Aeroclube Alto Taquari fundado em 1940 em Estrela


Piloto: Lino Schwertner

Inauguração Aeroclube em 1942

Aéroclube do Alto Taquari – Acat
Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Fonte: Arquivo Pessoal do Sr. Lino Schwertner (falecido)

Fundado em 13 de julho de 1940, sendo seu presidente Adão Henrique Fett, e demais membros da diretoria: Alberto Dexheimer, Aristides Hailliot Tavares e Dr. Adalberto Breyer.

O objetivo era cooperar com o desenvolvimento aeronáutico nacional, incluindo a participação de pessoas de toda a região.

A fundação ocorreu  na Soges (Sociedade Ginástica de Estrela), com mais de 300 pessoas presentes. Estrela foi escolhida por colocar a disposição uma área para campo de pouso, hangar e morada do vigia.

O prefeito municipal Sabino Mena Barreto, apoiou a iniciativa, da mesma forma seu sucessor Cláudio de Toledo Mércio.

A amplitude do espaço aéreo e a origem da aviação brasileira serviram de estímulo ao programa do governo de Getúlio Vargas.

Em fevereiro de 1941, a VAE (Varig Aero-Esporte), de Porto Alegre, recebeu os primeiros alunos para instrução e ofereceu suas oficinas para a construção de um planador primário.

Em março de 1941, foi eleita Sônia Arnt a primeira rainha do Aero Clube Alto Taquari, estimulando 19 jovens a se matricularem na sua Escola de piloto, se formando  em 1944. 


Em dezembro de 1941, José Wingen ministrou o curso de aeromodelismo, a etapa teórica, em Estrela e Lajeado.

Em janeiro de 1942, a prefeitura comprou uma área de 27.204m², iniciando-se a terraplenagem, tendo a pista 1.500m de extensão, concluída a primeira etapa seis meses depois.

Em julho de 1942, o presidente Adão Fett informou ao governo estadual que o Sr. João Jacó Hauschild havia doado o terreno para a construção do hangar.

Em julho de 1942, concluído o aeromodelismo, deu-se o início das aulas, a etapa prática, com um planador.

Em  novembro de 1942, foi concluída a segunda parte da pista, aterrissando um avião da FAB, sendo inspecionadas pelo DAC.

Em dezembro de 1942, José Wingen entregou ao Centro de Reservistas do Exército (CRE) de Lajeado o planador, construído por ele em Estrela, para ser doado à Escola de Pilotos do Acat.

O prefeito, Dr. Cláudio de Toledo Mércio, convidou o interventor federal, General Osvaldo Cordeiro de Farias, para a inauguração do ACAT, em 19 de dezembro de 1942.

Em 27 de dezembro de 1942, foram  inauguradas a pista e as instalações, com o "batismo" dos planadores "Bom Retiro" e "CRE", com visita de várias autoridades e aviadores com seus aviões.

Em  fevereiro de 1943, chegou o avião PP-TUV, doado ao Acat pelos israelitas do Brasil, por intermédio da Campanha Nacional de Aviação.

Com isso, deu-se a fase final do curso de Pilotos, sob a direção do Suboficial José Álvares, instrutor do Aero Clube de Santa Cruz e após por Armando Falcão Peixoto Louro de Melo.

Em maio de 1943, são 45 os alunos matriculados, a primeira turma de candidatos ao "Brevet" de aviador civil.

Em julho de 1943, foi iniciada a construção de uma segunda pista, facilitando a decolagem e aterrissagem de aviões.

A primeira mulher a receber "Brevet", em setembro de 1944, foi Dulce Mello Jaeger.

Segundo telegrama recebido pelo Aero Clube do Alto Taquari, foi doado pela Companhia Nacional de Aviação, mais um avião para treinamento dos seus pilotos e alunos.

Em outubro de 1951 houve grande festa no Aéroclube Alto Taquari, localizado em Estrela, em comemoração ao cinquentenário da circunavegação da Torre Eifel, pelo ilustre brasileiro “Pai da Aviação” Alberto Santos do Dumont.

Carlos Spohr foi o primeiro instrutor da VAE. Depois de formar 18 turmas, a escola de pilotos foi fechada pelo Departamento de Aviação Civil, em 1961.

Em assembléia geral extraordinária de 2-7-1966 mudou o nome de Aeroclube Alto Taquari para Aeroclube de Estrela quando seu presidente era Paulo João Feyh e vice-presidente Bruno Behs.

Aero Clube do Alto Taquari – Acat
Pesquisa: Airton Engster dos Santos 
Fonte: Arquivo Pessoal do Sr. Lino Schwertner (falecido)




Nenhum comentário: