Gráficos Rio Taquari - Ano de 2011


Vermelho - max e mín do Ar - Azul Rio Taquari
Precipitação Pluviométrica em Estrela-RS - Ano de 2011
Oxigênio Dissolvido - Preocupa abaixo de 6 mg/L
pH normal para todo ano de 2011
Transparência da água preocupa abaixo de 40 Cm
Preocupa acima de 3 mg/L


Rio Taquari Dez/2011

O mês de dezembro continuou apresentando precipitação pluviométrica bem abaixo da média no Vale do Taquari (135 mm). Na segunda quinzena do mês algumas pancadas de chuva amenizaram a situação.
Perdas nas lavouras de milho e soja, mais produção de leite já foram motivos de preocupação para autoridades locais. A questão da estiagem também atingiu o Rio Taquari que ficou com a temperatura de suas águas bem acima da média para essa época do ano.
Porém com algumas precipitações acima daquela observada em novembro, já melhorou um pouco as condições do rio que termina o ano com a temperatura de 27,5°C de suas águas. Oxigênio dissolvido de 8,5 mg/l, matéria orgânica de 1,8 mg/l, transparência de 90 cm, PH 6,8 e demais condições normais.
A temperatura atmosférica máxima no Vale do Taquari alcançou 38°C em dezembro e mínima de 16°C, a precipitação foi de 135 mm.

Rio Taquari e fenômenos naturais no ano de 2011
No decorrer do ano de 2011 tivemos alguns fenômenos naturais importantes.

O primeiro foi no mês de março, que foi o Perigeu ou Super Lua, maior aproximação do satélite natural da Terra desde 1993.

Em abril houve muitas enxurradas no Vale, causando muitos transtornos, com deslizamentos e ruas alagadas.

No mês de junho foram as cinzas de um vulcão chileno que chegaram ao céu do RS, podendo ser sentidas no Vale do Taquari.

No dia 21 de julho uma enchente do Rio Taquari, castigou os municípios do Vale, com 7.000 pessoas desabrigadas. A cheia chegou a 26, 85 m, medida da régua do Porto de Estrela.

Em agosto rajadas de vento atingiram o RS, em torno de 100 km/h. Muitas residências ficaram sem energia elétrica. O Rio Taquari voltou a subir, chegando a 24,66 m, ou seja, 11 m acima da cota normal.

Em setembro o Rio Taquari chegou ao seu apogeu durante o ano de 2011. Transparência das águas de 1m, com águas esverdeadas e límpidas.

Em novembro, mês com menor volume de chuvas durante o ano, a estiagem castigou o Rio Taquari com aumento significativo da temperatura de suas águas (30,5°C). O nível do rio também ficou abaixo para navegação.

Nos meses não citados anteriormente, não houve maiores alterações ambientais ou atmosféricas (janeiro, fevereiro, maio, outubro).

Veja nos gráficos o comportamento das condições ambientais do Rio Taquari em 2011.

Monitoramento do Rio Taquari realizado em Estrela na área do Porto de Estrela-RS.

Texto e Gráficos – Aepan-ONG

Ambientalistas Responsáveis
Jorge Scherer e
Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário: