde, atende no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Moinhos.

Matéria e foto: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: