Secultur
Exposição exibe roteiros alternativos em época de férias
Em época de alta temporada no litoral, que tal um roteiro alternativo que lembra das belezas da natureza e retrata a história cultural? A Secultur organizou uma lista de destinos diferentes que estão em exposição até 4 de fevereiro
Iniciada em janeiro,a exposição Viajando pelo Rio Grande que está sendo realizada na Secretaria de Cultura em Estrela (Secultur) vai até 4 de fevereiro e exibe uma coletânea de imagens e folheteria de pontos turísticos do Estado. Em 14 displays, a historiadora Letícia de Oliveira pinçou destinos alternativos para quem quer fugir do Litoral Norte. “A exposição foi neste período porque é justamente o momento de férias, em que as pessoas viajam. Muitas procuram novas possibilidades de roteiros. A mostra é uma forma de divulgar as belezas e a diversidade do Rio Grande do Sul”, explica Douglas Daroit, da Secultur.
Roteiros em imagem
Entre os pontos turísticos do pampa a serem retratados, destaque para a Rota das Missões, com informações sobre São Borja, primeiro dos Sete Povos das Missões e terra de presidentes, São Borja é uma das cidades mais importantes da histórica política brasileira. A exposição exibe ainda o artesanato das missões e o Caminho de Santiago do Brasil, na região Central. É um roteiro místico e religioso em que os 147 quilômetros em meio ao verde da região missioneira sugerem uma busca pela contemplação e reflexão.
Em um dos displays, está evidenciado São Pedro do Sul, onde há o Sítio Paleobotânico da Ermida – área que apresenta grande quantidade de fósseis vegetais.
A Rota Romântica, região turística da Serra Gaúcha e grande Porto Alegre também têm vez na exposição. É um charmoso roteiro localizado bem próximo a capital do Estado, onde a cultura alemã e o clima europeu são destaques.
Veranópolis, terra da longevidade também exibe atrações assim como a rota Caminho dos Tropeiros. A exposição não poderia deixar de abordar a rota local Delícias da Colônia, que atrai principalmente pessoas da terceira idade para um “tour” por três cidades do Vale do Taquari: Estrela, Colinas e Imigrantes. “É uma rota muito frequentada”, salienta Daroit.
Faltam poucos dias para que a exposição seja encerrada, mas ainda dá tempo de uma visita a Secultur e ficar por dentro dos pormenores de cada roteiro para depois aproveitar a hospitalidade de cada comunidade enquanto as férias ainda estão em alta.
Visite a Secultur de Estrela
Exposição: Viajando pelo Rio Grande vai i até 4 de fevereiro
Visitação: 8h às 11h30/13h30 às 17h
Entrada franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário