Decoração da Copa estimula criatividade de alunos em Estrela-RS


Feita com carros, decoração da Copa estimula criatividade de alunos

Até segunda-feira, uma decoração distinta estará estampando os pontos mais visíveis de Estrela. Doze carros-sucata são decorados por alunos de escolas municipais e grupos voluntários. Com criatividade e energia, eles transformam sucatas em obras de arte futebolística. Os veículos foram doados por ferros-velho. Tinta, pincel e traços coloridos e todos os países do Mundial representados nos desenhos. Os veículos enfeitarão a cidade durante o Mundial. É uma forma simples, eficiente e econômica de atrair os turistas.

“O Estrela Palace Hotel é o único na região credenciando pela Fifa e receberá turistas. A prefeitura estará também apta, focando em uma decoração diferenciada”, enfatiza a primeira-dama Carine Schwingel, idealizadora do projeto.

A competência inventiva é marca registrada da cidade para celebrar a Copa sem despender recursos públicos. “Como dois ferros-velhos doaram os veículos, tivemos apenas despesas com tintas”, salienta Carine. O nome da concepção, “Transformando Lixo em Arte” reflete a parcimônia da idéia, sem deixar a expressão artística de lado.

Carros

Conforme Carine, os alunos estão pintando oito veículos. Cada um deles representa uma chave na Copa.

Assim, Rafaela Eede (13), da escola Cônego Sereno Hugo Wolkmer, decora com seus colegas um fusca com ícones do Chile, Holanda, Espanha e Austrália. “Antes de pintarmos procuramos nos informar sobre os símbolos.”

A idéia é válida e para ela, o Fusca é uma forma de colaboração. “Cada um ajuda como pode.”

Conforme a primeira-dama, a originalidade fica por conta dos estudantes. Ela percebe a empolgação deles. “Os alunos estimulam o aprendizado porque precisam pesquisar sobre os países para decorar. Envolvê-los é formar defensores nas ruas. Queremos a expressão da arte por meio de diferentes pessoas.”

Outros quatro veículos estão sendo pintados por voluntários. Dois, que representam o Brasil estão sob a tutela do designer Geraldo Dard. O veículo que trará a Seleção da Itália está sendo decorado pela Societá Italiana Fiori dei Piani e o que representa a Seleção da Alemanha ficou ao encargo dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Estrela.

Entenda

Oito escolas decoram um veículo cada uma. Cada sucata representa uma chave
Um carro é pintado pelo Grupo de Danças Folclóricas, a fim de enfatizar o germanismo da cidade
Outra sucata será decorada de forma italiana pela Societá Italiana Fiori dei Piano
Dois carros levarão o símbolo do Brasil, retratados por um artista da prefeitura
A partir de segunda-feira, os carros serão colocados em pontos visíveis: entrada da cidade, parcão, praça Henrique Rooolart, no trevo perto dos bonecos Chuc e Rute








Nenhum comentário: