Estrela-RS - Exposição Dr. Lauro Reinaldo Müller Inaugura novo espaço cultural na Câmara de Vereadores


Exposição Dr. Lauro Reinaldo Müller 
Inaugura novo espaço cultural na Câmara de Vereadores

O Memorial da Aepan-ONG realiza Exposição “Dr. Lauro Reinaldo Müller, com apoio da Câmara de Vereadores de Estrela. A Exposição com diversos itens do renomado médico, idealizador da Brasão e Bandeira do município de Estrela, ficará a disposição dos interessados, na sede do Legislativo Estrelense, de 16 a 30 de junho de 2014. 

Estiveram presentes na abertura da Exposição: Vereador presidente Marcelo Braun, Vereador Luiz Schneider, Vereador Birck, professor Leônidas Erthal, diretor da Câmara Daniel Pedrini e o diretor do Memorial da Aepan-ONG Airton Engster dos Santos.

Lauro Reinaldo Müller, médico-cirurgião e clínico geral em Estrela nascido em 2 fevereiro de 1912, em Porto Alegre, e falecido em maio de 1977, em Salvador na Bahia, sepultado em Estrela, no cemitério evangélico.

Foi casado com Edithe Helka Einloft, pai de Tereza Cristina Müller. Concluiu o curso secundário, em 1930. Em 1934, matriculou-se na Faculdade de Medicina na Ufrgs, diplomando-se em 1939, como cirurgião, ginecologista e obstetra. Fixou residência em Estrela no ano de 1941, no Hospital Estrela. 

Dr. Lauro Reinaldo Müller foi sócio fundador do Rotary Club de Estrela e posteriormente também Presidente; Foi Presidente da Comissão dos Festejos do Jubileu de Diamantes da cidade em 1951; e também Presidente da Festa de Maio que marcou os 90 Anos de Emancipação Política do município (1966).

Foi fundador da Sociedade Filatélica Alto Taquari; Sócio Fundador da Sociedade de Medicina do alto Taquari; Membro do Aeroclube do Vale do Taquari; Membro do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, representando a 3ª Delegacia de Ensino de Estrela; Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, entre outras tantas atividades profissionais, culturais e sociais.

Como filatelista, Dr. Lauro Reinaldo Müller recebeu diversos prêmios, Estaduais, Nacionais e internacionais. Entre eles a Medalha de Ouro dos Correios Brasileiros, por relevantes serviços prestados.

Como historiador publicou diversos trabalhos sobre a “História do Brasil”. Recebeu do Instituto Histórico de São Paulo o “Colar D. Pedro I”, por serviços prestados nas comemorações do Sesquicentenário da Independência do Brasil.

Dr. Lauro Reinaldo Müller foi um homem que viveu intensamente em tudo que teve oportunidade de participar. Em outras palavras, fez a diferença. Deixou um legado para os estrelenses, o Brasão e a Bandeira que seguirão sendo para todo sempre, um orgulho, que nos identifica, nos une na construção da Princesa do Vale do Taquari. A forma oval do brasão de Estrela, lembra o idealizador Dr. Lauro, justamente nossa condição de Princesa.

Dr. Lauro Reinaldo Müller faleceu em Salvador na Bahia em maio de 1977. Foi sepultado no Cemitério Evangélico de Estrela.

Pesquisa - Airton Engster dos Santos





Nenhum comentário: