Estrela-RS - Encontro de corais neste sábado unirá quatro municípios


Encontro de corais neste sábado unirá quatro municípios

Estrela terá um sábado lírico neste dia 26, às 20h, na Igreja Matriz Santo Antônio. O município será anfitrião do Encontro de Corais que reunirá quatro cidades: Lajeado, Estrela, Montenegro e Bento Gonçalves. Sediar encontros desse tipo é um costume no Vale do Taquari, região que mantém a atividade viva por meio de apresentações e encontros.

Em Estrela, o hábito de cantar em grupo está enraizado e segue o costume dos antepassados. No encontro de sábado, cerca de 80 coralistas subirão ao palco para apresentar hinos e canções que emocionam os admiradores da atividade. O evento é organizado pelo Núcleo Cultura de Estrela. A presidente da entidade, Zuleica Rambo diz que a tradição está consolidada. A confraternização após o recital ocorre na Comunidade Evangélica. A entrada é gratuita.

História

Na história, o coral inserido nas comunidades é uma forma de união entre as pessoas. A informação é da historiadora da Secultur de Estrela, Letícia Oliveira. “Antigamente as pessoas trabalhavam no campo e cada qual em sua propriedade reunia-se em determinado momento para cantar.” Hoje, Estrela conta com 22 corais e cerca de 200 pessoas envolvidas na atividade. O Governo de Estrela incentiva e difunde a prática.

Apoio

Dia 20, na comunidade de Costão, os 22 corais da Liga de Estrela juntaram-se para exaltar a cultura. Presente ao encontro, o prefeito Rafael Mallmann fez um repasse de R$ 33 mil para despesas da Liga, informa o secretário de Cultura e Turismo, Rudimar Hagemann. O secretário traz de berço a paixão pela arte. O avô cantava em corais. Com sua voz grave de baixo, ele participa de três corais, um exclusivamente para homens. “O coral é um legado dos nossos antepassados e devemos mantê-lo vivo.”

Matéria: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: