Estrela apresentava problemas de Saneamento Básico em 1930




Histórias da Nossa História – Estrela-RS 

Problemas com esgoto em 1930 

Em 24 de janeiro de 1930, o Dr. Alexandre Snel, clínico residente no Centro de Estrela, para bem servir o anseio público e estética da via pública fez uma solicitação a Intendência Municipal para o executivo construir uma fossa absorvente das águas do Hospital Dr. Snel. Disse ainda na petição ser importante a construção da fossa em via pública em virtude das dificuldades técnicas do terreno do próprio Hospital, sem contudo prejudicar a edificação ou causar prejuízos ao trânsito de pessoas, cavalos e carroças. 

O pedido foi deferido pelo Intendente Augusto Frederico Markus, que fez algumas recomendações a serem seguidas na construção da fossa: Que a mesma deveria ficar completamente fechada de modo a não exalar cheiro e que não penetrasse águas pluviais ou outras águas sujas que corriam na rua. O Hospital Dr Snel deveria ser responsável por sua conservação. E ainda, que a concessão poderia ser cassada a qualquer tempo se a Higiene Municipal viesse a exigir, caso que não se tem notícia de ocorrência. 

Claro que muita coisa mudou, Estrela se transformou num grande município, redes de esgoto foram construídas, mas como se vê as questões ligadas ao saneamento básico já eram discutidas no início do século XX. 

Para entender: O Hospital Dr. Snel funcionava na Rua Borges de Medeiros, onde hoje atende a Secretaria da Saúde e Assistência Social. O prédio histórico ainda é mesmo daquela época. 

Dr. Alexandre Snel possuía ainda em Estrela uma Clinica e uma Farmácia localizadas na Rua Coronel Flores. 

Texto: Airton Engster dos Santos 
Imagem: Memorial da Aepan-ONG

Nenhum comentário: