Exposição do Memorial da Aepan-ONG na Câmara de Vereadores de Estrela recebe visita de estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela


No dia 31 de março, quando se completou 50 anos do golpe militar, a Câmara de Vereadores de Estrela recebeu grande presença de alunos que visitaram a mostra promovida pelo Memorial da Aepan-ONG – 50 Anos da Revolução de 1964 – A Conquista do Estado. 

Assistiram a um documentário de 30 minutos sobre o tema e partir daí, os estudantes foram levados ao mezanino onde 17 painéis divididos em cinco eixos tratam do contexto político brasileiro, da ditadura militar no Brasil, das vítimas, do movimento pela redemocratização, da transição política e das políticas de memória.

Para a professora de história Rejane, da Escola de Ensino Médio Estrela, a visita na exposição é válida para entender a influência do passado recente na vida política do país atualmente. Na opinião dela, a juventude tem pouco contato com os fatos do período ditatorial, mas ainda assim é influenciada pelo espírito de rebeldia daquela época. 

Atingir a geração que está no ensino médio hoje é um dos objetivos da mostra, segundo o produtor Airton Engster dos Santos. Além disso, ela busca contar a história diz Engster.

De acordo com ele, a exposição também tem recebido muitas visitas de pessoas que viveram o período da ditadura e que se emocionam ao ouvir histórias conhecidas ou semelhantes às vividas por familiares e amigos. 


A mostra da Aepan-ONG está montada na Câmara de Vereadores de Estrela até dia 15 de abril. A visitação pode ser feita todos os dias da semana com entrada gratuita.

Priscila Rodrigues















Nenhum comentário: