Secretaria da Agricultura de Estrela-RS - Agricultor investe em qualidade e “entusiasma” mesa do consumidor


Agricultor investe em qualidade e “entusiasma” mesa do consumidor

Há 20 anos a Feira do Produtor satisfaz clientes que buscam produtos fresquinhos. Destaca-se a variedade: de mel a rúcula

Agricultores de Estrela produzem ovos, salsichas, mel, frutas e bolachas e vendem na Feira do Produtor. É um verdadeiro caldeirão de variedades que atrai pessoas da região. Satisfeitos com a repercussão da comercialização, os proprietários acordam cedinho para estar a postos nas bancas de venda. São 23.

A Feira do Produtor angaria consumidores que preferem abrir mão - vez ou outra - de mercados tradicionais para comprar produtos fresquinhos da horta. Schmier caseira ou rapadura do sítio. A diversidade faz crescer a freguesia.

Aos sábados o ambiente está apinhado de pessoas. “Circulam mais de mil pessoas” calcula o feirante Adeli Weber.

Informa que a longevidade da feira se deve a sua evolução. Começou pequena, se tornou popular. Comprar direto do produtor é rotina da qual o povo de Estrela não abre mão.

Há produtos para vários gostos, todos saudáveis. O coordenador da feira Eduardo Sprandel retornou ao campo, depois de um período como mecânico. Descobriu que vender ovos é lucrativo e faz com o sogro. Da produção de 6 mil galinhas, dois mil ovos são vendidos na Feira do Produtor. “É um ótimo resultado.”

Ele diz que o campo se modernizou, agricultores buscam tecnologia e isso repercute em “fartura”. Tanto para a despensa do consumidor quanto para a propriedade rural.

Cliente há 20 anos

Freguesa de sacola cheia Ieda Hauschild Horn há 20 anos frequenta o local. Viu acontecer todas as mudanças estruturais e aumentar o número de produtores. Quando precisa, sai da porta do mercado, faz o trajeto da feira. É hábito. Mel e verduras, os alimentos de que necessita vem direto da lavoura e das agroindústrias de Estrela. Nesta quarta-feira, comprou brócolis, rúcula e pepino. “Aqui eu sei que é de hoje.” Produtos “fresquinhos” são muito mencionados no local.

Produtores satisfeitos

Há 12 anos a produtora Noeli Porn, de Linha São Jacó vende na feira tomate, moranga, rabanete, folhosas e temperos. Só tem a ganhar com a amizade, o lucro e a popularidade. “Desfizemos do gado leiteiro e trabalhamos agora só com verdura” informa. São nove estufas de hortigranjeiros e quatro hectares cultivados de verduras. “Num sábado atendi mais de 500 pessoas. Constatei pelos mil saquinhos que foram levados.”

O apicultor José Horn comercializa mel e própolis há 8 anos na banca 22. É a única agroindústria de mel da feira. A curiosidade de Horn é que ele coloca os vidros dentro da colméia. Garante que o gosto é aprimorado.

SERVIÇO
O que: Feira do Produtor de Estrela
Quando: Quarta e sábado pela manhã
Onde: Na praça, perto da Câmara de Vereadores
Produtos: mel, ovos, bolacha, frutas e verduras e peixe a cada 15 dias

Nenhum comentário: