William Shakespeare

William Shakespeare
Orgulhoso – O orgulhoso se devora a si mesmo – O orgulhoso é o próprio espelho, seu próprio clarim e sua própria crônica. E tudo aquilo que louva a si mesmo, e não por ações, devora os feitos nas louvações.

Troilus e Créssida, Agamêmnon, p. 81

Comércio e Indústria em Estrela-RS entre os anos 1920-1930

Comércio e Indústria em Estrela-RS entre os anos 1920-1930

Comércio e Indústria em Estrela-RS nos Anos 1920-1930

O comércio era próspero contado o município nesta época com mais de 150 casas comerciais, com um total superior a 4.500 contos de réis de capital.

Os principais estabelecimentos eram: Mathias Schneider, Luiz  Müssnich, José Luiz Ruschel, Leopoldo Dreyer, Albino Closs entre outros...

Estrela  era considerado em centro industrial

Contava na década de 1920 com os seguintes estabelecimentos industriais: fábrica de sabão e sabonete Costa; fábrica de Móveis Nils & Cia; fábrica de Cerveja de Kortz & Dexheimer; moinho Ruschel e Irmãos; oficinas mecânicas de Otto Thimming  e Bruno Schwertner; fábrica de licores de Kortz  & Cia; fábrica de licores e vinagres de Reinoldo Schwambach; fundição de Wirtz & Cia; fábrica de banha de Albino Closs e Cia; diversos moinhos, serrarias, fábricas de laticínios. Possuía na época 53 fábricas com um capital de 1.207:114$500 e uma produção avaliada em 2.512:955$000.

Compra e venda de produtos:

Os principais produtos exportados eram: banha, milho, feijão, alfafa, farinha de mandioca, lentilha, favas, carne de porco etc.

Importava produtos manufaturados, ferragens, louças, açúcar, sal, querosene, gasolina,  etc...

Meios de transporte:

O município possuía um sistema de navegação  sendo que os portos de Estrela eram diariamente visitados por vapores, gasolinas, e outras embarcações.

Varias eram as estradas para carroças ligando o município aos distritos e outras cidades vizinhas.

Receitas de Estrela:

A riqueza pública em 1920  foi avaliada em 33.462:000$000.

As rendas do município atingiram em 1918  a 169:086$000, em 1922 calculada em 300:000$000. Existiam na época 2.500 contribuintes.

Texto: Airton Engster dos Santos
Imagem: Aepan-ONG

IECLB - 31 de outubro - Dia da Reforma

IECLB - 31 de outubro - Dia da Reforma

Martin Luther 
O Interprete do Evangelho 

Em 31 de outubro de 1517, iniciou o movimento que tinha por objetivo uma Reforma na Igreja Cristã. 

Martin Luther nasceu num ambiente humilde, a 10 de novembro de 1483, na vila de Eisleben, na Alemanha. Seu pai, Hans Luther, casado com Margarethe Ziegler, trabalhava como mineiro para sustentar uma família de sete filhos na qual Martin era o segundo. 

Aos 14 anos, Martin Luther deixou a casa paterna para cursar a escola de Latim, em Magdeburg, e no ano seguinte em Eisenach. Martin Luther gostava muito de Eisenach onde também aprendeu música. 

Terminando o curso de humanidades, em 1501, Martin Luther matriculou-se na Universidade de Erfurt onde devia primeiro cursar Filosofia e depois Direito. Era muito respeitado pelos colegas, pela dedicação, tanto à oração como o estudo. 

Aos 20 anos de idade o estudante Martin encontrou na biblioteca da Universidade uma Bíblia latina que logo atraiu seu interesse. Quanto mais aprofundava na leitura, tanto mais perguntas lhe surgiam. 

Obtendo grau de Magister em Filosofia, continuou estudando Direito. 

Porém uma série de acontecimentos mudou o rumo de sua vida, e, em 17 de julho de 1505 entrou na Ordem Mendicante dos Monges Agostinhos, em Erfurt, quando foi aceito como Irmão Martinus. Recebeu ordenação de sacerdote em 27 de fevereiro de 1507. 

Martin Luther vivia no convento, inquieto por uma pergunta: Como obter misericórdia e a graça de Deus? A Igreja afirmava que era através das boas obras. Mas quanto cada um deveria cumprir para estar certo da salvação? 

Em fins de 1508, Martin Luther transferiu-se para o Convento Negro dos Agostinhos quando foi também indicado como professor na Universidade de Wittenberg. 

Em 1510 Martin Luther realizou um sonho antigo: Ver Roma, a Cidade Santa. De joelhos subiu os 28 degraus da escada de Pilatos. Rezou uma missa numa das igrejas de Roma. Ficou decepcionado com tudo que viu e ouviu em Roma. 

Martin Luther voltou a Wittenberg, no ano de 1511, contrariado com a situação de Roma. 

Em 1512 foi promovido a Doutor em Teologia. 

Enfim, por volta de 1512/13, durante o estudo da epístola aos Romanos, a luz rompeu definitivamente as trevas, quando subitamente se evidenciou o verdadeiro sentido do versículo Romanos 1,17: “O justo viverá por fé, e pela fé” (sola fide). Compreendeu aí que o homem não pode conseguir por méritos próprios a justiça perante Deus e uma consciência tranqüila: mas que Deus por graça (e de graça), considera como justificado aquele que Lhe confia, e crê na Sua misericórdia em Jesus Cristo (justus sola fide – sola gratia). Pois a justificação só pela fé e só pela graça de Deus se tornou a chave e base para toda doutrina cristã. 

Quando Martin Luther pregou a porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, em 31 de outubro de 1517, o pergaminho com as 95 teses, ele não fez com a pretensão de desencadear um grande movimento na história da Igreja. Ele apenas não concordava com a venda do perdão de Deus, como se fosse mercadoria, por meio de cartas de indulgência. As teses escritas em latim eram para suscitar uma discussão entre os acadêmicos sobre a legitimidade de tais negócios. Aquilo que Deus oferece de graça era comercializado pela igreja. Havia abusos inacreditáveis. A discussão sobre as 95 teses deveria trazer conclusão clara e reabilitação da Igreja. 

Em 1518, Roma tratou de liquidar o caso do monge de Wittenberg. Luther foi chamado para responder processo em Roma. Mas por interferência de Frederico o Sábio, Príncipe da Saxônia, a questão foi tratada em Augsburg pelo Cardeal Caetano. Este exigia apenas que Luther declarasse: Revogo tudo. Naturalmente nada conseguiu. 

Martin Luther sobre pressão escreveu uma carta ao Papa, declarando sua fiel submissão; mas reafirmando também sua doutrina da justificação só pela fé, sem méritos de obras. 

Mais tarde, com a afirmação de que os concílios podem errar nas suas decisões, Martin Luther sem se dar conta praticamente se colocava fora da Igreja do Papa, fundamentada sobre a infalibilidade do Papa e dos Concílios. 

Em 1520 Martin Luther escreveu três livros fundamentais da sua doutrina. 1- “A Sua Majestade Imperial e a nobreza cristã, sobre a renovação da vida cristã”; 2- “Sobre a escravidão babilônica da Igreja” trata dos santos Sacramentos: Batismo, Santa Ceia e Penitência; 3- “Da liberdade de um cristão”, Fé e amor são para Luther, as colunas da salvação. 

A resposta do Papa a estas exposições foi a Bula da Excomunhão, se Luther em 60 dias não revogasse o que havia escrito e ensinado. A bula mandava que os Livros de Martin Luther fossem queimados. 

Em abril de 1521 Luther compareceu diante do Imperador, no parlamento, em Worms. 

Em Wartburg traduziu o Novo Testamento do grego para o alemão. Impresso em Wittenberg em setembro de 1522 recebeu o nome de Bíblia de Setembro (Septemberbibel). 

Em 1525 Martin Luther casou-se com Catharina Von Bora e tiveram seis filhos: Hans, Elisabeth, Magdalene, Martin, Paul e Margarethe. 

O Movimento da Reforma espalhou-se pela Europa. Em 1530 os líderes protestantes escreveram a "Confissão de Augsburgo", resumindo os elementos doutrinários fundamentais do luteranismo. 

Traduziu o Antigo Testamento em 1534. 

Em 1546, no dia 18 de fevereiro, aos 62 anos, Martin Luther faleceu. Finalmente, em 1555, o Imperador reconheceu que havia duas diferentes confissões na Alemanha: a Católica e a Luterana. 

Pesquisa: Airton Engster dos Santos 

Referência: Livro “Martin Luther – O Intérprete do Evangelho” e Livro “História Moderna e Contemporânea”, ambos documentos do Acervo do Memorial da Aepan-ONG.

Servidor Público Municipal de Estrela-RS


Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS

Hoje, 28 de outubro, é o dia do Servidor Público. 

Data que nos leva a uma reflexão do papel desempenhado por todos os funcionários, que exercem relevante papel e importante missão de prestar serviços à população e zelar pelo bem público, em benefício de todos.

Neste dia especial, queremos parabenizar a todos que abraçam a missão de fazer uma gestão por uma Estrela cada vez melhor e dizer que todos os servidores estão de parabéns pelo excelente trabalho realizado. Que Deus abençoe a todos os servidores públicos, que são os pilares que mantêm o setor público em funcionamento.

Surgimento do dia do servidor público

O serviço público em nosso país teve origem em 1808, quando a família real portuguesa veio ao Brasil. A partir daí é que começou a ser tomada uma noção de trabalho administrativo, já que houve a necessidade de reger o país de acordo com a diplomacia real. Depois de proclamada a independência do Brasil, o mesmo virou império, depois república e ao logo da história política do país estavam presentes os servidores ajudando a administrar a máquina.

Sejam em instituições federais, estaduais ou municipais, o funcionário público é responsável pela manutenção e pela organização dos serviços prestados. O dia do funcionário público foi instituído no ano de 1943, quando o presidente Getúlio Vargas escolheu a data de 28 de outubro. Mas foi em 1990, quando surgiu o Estatuto dos Servidores Públicos, é que realmente a nomenclatura “funcionário público” foi substituída por “servidor público”. 

Parabéns a todos Servidores Públicos de Nossa Estrela-RS...
Memorial da Aepan-ONG

Servidor Público Municipal de Estrela-RS

Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
 Hoje, 28 de outubro, é o dia do Servidor Público. 


Data que nos leva a uma reflexão do papel desempenhado por todos os funcionários, que exercem relevante papel e importante missão de prestar serviços à população e zelar pelo bem público, em benefício de todos.

Neste dia especial, queremos parabenizar a todos que abraçam a missão de fazer uma gestão por uma Estrela cada vez melhor e dizer que todos os servidores estão de parabéns pelo excelente trabalho realizado. Que Deus abençoe a todos os servidores públicos, que são os pilares que mantêm o setor público em funcionamento.

Surgimento do dia do servidor público

O serviço público em nosso país teve origem em 1808, quando a família real portuguesa veio ao Brasil. A partir daí é que começou a ser tomada uma noção de trabalho administrativo, já que houve a necessidade de reger o país de acordo com a diplomacia real. Depois de proclamada a independência do Brasil, o mesmo virou império, depois república e ao logo da história política do país estavam presentes os servidores ajudando a administrar a máquina.

Sejam em instituições federais, estaduais ou municipais, o funcionário público é responsável pela manutenção e pela organização dos serviços prestados. O dia do funcionário público foi instituído no ano de 1943, quando o presidente Getúlio Vargas escolheu a data de 28 de outubro. Mas foi em 1990, quando surgiu o Estatuto dos Servidores Públicos, é que realmente a nomenclatura “funcionário público” foi substituída por “servidor público”. 

Parabéns a todos Servidores Públicos de Nossa Estrela-RS...
Memorial da Aepan-ONG

Servidor Público Municipal de Estrela-RS

Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS
Servidor Público Municipal de Estrela-RS


Hoje, 28 de outubro, é o dia do Servidor Público. 

Data que nos leva a uma reflexão do papel desempenhado por todos os funcionários, que exercem relevante papel e importante missão de prestar serviços à população e zelar pelo bem público, em benefício de todos.

Neste dia especial, queremos parabenizar a todos que abraçam a missão de fazer uma gestão por uma Estrela cada vez melhor e dizer que todos os servidores estão de parabéns pelo excelente trabalho realizado. Que Deus abençoe a todos os servidores públicos, que são os pilares que mantêm o setor público em funcionamento.

Surgimento do dia do servidor público

O serviço público em nosso país teve origem em 1808, quando a família real portuguesa veio ao Brasil. A partir daí é que começou a ser tomada uma noção de trabalho administrativo, já que houve a necessidade de reger o país de acordo com a diplomacia real. Depois de proclamada a independência do Brasil, o mesmo virou império, depois república e ao logo da história política do país estavam presentes os servidores ajudando a administrar a máquina.

Sejam em instituições federais, estaduais ou municipais, o funcionário público é responsável pela manutenção e pela organização dos serviços prestados. O dia do funcionário público foi instituído no ano de 1943, quando o presidente Getúlio Vargas escolheu a data de 28 de outubro. Mas foi em 1990, quando surgiu o Estatuto dos Servidores Públicos, é que realmente a nomenclatura “funcionário público” foi substituída por “servidor público”. 

Parabéns a todos Servidores Públicos de Nossa Estrela-RS...
Memorial da Aepan-ONG

Morre Eugênio Noll... Atenção Srs. Passageiros...

Estação Rodoviária de Estrela
Eugênio Noll na Equipe do Estrela FC 
Eugênio Noll como dirigente do Estrela FC
Morre Eugênio Noll... 
Atenção Srs. Passageiros...

Empresário da Estação Rodoviária de Estrela. Foi atleta e dirigente do Estrela Futebol Clube. Nasceu em 17-12-1922, em Arroio do Meio, filho de Germano Noll e Olívia Schneider. Faleceu em 24 de outubro de 2011.

A história de Eugênio Noll se funde a da Rodoviária e do Estrela FC.

A primeira Estação Rodoviária de Estrela estava localizada na Rua Fernando Abott, esquina com Marechal Floriano, no prédio onde funcionava o estabelecimento comercial de G. Gaussmann.

Mais tarde foi transferida para Rua Tiradentes, defronte ao Banco Pelotense, sob responsabilidade de Erni Sauer.

Depois assume a gerência o Sr. Oscar Noll e a Rodoviária é novamente transferida para próximo da Soges na Rua Tiradentes.

Quando da construção do Abrigo Municipal inaugurado em maio de 1943 pelo prefeito Cláudio Toledo Mércio, na Praça defronte a Prefeitura e Santuário Santo Antônio, a Estação Rodoviária é instalada no local.

Mas Oscar Noll estava sempre preocupado com o conforto dos passageiros, motivo pelo qual construiu uma nova Rodoviária na Rua Tiradentes ao lado onde hoje funciona a agência do Banco do Estado do Rio Grande do Sul. Em seguida Oscar Noll passou a gerência da Rodoviária para Eugênio Noll e Inácio Lenhardt.

A atual Rodoviária localizada na Avenida Rio Branco, próximo ao trevo da cidade e BR 386 foi inaugurada em 1975. Teve grande incentivo do poder público municipal. Considerada Rodoviária modelo, uma das mais bem estruturadas do Estado na época, com 13 box, ampla área de embarque e desembarque, banheiros confortáveis, lanchonete, restaurante e diversas lojas.

Na década de 1970 os ônibus já eram bem maiores. A cidade de Estrela teve um crescimento populacional jamais visto em tempo algum em função da construção do Porto, Cesa e das agroindústrias Farol e Granóleo. Uma nova Estação Rodoviária era absolutamente necessária para atender as exigências dos novos tempos. Eugênio Noll teve a capacidade de saber entender o momento e entra para história como grande empreendedor.

Hoje morreu o amigo de todos, e na Estação Rodoviária parece se ouvir a voz inconfundível de Eugênio Noll... “Atenção Senhores Passageiros com destino..., Favor tomar seus lugares e boa viagem”.

Imagens

Estação Rodoviária de Estrela em diversas épocas. No antigo abrigo da Praça Menna Barreto, depois na rua Tiradentes e construção e atual rodoviária de Estrela-RS.

Eugênio Noll como atleta do Estrela FC – Ano de 1944, na baixada. Empé: Quilote (Achyles Viana de Moraes) – treintador, Laurinho, Negrão, ..., Pistola (Gewehr), Talo (Antônio Carlos Porto), Elico. Agachados: Ado, Eugênio Noll, ..., ..., Schwambach, Nelsinho Nery e Markus.

Eugênio Noll como dirigente do Estrela-FC - O Gaiteiro é nosso, referência à saída do atleta do clube Lajeadense, voltando ao Estrela FC. Dia 25/04/1960. De pé: José de Freitas Bello - presidente, Loi Fauth – capitão da equipe, Thomas Pereira Netto – vice presidente, Eugênio Noll – diretor de futebol e o jornalista e comentarista esportivo João Carlos Terlera. Sentado Gaiteiro assinando o contrato, de forma oficial.

Pesquisa: Airton Engster dos Santos Fonte Fotos - Memorial da Aepan-ONG

Informativo de Estrela-RS - outubro de 2011

VI Curso de Educação Inclusiva
VI Curso de Educação Inclusiva em Estrela
VI Curso de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade 

Curso encerra com avaliação positiva dos participantes
Encerrou na manhã desta sexta-feira (21/10), o VI Curso de Formação de Gestores e Educadores – Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, que contou com a participação de 124 professores de 36 municípios do Rio Grande do Sul, que teve inicio na terça-feira (18/10). 
Em agradecimento pela participação de todos, a secretária municipal de Educação, Juliana M. Wagner de Moraes lembrou Paulo Freire: “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca e ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”, mencionou. 
Com este espírito ela também compartilhou que: “Ser professor é muito mais que uma profissão, é saber somar, é gostar de dividir é ter o dom de multiplicar.” 
Lembrou que cada um tem a missão de multiplicar os conhecimentos que recebeu e acima de tudo, acolheu neste curso! “O caminho se faz caminhando, e foi este o grande objetivo do curso pensar e repensar a prática da inclusão num constante processo de ação-relexão-ação”, ressaltou. 
A equipe da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com todos os municípios participantes, realizaram uma avaliação positiva do evento. 
De acordo com o professor Sílvio Roberto Machado Rodrigues, de Canudos do Vale: “Iniciativas como esta fazem com que todos sejamos a mudança que esperamos no mundo a fim de que tornemos realidade os nossos sonhos. 
A tarefa é árdua e difícil, entretanto, trabalhando em grupo, poderemos superar os obstáculos que surgirem e construiremos uma sociedade mais justa e plena”, enfatizou. 
Já os participantes do município de Arvorezinha colocam: “Inovar é acreditar! Levaremos grandes conhecimentos referentes aos temas abordados. 
Com certeza tudo veio para somar e enriquecer o nosso trabalho”, escreveram.

Exposição de trabalhos
Exposição de trabalhos no saguão da Prefeitura de Estrela
Exposição de trabalhos no saguão da Prefeitura revela o talento dos alunos atendidos no Cemai IV

O talento dos alunos atendidos no Centro Municipal de Atendimento Integrado (Cemai) IV, do bairro Oriental, pode ser conferido no saguão da Prefeitura de Estrela. 
Tudo foi produzido ao longo deste ano, pelas 55 crianças e adolescentes que, no turno oposto ao escolar, freqüentam o educandário. 
De acordo com a diretora Joice Helena Ludwig, “alunos e professores estão de parabéns pela participação, abnegação e qualidade dos trabalhos”. 
A exposição poderá ser visitada até o dia 28 de outubro. 
Mais informações são possíveis pelo telefone (51) 3981-1133. 

Texto e foto: ILOCIR JOSÉ FÜHR 
Trabalhos podem ser visitados até dia 28 de outubro.

EMEF Cônego Sereno Hugo Wolkmer
EMEF Cônego Sereno Hugo Wolkmer

EMEF Cônego Sereno Hugo Wolkmer 

Mês de outubro repleto de atividades no educandário

O mês de outubro chegou repleto de atividades na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cônego Sereno Hugo Wolkmer. 
A aluna Pâmela Tornquist participou do Concurso de Cartazes sobre o tema “As crianças sabem da paz”, promovido pelo Lions Clube. 
Seu trabalho foi classificado entre os três melhores do município, recebendo a homenagem do Lions Clube de Estrela no dia 05 de outubro. 
Na mesma data as alunas Samadi Griebeler e Jhenifer Eede, da 6ª série e Karolina Stüepp Keller, da 5ª série, representaram a escola no projeto “Oratória nas Escolas 2011”. 
As alunas, coordenadas pela professora Lisete Mallmann, mostraram empenho e dedicação, fazendo uma bela explanação de seus textos. 
O tema do concurso para este ano foi “Objetivos do Milênio: qual meu jeito de mudar o mundo”. 
As alunas expressaram que tem muito a dizer sobre o assunto. 
Já no dia 6, as dependências da escola foram palco da IX Mostra de Trabalhos. 
A noite contou com a presença da comunidade escolar e teve na programação o sorteio da Ação entre Amigos 2011, promovida pelo CPMF, e a apresentação do Grupo de Dança de Rua da escola, coordenado pela professora Taís Maia. 
Em seguida, os pais e visitantes puderam conferir a apresentação de trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo. 
Foi uma noite agradável, de muitas trocas, aprendizado e integração entre escola e comunidade. 
Uma programação especial também foi preparada para os alunos durante a Semana da Criança, incluindo a peça teatral Bazar de Poesia e uma Gincana de Integração. 
O compromisso de toda a comunidade escolar na busca de uma educação de qualidade promove o bom andamento do trabalho da escola e o sucesso dos nossos alunos.
A direção do educandário está feliz com a realização destas atividades e com a presença da comunidade escolar, que cada vez mais prestigia e participa das programações, contribuindo para enriquecer o trabalho da escola.


Seminário Regional Desafios e Perspectivas na Psicultura
                                                      Estrela sedia Seminário Regional

Estrela sedia Seminário Regional Desafios e Perspectivas na Psicultura
Na manhã de sexta-feira, o presidente do Legislativo, vereador Juarez Fülber (PPS), acompanhado do colega Marco Aurélio Wermann (PT), participou da abertura do Seminário Regional Desafios e Perspectivas na Psicultura para o Estado. Estiveram presentes ao encontro representas do Ministério da Pesca e Aquicultura e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, além de órgãos como Emater e Colônia de Pescadores. O público presente, composto basicamente por produtores e pescadores, participará de palestras e discussões durante todo o dia. Para a superintendente federal Adriane Lobo, do Ministério da Pesca, o crescimento do consumo de peixe no país deve-se a uma política de investimentos no setor, iniciada no Governo Lula e que segue agora. “Quando o então presidente Lula cria uma pasta dedicada ao setor, oportuniza que esta atividade seja fonte de renda para muitas famílias”, observa. Já o presidente do Legislativo destacou que o município está bem organizado no setor, sendo um dos únicos do Estado a possuir uma feira permanente.