Tenente-coronel Nádia Rodrigues Gerhard, a primeira mulher a comandar um batalhão em Porto Alegre

Porto Alegre terá mulher no comando de um batalhão pela primeira vez Caco Konzen/Especial

A Brigada Militar (BM) deu início ontem a trocas em seus comandos, departamentos e setores administrativos.

Entre as posses que ocorrem hoje está a da tenente-coronel Nádia Rodrigues Gerhard, a primeira mulher a comandar um batalhão em Porto Alegre.

Desde 2007, a oficial estava no comando do 40º BPM, em Estrela. Para ela, sua posse mostra uma visão de futuro.

— Vamos trabalhar envolvidos com a comunidade. Segurança pública não é só polícia — diz ela, que tem como meta ouvir os anseios e críticas da população, como fez nos seus trabalhos anteriores.

Também será empossado hoje o coronel Alfeu Freitas Moreira, que assume o Comando do Policiamento da Capital (CPC). Com 30 anos de experiência na corporação, o coronel promete guiar seu trabalho com base nas estatísticas da violência.

— Precisamos mapear a criminalidade, ver em que lugares ela está acontecendo com mais força, para então irmos até lá de forma preventiva. O policial precisa desconfiar, investigar, e não apenas esperar que a população faça as denúncias — afirma.

Entre outras funções, o coronel já esteve à frente da Agência Central de Inteligência da Brigada (PM2) e ultimamente comandou o 9º Batalhão do Comando de Policiamento da Capital, com atuação na região central da cidade.

— Entro agora em uma nova fase, apostando em um policiamento atuante, e não contemplativo — pontua o coronel.

Nenhum comentário: