Encontro de corais neste sábado unirá quatro municípios
Estrela terá um sábado lírico neste dia 26, às 20h, na Igreja Matriz Santo Antônio. O município será anfitrião do Encontro de Corais que reunirá quatro cidades: Lajeado, Estrela, Montenegro e Bento Gonçalves. Sediar encontros desse tipo é um costume no Vale do Taquari, região que mantém a atividade viva por meio de apresentações e encontros.
Em Estrela, o hábito de cantar em grupo está enraizado e segue o costume dos antepassados. No encontro de sábado, cerca de 80 coralistas subirão ao palco para apresentar hinos e canções que emocionam os admiradores da atividade. O evento é organizado pelo Núcleo Cultura de Estrela. A presidente da entidade, Zuleica Rambo diz que a tradição está consolidada. A confraternização após o recital ocorre na Comunidade Evangélica. A entrada é gratuita.
História
Na história, o coral inserido nas comunidades é uma forma de união entre as pessoas. A informação é da historiadora da Secultur de Estrela, Letícia Oliveira. “Antigamente as pessoas trabalhavam no campo e cada qual em sua propriedade reunia-se em determinado momento para cantar.” Hoje, Estrela conta com 22 corais e cerca de 200 pessoas envolvidas na atividade. O Governo de Estrela incentiva e difunde a prática.
Apoio
Dia 20, na comunidade de Costão, os 22 corais da Liga de Estrela juntaram-se para exaltar a cultura. Presente ao encontro, o prefeito Rafael Mallmann fez um repasse de R$ 33 mil para despesas da Liga, informa o secretário de Cultura e Turismo, Rudimar Hagemann. O secretário traz de berço a paixão pela arte. O avô cantava em corais. Com sua voz grave de baixo, ele participa de três corais, um exclusivamente para homens. “O coral é um legado dos nossos antepassados e devemos mantê-lo vivo.”
Matéria: Andreia Rabaiolli
Nenhum comentário:
Postar um comentário