Estrela-RS - Adolescentes tem palestra sobre HPV


Adolescentes tem palestra sobre HPV

Na segunda-feira (10) começam a ser aplicadas as primeiras doses da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) em meninas entre 11 e 13 anos. O HPV é a principal causa de câncer de colo de útero. A maioria dessas jovens deve receber as doses nas escolas, mas elas também estarão disponíveis nos postos de saúde. 

Em Estrela, todas as escolas estão recebendo, antes da aplicação da vacina, palestra orientadora. Conforme o secretário de Saúde, Elmar Schneider, é importante conscientizar as meninas da importância da imunização, uma vez que a vacina ocorre em três doses, sendo a última delas após 5 anos. “Neste período estas estudantes provavelmente não estarão mais na escola, talvez nem no município, mas precisam buscar a última dose”, observa.

Na segunda-feira, na Escola Nicolau Müssnich, no Bairro Boa União, cerca de 50 estudantes acompanharam atentamente as orientações da enfermeira Caroline Pires Wermann. Conforme ela, foi determinada essa faixa etária para a vacinação gratuita por ser o período da vida da mulher em que a vacina tem a melhor resposta imunológica. 

Cronograma

Nessa etapa será distribuída a primeira dose da vacina. A segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira. Já a terceira dose, que funciona como um reforço, deverá ser aplicada cinco anos após a primeira. A recomendação é que as adolescentes levem a caderneta de vacinação.

No ano de 2015, a vacina contra o HPV será destinada às meninas entre nove e 11 anos e também será dividida em três etapas. A partir do ano de 2016, a vacina passará a ser aplicada nas meninas com nove anos de idade.

Matéria: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: