Prefeitura de Estrela-RS - Meio Ambiente faz aplicação em 190 cães no Bairro Imigrantes


Meio Ambiente
Estrela faz aplicação em 190 cães no Bairro Imigrantes 

Em 190 cães do Bairro Imigrantes, a equipe do Meio Ambiente aplicou vermífugo ou hormônio anticoncepcional para diminuir a população de bichos e zelar pelo bem estar dos animais e moradores

A equipe da Secretaria do Meio Ambiente de Estrela mobilizou o Bairro Imigrantes nos últimos dois sábados (17 e 24 de janeiro) para aplicar anticoncepcionais em cadelas e desvermifugar cães. Foram feitas aplicações em 190 animais. A ação realizada em parceria com agentes de saúde teve como objetivo diminuir o abandono e evitar a incidência de carrapatos nos animais.
O veterinário da prefeitura Luis Cesar Schauenberg diz que este tipo de ação é executada com frequência, principalmente em bairros onde a população de cães é grande. “O Imigrantes é um dos bairros com maior número de animais. Essas ações foram feitas no ano anterior e queremos manter a frequência. Enquanto fizemos a aplicação,aproveitamos para conversar com a população sobre a posse responsável.”
A posse responsável está ligada ao bem estar animal, cuidar para que ele tenha alimentação e água e que as coleiras não estejam apertadas. Zelar para que não sejam abandonados quando estão velhinhos. 
O município investe na saúde e sanidade dos “bichanos” por questão de carinho e humanidade, mas também para proteger os humanos já que zoonoses interferem na saúde das pessoas e do meio ambiente. 
Duas ações já foram feitas esse ano no Bairro Imigrantes por solicitação dos moradores e agentes de saúde. “A comunidade é participativa, colabora levando os animais até a equipe.” A aplicação é feita duas vezes por ano no Bairro, já que o hormônio anticoncepcional é válido por seis meses.

Ninhadas de animais
Schauenberg diz que é comum em época de férias aumentar o número de cães na rua por abandono. Em 2015, ele ainda não detectou este aumento. “Ainda não terminou o verão, no final do período nós contabilizamos os recolhidos.” Ninhadas são abandonadas. Esse é um problema que Estrela enfrenta em todos os bairros. “Os filhotes são largados em caixas de papelão em terrenos baldios.” O descaso dos humanos traz muito transtorno à população e para a prefeitura é um problema de difícil solução. O canil de Estrela vive no limite de lotação: mais de 60 animais. Por isso, o uso da posse responsável como frisa o veterinário se torna essencial.

Nenhum comentário: