Secretaria da Saúde de Estrela-RS quer que moradores ampliem cuidados contra o mosquito da dengue


Saúde
Estrela quer que moradores ampliem cuidados contra o mosquito da dengue

Alerta da Secretaria da Saúde é para que neste verão chuvoso a população redobre os cuidados em casa a fim de evitar a criação de mosquitos da dengue

O verão é um período crítico para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Com as chuvas das últimas semanas, os cuidados devem ser aumentados porque a época é ainda mais propícia ao problema. Por isso, a Secretaria de Saúde de Estrela quer que a população amplie a prevenção de modo a agir para evitar a presença do mosquito no município. A enfermeira Carmen Henstchke, da Vigilância em Saúde de Estrela, diz que a equipe tem recebido reclamações em relação a alguns locais onde há negligência pela limpeza. Ela deixa claro que cemitérios, borracharias, ferros velhos, devem ser cuidados para não ter acúmulo de água. As piscinas devem receber tratamento para não servirem de criatórios. “Recebemos uma queixa sobre um açude, local que não fornece perigo porque tem uma quantidade maior de água e não-limpa. O mosquito gosta de água limpa. Fomos até o local e identificamos que não havia risco.” Na dúvida as pessoas podem ligar que a equipe faz uma inspeção no lugar em questão.
Em Estrela, há 55 armadilhas – pneus cortados ao meio - para monitorar o aparecimento do mosquito. Elas foram colocadas no Centro e nos 13 bairros. Os agentes de campo monitoram-nas e as larvas são encaminhadas para o laboratório do Estado. “Até agora não encontramos a presença do mosquito. Esperamos continuar dessa forma”, assinala Carmen. 
Ela frisa que apesar da Vigilância Epidemiológica , a conscientização deve partir dos próprios moradores. Para os agentes fica difícil visitar todos os domicílios do município. Cada morador deve estar consciente de atos de salubridade. “Não deixar acumular materiais no pátio; recipientes que enchem de água devem ser guardados de cabeça para baixo; é importante ainda não jogar lixo em terrenos baldios.”

Conscientização precisa ser repetida
O empenho solicitado à comunidade para fortalecer a prevenção é a única arma contra a doença e é muito importante enquanto ainda não há a circulação do mosquito Aedes aegypti no município. Para Carmen, as campanhas conscientizam quando são contínuas. “Se torna repetitivo falar de dengue, mas precisamos frisar o assunto enquanto temos a possibilidade da prevenção. Em uma cidade onde a doença estiver presente, articula-se estratégias diferentes. Felizmente não é o nosso caso.”

Faça sua parte
- O mosquito da dengue usa a água parada e limpa para se reproduzir. Ele gosta da água da chuva que se acumula em algum recipiente.
- No cemitério, com a flor natural é preciso colocar areia no prato para água não ficar água no vaso. 
- Donos de borracharias, mecânicas e ferros velhos precisam ter uma atenção redobrada no verão. Latas de lixo devem ser fechadas e os pneus não podem ficar descobertos
- A população deve fechar tonéis, latões, sacos de lixo e desentupir calhas e ralos

Nenhum comentário: