Notícias de Estrela- RS - outubro de 2011

Notícias de Estrela- RS - outubro de 2011

Domingo Clássico - Duo Íris & Ivan Violinistas fará apresentação - no dia 9 de outubro
ESTRELA – A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realiza no dia 9 de outubro, às 20h, no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann mais um recital de música erudita, dentro do Projeto Domingo Clássico, com apresentação de Duo Íris & Ivan Violinistas. O espetáculo não tem cobrança de ingresso.
A DUPLA
Duo Íris & Ivan Violinistas iniciou sua trajetória em 2000. Em seus 11 anos de atividades levou música ao CIEP, Lar Oásis e APAE de Canela, ao IACS de Taquara, Campanha SOS Perú – CVBB e Cáritas Brasileira, Liga Feminina de Combate ao Câncer e Asilo Padre Cacique de Porto Alegre, Hospital Santa Casa em Poços de Caldas – MG.
Em 2008, estrearam o Projeto Cultural “Concertos das Quatro Estações nos Caminhos Rurais do Rio Grande do Sul”, com edições em Canela, Gramado e Bento Gonçalves.
O repertório do Duo Íris & Ivan compõe-se de peças eruditas, tangos, choros, valsas e canções populares e folclóricas européias e latino-americanas.
As performances de Íris & Ivan destacam-se pela elegância, versatilidade, energia e carisma, atributos que despertam a atenção do público, onde se apresentam.
Íris apresenta-se com um violino austro-húngaroJoh. Bapt. Schweitzer, ano 1813, e Ivan, com um violino nova-iorquino, Hans Tietgen, ano 1919.

Pavimentação asfáltica da rua
Balduino Pedro Vier é recuperada 
ESTRELA – Prosseguem os trabalhos de recuperação da pavimentação asfáltica em diversas ruas de Estrela. Está sendo utilizado asfalto do tipo C.B.U.Q.
Nesta sexta-feira (30/09), por exemplo, foi recuperada a pavimentação asfáltica da rua Balduino Pedro Vier, no bairro dos Estados.
De acordo com secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Nardi Afonso da Silva, “foram cerca de 2 mil metros quadrados, desde a rua Coronel Britto”, explicou.
Na próxima semana, estão previstas melhorias, ainda, para outras vias públicas de grande fluxo de tráfego, como Frederico Sulzbach, Coronel Müssnich, Coronel Brito, Geraldo Pereira e João Lino Braun.

Semana Municipal da Água - Programação inicia nesta segunda-feira (03/10)
ESTRELA – Com realização da Prefeitura de Estrela por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico e Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, inicia nesta segunda-feira, dia 3 de outubro, a Semana Municipal da Água em comemoração a XVII Semana Interamericana da Água e XI Semana Estadual da Água.
Nesta segunda-feira (03/10), a programação inicia às 9h, com visita orientada ao Parque da Lagoa: “Conhecendo os Molhes” – Projeto de Bioengenharia. Público: Estudantes e Comunidade em geral.
Confira toda a programação:
Terça-feira (04/10) – Mutirão de Limpeza do Arroio Estrela/ 9h e 15h. Parceiros: Projeto Navegar e IEEEM;
Quarta-feira (05/10) – Circuito Tela Verde – Na Sala Verde/ 9h e 14h. Público: Estudantes;
Quinta-feira (06/10) – Estação da Água – Praça Menna Barreto/ das 9h às 16h. Parceiros: Diversas entidades do município. Público: Estudantes e Comunidade em geral;
Sexta-feira (07/10) – Teatro Infantil: “O pescador e o rio” / 15h.  Público: Educação Infantil.
Sábado (08/10) – Exposição Fotográfica: Belezas do Rio Taquari” e Distribuição de sacolas ecológicas – no evento “Comunidade em Ação”, das 13h às 18h. Público: Comunidade em geral.

Encontro de Coros ocorre no dia 6 de outubro
ESTRELA - No dia 6 de outubro, às 20h, no Salão de Festas da Sociedade Ginástica de Estrela (Soges), ocorre o 4º Encontro de Coros Infantis e Infanto-juvenis de Estrela. Seis grupos estão confirmados para o encontro, são eles:  Coral dos CEMAIs; Coral da EMEF Pedro Jorge Schmidt, do distrito da Delfina; Coral da Escola de Educação Básica Vidal de Negreiros; Coral do Colégio Martin Luther, Coral "Estrelas da Terra" do município de Dr. Ricardo e o Coral do Município de Coronel Pilar,.

Boas condições ambientais das águas do Rio Taquari contrastam com velhos problemas no início da primavera 2011

Ambientalistas da Aepan-ONG realizaram levantamento das condições ambientais do Rio Taquari, no dia 27 de setembro de 2011. Ás 16 hs 30 min., momento em que foi realizado as análises de campo, o tempo apresentava-se ensolarado, com temperatura 24,5 °C, ventos de 22 km/h, céu azul, algumas poucas nuvens e Umidade Relativa do Ar de 72 %.
A mata ciliar encontra-se em brotação, mas ainda com reflexos das últimas cheias com vegetação semi-deitada. Grande destaque para amoreira que já produz frutos para festa dos pássaros que foram vistos, como sabiá, canários entre outros. O quero-quero se fazia presente no Porto de Estrela local do monitoramento. A temperatura do solo de 23,5 °C. 

Por sua vez as águas do Rio Taquari estão exuberantes, com boas condições ambientais. Coloração esverdeada, aspecto límpido; transparência de 100 cm; Oxigênio Dissolvido de 11,5 mg/L; Matéria Orgânica em pequena concentração, apenas 1,0 mg/L; Temperatura da água de 20 °C; pH 6,8; isenta de óleos, espumas ou vermes. Verificado ainda a presença de peixes e conchas.

Apesar das boas condições das águas do Rio Taquari, velhos problemas ainda persistem como a grande quantidade de lixo jogado nas margens e dentro do recurso hídrico, além da pesca predatória. Pequenos peixes de menos de 5 cm estão sendo pescados por algumas pessoas menos avisadas.

Nenhum comentário: