Estrelense Maria Helena Mallmann toma posse como presidente do TRT-RS

Maria Helena Mallmann toma posse como presidente do TRT-RS

Estrelense Maria Helena Mallmann toma posse como presidente do TRT-RS

PORTO ALEGRE - Em solenidade realizada ao final da tarde desta sexta-feira (9/12), tomou posse a Administração que comandará o Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (TRT-RS) no biênio 2012/2013. É primeira vez na história da Justiça do Trabalho gaúcha que a liderança da Instituição é composta toda por mulheres: as desembargadoras Maria Helena Mallmann (presidente), Rosane Serafini Casa Nova (vice-presidente), Cleusa Regina Halfen (corregedora) e Ana Rosa Pereira Zago Sagrilo (vice-corregedora).

A cerimônia ocorreu na Sala de Sessões Carlos Alberto Barata Silva, do Pleno do TRT-RS, em Porto Alegre, e foi inicialmente conduzida pelo até então presidente do Tribunal, desembargador Carlos Alberto Robinson. Além de magistrados, servidores e familiares das empossadas, estiveram presentes diversas autoridades, dentre as quais o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, o presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Adão Villaverde, e o prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti.

Ao pronunciar-se, a presidente Maria Helena registrou que ela e suas companheiras de Administração ingressaram na magistratura pelo mesmo concurso, “dando os mesmos passos para a construção de nossas carreiras”. Afirmou estarem “inseridas em um processo que hoje se tornou definitivo, mas que nem sempre foi imune a sequelas: o da igualdade profissional em razão da condição feminina”.

A nova presidente do TRT-RS entende que o Judiciário também está atento aos novos tempos trazidos pela “Revolução Tecnológica”. Nesse sentido, avalia que oprocesso judicial eletrônico, que começa a ser implementado pela Justiça do Trabalho gaúcha, é ferramenta para “garantir o clamor da sociedade atual: a racionalidade, a celeridade e a efetividade na prestação jurisdicional”.

Vice-presidente do Tribunal durante a gestão que se encerrou, Maria Helena disse ter tido oportunidade de conviver com uma metodologia nova, eficiente e eficaz trazida pelo des. Robinson. E anunciou ser um “indissociável propósito” da nova gestão do Tribunal “o efetivo entendimento e comprometimento de todos para com os novos processos de administração do trabalho no Judiciário em favor da sociedade e no aprimoramento da democracia”.

Dentre as autoridades presentes à solenidade, também estiveram a presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargadora Marga Inge Barth Tessler; o 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargador José Aquino Flôres de Camargo; o procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper; o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região, Ivan Sérgio Camargo dos Santos; o vice-presidente da Seção Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Jorge Fernando Estevão Maciel; e o chefe do Estado-Maior do 5º Comando Aéreo Regional, coronel-aviador Jefson Borges.

Maria Helena Mallmann (presidente)

Natural de Estrela (RS), ingressou na magistratura do Trabalho em outubro de 1981 e foi promovida a juíza titular em agosto de 1986. Atuou como juíza convocada no Tribunal em 1994 e de 1997 a 2001, sendo promovida a desembargadora em julho de 2001. Foi vice-presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da IV Região (Amatra IV) de junho 1990 a junho de 1992; presidente da mesma Associação de junho de 1992 a junho de 1994; vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) de maio de 1993 a maio de 1995 e presidente da mesma entidade de maio de 1995 a maio de 1997. Entre agosto de 2006 e dezembro de 2009, foi presidente da 3ª Turma do TRT-RS. Atualmente, é vice-presidente do Tribunal e vice-presidente da Seção de Dissídios Coletivos (SDC).


Na Foto - Mara Ahlert, representando a OAB - Estrela; Nardir Rosemundo Steffens, representando a Prefeitura de Estrela; Vanice Reichert, representante da OAB – Estrela; Maria Helena Mallmann, presidente do TRT-RS e Daniel Horn, representantes da OAB - Estrela

Nenhum comentário: