Dia Nacional das Plantas Medicinais em Estrela-RS


Dia Nacional das Plantas Medicinais


ESTRELA - No dia 17, foi comemorado o Dia Nacional das Plantas Medicinais e para lembrar essa data, durante a semana ocorreram diversas oficinas com este foco.

No dia 12 de dezembro, junto as representantes dos Clube de Mães foi realizada uma oficina de máscara de limpeza facial desintoxicante que leva alecrim, babosa, mel e argila. Já no dia 16, os alunos da 5ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Jorge Schmidt, da Delfina, puderam aprender a confeccionar sabonete medicinal para pele acneica, que também leva diversas plantas medicinais como: alecrim, bardana, calêndula e babosa.

As plantas bioativas utilizadas nestas atividades estão sendo cultivadas no horto medicinal do município localizada junto a EMEF Pedro Jorge Schmidt. As atividades fazem parte do Programa de Terapias Alternativas e Complementares em Saúde desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com o apoio técnico da EMATER/ASCAR do município.

A fitoterapia é uma das terapias completares oferecidas através do Programa de Terapias Alternativas e Complementares, sendo que, além dos fitoterápicos cultivados nos hortos da Unidade de Saúde do bairro Moinhos e no Horto da Escola Pedro Jorge Schmidt que são utilizados para os trabalhos de educação em saúde, também são oferecidos pelo município fitoterápicos industrializados junto à Farmácia Básica Central (mediante apresentação de receita médica).

TEXTO e FOTOS: DIVULGAÇÃO/PME

Nenhum comentário: