Exposição - 190 Anos da Imigração Alemã para o Rio Grande do Sul será realizada em Estrela-RS

Memorial da Aepan realiza
Exposição: Cultura Alemã 190 Anos
Deutsche Kultur seil 190 Fahren

A generosidade dos alemães à nossa cultura é inestimável. Em quase todos os setores no Estado temos os traços da identidade germânica a apontar a presença, desde 1824, dos imigrantes no Rio Grande do Sul.

Seu legado cultural está entranhado em nossas casas, nossa Estrela-RS, em nossas vidas. Na culinária, nas danças típicas, nas festas, nos kerbs, nas associações recreativas e culturais são criações teuto-brasileiras, nas flores nas ruas e casas, na dedicação ao trabalho, no comportamento ético e moral entre outros fatores, há influências dos imigrantes alemães, no nosso jeito de ser, pensar, sentir e agir.

Nada mais justo, portanto, no ano em que comemoramos os 190 anos da chegada dos primeiros imigrantes à Feitoria do Linho Cânhamo, em São Leopoldo, que render-lhes uma homenagem em forma de Exposição, para retratar a saga desses desbravadores de nossa terra.

Nós beneficiados pela contribuição de nossos antepassados, vale sempre agradecer tudo de bom que nos entregaram. Eles que sofreram muito, singrando em veleiro o Oceano Atlântico, numa travessia desde a Alemanha, de 12 mil quilômetros, durante 100 dias. Deixaram sua terra natal para se aventurar em busca de sobrevivência mais digna.

Estudiosos, descendentes dos alemães imigrantes, assinam a Exposição que será útil às atuais gerações. Até para que todos aprendam a valorizar tudo que nossos antepassados criaram e tomem consciência de que o que temos hoje é fruto de luta, esforço, e trabalho de muitos, cujo objetivo nunca é demais registrar, enaltecer e aplaudir.

Exposição Cultura Alemã - 190 Anos - Promoção do Memorial da Aepan-ONG, que conta com apoio do Jornal Folha de Estrela, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, O Paladino, Geraldo Darde, do casal Gisela e Werner Schinke, estará a disposição da comunidade a partir de segunda-feira (07), no Salão Nobre da Prefeitura até o dia 20 de julho. Depois segue para Câmara de Vereadores onde permanece até o dia 7 de Agosto de 2014.

Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário: