No dia 18 de outubro - Dia do Médico - Lembramos um grande profissional do passado...

Antiga Clínica Médica de Estrela-RS

Clínica Médico-Cirurgica
Dr. Alexandre  Snel – primeiros anos do Século XX

Fundada e dirigida na Vila da Estrela pelo médico Dr. Snel, ex-assistente  dos professores Geheimrat Kimmel e Oberarzt Rüder.

Tendo freqüentado os principais hospitais da Alemanha, Eppendorfer-Krankenhaus de Hamburgo, Königliche Klinick de Berlim, o Dr. Alexandre Snel, instalou em 15  de julho de 1914, a sua clinica na Vila da Estrela depois de uma excursão de dois anos pelo mundo cientifico.

Funcionava em prédio próprio, dispondo de bem organizadas seções como salas de cirurgias sépticas e asépticas, consultório, gabinete para Raio X e para oftalmo-otorrino-laringologia, salas para instrumentos, esterilização, etc...

Era um estabelecimento do gênero mais completo para época dotada de todos requisitos necessários.

As especialidades do Dr. Alexandre Snel eram operações em geral e partos. Ao lado da clínica havia a farmácia bem montada que pertencia ao pai do Dr. Snel.

Durante o ano de 1921, foram atendidas  3.348 enfermos, assim distribuídos: Medicina Geral: 1.886; Psiquiatria: 522; Olhos, nariz, garganta e ouvidos: 448; Alta Cirurgia: 130; Pequena Cirurgia: 304; Exames de Raio X: 58.

O Dr. Alexandre Snel formou-se em 1912 na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, seguindo logo após para Europa, a fim de aperfeiçoar seus conhecimentos.

Era um homem extremamente inteligente e preparado razão pela qual era muito conceituado em todo Rio Grande do Sul.

Muitas pessoas com doenças graves vinham  de diversas localidades do Estado, para  buscar atendimento  e tratamento na clinica do Dr. Alexandre Snel.

Texto: Airton Engster dos Santos
Imagem: Aepan-ONG  

Nenhum comentário: