UAME Estrela - BM apresenta Operação Família e Paz



BM apresenta Operação Família e Paz para UAME

A UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela – realizou Assembléia Mensal nesta quinta-feira à noite, tendo por local a sede da Associação dos Moradores do Bairro Imigrantes.

Loreno Gräff passou a presidir a entidade, durante a licença de três meses de Celço Machado, sendo que esteve presente na Assembléia, a Brigada Militar de Estrela, através do Tenente Paulo Cézar Cavalheiro e da Sargento Mônica Israel.

O Tenente Cavalheiro apresentou a investida da Brigada Militar contra a violência Doméstica, através da Operação Família em Paz, que tem por objetivo diminuir as ocorrências de violência nos lares, principalmente contra a mulher.

A Sargento Mônica disse que são grandes os índices de violência doméstica em Estrela e o procedimento do policial da Brigada Militar, ao ser chamado, primeiro é verificar se aquela família já teve algum registro no banco de dados: “Tentamos saber dos problemas para ajudar a resolvê-los e não ir no local apenas para registrar uma ocorrência” – explicou.

Disse que em Estrela temos seis Promotoras Legais Populares Voluntárias e agora será realizado um curso, aberto para quem quiser participar, para criar mais integrantes: “Não que todos os que participem do curso venham a se tornar Promotores Legais Populares, mas eles poderão saber muito bem o que pode ser feito para evitar a violência doméstica”.

Segundo a Sargento Mônica as inscrições abrem em breve e foi solicitado a UAME que indique alguns nomes de pessoas que conheçam bem os bairros, devendo o curso iniciar no mês de setembro e durar cerca de quatro semanas.

Ela explicou ainda que Estrela tem acompanhamentos diversos para os casos de violência, como o CREAS com psicólogos na Avenida Rio Branco, o AA, entre outros: “O objetivo não é separar as famílias, mas acabar com a violência nestas famílias, com tratamento destas pessoas”

Por outro lado, Estrela está muito bem neste aspecto de prevenção, pois segundo a Sargento Mônica, a adolescente Bárbara Caroline Machado, filha do presidente licenciado da UAME, está em Brasília representando o Rio Grande do Sul na Conferência Nacional da Criança e do Adolescente.

A próxima assembléia acontece dia nove de nove de agosto no Bairro Alto da Bronze.

Matéria e foto – Luiz Carlos Freitag

Nenhum comentário: