Anelise Bopsin e Nety Maria Heleres Carrion - História de Fritz Ehlers - Juiz substituto na Vila de Estrella



Anelise Bopsin - Pesquisadora


FERNANDO FREDERICO CRISTIANO GUILHERME JACÓ VONN EHLERS 


Foto da página 36, Saga de Fritz Ehlers: Casa de FREDERICO JACOB CRISTIANO FON EHLERS e MARGARIDA PEREIRA EHLERS ,
ou FERNANDO FREDERICO CRISTIANO JACÓ VONN EHLERS 
ou FERNANDO FREDERICO GUILHERME EHLERS 
ou FERNANDO FREDERICO EHLERS
ou FERNANDO EHLERS
ou FREDERICO EHLERS
ou FERDINAND FREDERICO EHLERS
ou FRITZ EHLERS 

Os últimos seis nomes acima (excetuando-se FRITZ EHLERS, que a Nety encontrou no Arquivo Histórico da Riachuelo/POA em 2010), foram encontrados nos batizados dos filhos do Fritz, pesquisados na Cúria Metropolitana/POA pelas escritoras Nety e Anelise. 

FERNANDO ou FRITZ filho de JORGE EHLERS e SOPHIA SPEER. Nasceu em 16 /10/1841 na ALEMANHA. Casado com MARGARIDA HERMENEGILDA DIAS PEREIRA, filha de MARGARIDA RODRIGUES e JOAQUIM JOSÉ DIAS PEREIRA (nobres portugueses e donos de usina de açúcar em PERNAMBUCO). Foi contratado pelo IMPÉRIO para ser Agrimensor, com a tarefa de Chefe de Comissão de Medições nas Colônias, administradas pelo Governo Geral com o propósito de ordem e legitimação, devido ao estado de desordem e posses irregulares que na região se instalavam, com certos aproveitadores do poder. 

FERNANDO EHLERS ou FRITZ EHLERS mediu as terras da Colônia Conde d' Eu, Dona Isabel, Caxias e Santa Maria dos Montes. Nomeação de sua contratação nos Documentos citados com Transcrição Paleográfica Autêntica solicitada por mim, ANELISE PIRES BOPSIN, na pagina 143 do livro SAGA DE FRITZ EHLERS. Em sua chegada encontrou vários litígios, inclusive foi uma das matérias que pesquisei no Arquivo Público de Porto Alegre, citada uma das medições na pagina 70, do livro SAGA DE FRITZ EHLERS.Sendo um dos primeiros moradores da região do ALTO TAQUARI, a cada medição concluída, Fritz denominava esses locais com nomes de animais que avistava de imediato: Anta Gorda, Burro Feio...Deixou diversas pontes metálicas em São leopoldo, Arroio do meio, no Rio Forqueta e outras.Fernando e Margarida vieram de Pernambuco com 4 filhos, Tiveram mais 6 filhos nascidos na Região do Alto Taquari/RS.No registro do livro de ELEITORES DE ESTRELA, não consultei, mas assim que possível vou verificar, mas com certeza esta errado se consta filho de FERNANDO EHLERS é filho de FERNANDO EHLERS, O CORRETO É JORGE EHLERS, pois em todos registros legais anteriores a esta data seus pais são JORGE EHLERS ( provável PASTOR JOANHAN GEORG EHELERS, matéria com documento das assinaturas de FERNANDO EHLERS E JOHANN GEORG EHLERS pericia no livro A SAGA DE FRITZ EHLERS )e SOPHIA SPEER; portanto deves considerar que em 1890 inscrito com o titulo nº 1.925, com 49 anos,casado, agrimensor, residente em PALMAS. 

EHLERS (Ferdinand, 1841). Ao requerer naturalização brasileira, a 5-3-1881, em Taquari (RS), declarou ser agricultor em Estrela, natural da Alemanha, de onde havia vindo então há 17 anos (1863). Contava na ocasião 38 anos de idade e era casado com Margarida Hermenegilda Pereira (ANRJ, I_JJ6N1644). Página 37 do livro SAGA DE FRITZ EHLERS. Mais informaçoes nas pg 72/73. 

FERNANDO FREDERICO EHLERS pediu naturalização conforme registro no livro nas paginas 72 e 142 com documento de TRANSCRIÇÃO PALEOGRÁFICA AUTENTICADA, documento pesquisado e solicitado por mim Anelise. 

Em 1882 foi PRIMEIRO SUPLENTE DO JUIZ MUNICIPAL DA VILLA DE ESTRELLA. NOTÁRIO - LIVRO I e II - constam registros originais, nas páginas 73/74 do livro SAGA DE FRITZ EHLERS, pesquisado por mim Anelise e Nety. 

FERNANDO ou FRITZ , residiu nesta região: primeiro em BOM RETIRO, ESTRELA, ENCANTADO E ROCA SALES, onde veio a falecer de paralisia. 

Devido o clima de revolução após PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA e muitas alterações de presidentes, o general Domingos Alves Barreto Leite dissolve o Conselho Municipal de Lajeado pelo Ato nº 85, na data de 20/ 02/ 1892, substituindo-o por uma Junta Municipal de cinco membros sendo um deles FERNANDO EHLERS, empossado em 17/ 06/ 1892. 

FERNANDO ou FRITZ foi chefe maragato na Revolução Federalista, tendo uma ótima condição financeira. Proprietário de uma FABRICA DE ESPÍRITO DE MILHO em pleno desenvolvimento , colocando a disposição todas suas reservas financeiras, devido a relatos familiares posso te afirmar que é verdadeira as afirmações de notícias escritas e divulgadas pelo O TAQUARYENSE em 17/ 06/ 1894, Porém o Padre com certeza se equivocou no quando cita H. EHLERS; já em seu livro REVOLUÇÃO FEDERALISTA NO VALE DO TAQUARI, está correto seus relatos. 

Nesta revolução acaba perdendo muito de suas reservas, vindo a ter um comércio onde vendia e fornecia vários mantimentos e matérias de extrema importância para moradores da região, inclusive sua casa servia de paradas a pessoas que vinham de longe e acabavam fazendo em sua propriedade suas refeições. 

Obtivemos relato de OSMAR FERNANDO EHLERS, bisneto residente em Lajeado, que encontrou na casa de seu avô FERNANDO EHLERS FILHO, filho de FRITZ, um estribo e conserva este objeto, o qual consta foto no livro na pagina 60, e ainda avistou um mata borrão que provavelmente registrava os clientes e prestações de contas. 

Veio a óbito em 21 / 05/ 1909, conforme declaração em cartório de seu genro JOÃO POMPÍLIO PORTO. 

FILHOS DE FERNANDO FREDERICO EHLERS ou FRITZ EHLERS e MARGARIDA HERMEGILDA PEREIRA EHLERS: 

GODOFREDO HERMENEGILDO EHLERS: primogênito de Fritz e Margarida, nasceu em 04/03/1867 no Estado de Pernambuco. Casou-se com Maria Isabel Siqueira Ehlers e tiveram sete filhos. Foi agrimensor, seguindo os passos do pai. Com 25 anos nomeado o Segundo Juiz Suplente Municipal e Órfãos, Encantado/1892, pelo General Domingos Alves Barreto Leite, Presidente do Estado do RS. Na Revolução Federalista, Godofredo é citado como companheiro de luta e maragato, como seu pai, e comprovado com cópia da foto no livro pagina 89 . Faleceu em 29/10/1952, em Taquari/RS. 

FREDERICO EHLERS: segundo filho de Fritz e Margarida, nasceu em 1868 no Estado de Pernambuco. Casou-se com Florippa Maria de Oliveira em 22/04/1893 e tiveram a filha DELMINDA EHLERS. Consta no livro Família Ehlers/2002, página 129. Nos batizados, casamentos e outros, realizados na Cúria metropolitana/POA, a Nety ficou sabendo o nome dos trisavós Jorge Ehlers e Sophia Speer, Joaquim José Dias Pereira e Margarida Rodrigues - bisavós Fritz e Margarida. Frederico participou da Revolução Federalista juntamente com o Fritz, seu pai, como comprova na foto do LIVRO A SAGA DE FRITZ EHLERS, pagina 89, ele esta com seu irmão Godofredo vestindo e trajes e bandeiras da Revolução . Faleceu em em 12/10/1897 com doença de coração. Foi enterrado no Cemitério Católico da Igreja Santo de Estrela e registrado no livro da Igreja Católica de Santo Antônio de Estrela. Família Search e Fonte de pesquisa: Mitra Católica de Porto Alegre. 

FERNANDO EHLERS FILHO: o terceiro filho de Fritz e Margarida, nasceu em 31/10/1874 no Estado de Pernambuco. Casou-se com Senhorinha Ambrosina Flores Ehlers, em 10/11/1896 - Estrela e tiveram 14 filhos. Residiram em Taquari/Amoras, Muçum, Guaporé, Bom Retiro/1921, Roca Sales, Encantado, Lajeado, Estrela, Triunfo/1923. Era trabalhador, inteligente, aventureiro, corajoso. Marinheiro, se locomoveu em região acima de Muçum para cortar madeira de angico com o machado e fazer tábuas, que eram carregadas pelos bois até o seu estaleiro em Triunfo, onde fabricava barcos como o Vila Nova, o Leopoldina, Cerro Branco e outros. Com as sobras fazia canoas e gamelas.Teve moinho com máquina velha a vapor, de origem alemã. Com essa máquina fazia farinha na antiga Rua da Cacimba, atualmente Rua Fernando Ehlers e forneciam para Triunfo, São Jerônimo, General Câmara e outros. Teve a Fábrica de Café Violeta, LIVRO SAGA de FRIZ EHLERS nas páginas 154 e 160. 

IRENE EHLERS nasceu em 20/10/1879. Casou-se com Renato de Deus e Silva, professor, filho de fazendeiro e tiveram sete filhos. Residiram nas redondezas de Encantado. Foi batizada solenemente em casa dos pais Ferdinando Frederico Ehlers e de Margarida Pereira, nesta Freguezia de Santo Antonio de Estrella, em 29/02/1880. Neta de Francisco Rodriguez e Margarida da Gama. Padrinho: Rafael Tiburcio de Azevedo. R. P. Germano Schleper, por causa de doença à Irene. Assinado: R Padre Eugenio Steinhart. Vigário. Estrela. Pesquisado para o livro de Nety: Família Ehlers/2002.

ALBERTO FERNANDO EHLERS nasceu em 12/12/1882 

Casou-se com Maria Amélia Maya Ehlers e tiveram seis filhos.(bisavô de Anelise),foi batizado em Estrela ( batizado em 01/06/1882 Padrinho: Bento Manoel de Azambuja), amigo e compadre de FRITZ. Casou-se com Maria Amélia Maya Ehlers, na REVOLUÇÃO FEDERALISTA, com pouca idade foi raptado por soldados contrário aos propósitos maragatos com a intensão de localizar seu pai FERNANDO ou FRITZ chefe maragato, que se encontrava em morro próximo a Encantado ( foto de capa do livro), o que causou grande preocupação para sua Margarida e seus irmãos, porém sem exito libertaram ele, ALBERTO e um amigo ainda jovem por curiosidade vai explorar uma gruta da região, quanto mais caminhado dentro a gruta mais baixo se encontrava o local, foi quando já se arrastando ALBERTO passa a mão em um documento, que estava escrito em latim, devido não ter contado a seu pai vai até o padre e pede para ele ler o documento, o PADRE diz a ele que não deveria mais voltar ao local e não revela o que estava escrito no documento. 

Da união de ALBERTO FERNANDO e MARIA AMÉLIA MAYA, nascem seis filhos: 

LAURA MAYA EHLERS, THEOBALDINA EHLERS , MARIA ORPHELINA EHLERS RIBEIRO,sempre residiu em Estrela,ALBERTO MAYA EHLERS, WALDEMAR GUILHERME EHLERS Cc MABILIA MIRANDA EHLERS ( avós de ANELISE), foi funcionário na Fabrica de Espirito de Milhos e e de Perfumaria de seus pai ( Fernando ou Fritz ) em Encantado, 

teve a profissao marinheiro, hoteleiro - um dos primeiros hotéis de Estrela, após residindo em Encantado foi proprietário de ônibus ( caminhão adequado para servir de locomoção de pessoas como ônibus de linha no Alto Taquari, registro e foto no livro de Gino Ferri, sendo sua ultima profissão motorista dos prefeitos eleitos da Prefeitura Municipal de Estrela. 

BEATRIZ EHLERS nasceu em 1882 em Pernambuco, conforme registro de Título de Eleitor, página 121, livro SAGA DE FRITZ EHLERS. Casou-se com João Pompillo Porto e tiveram cinco filhos. Foi professora e o esposo era jóquei. 

JÚLIA EHLERS nasceu em 01/10/1886. Casou-se com Oswaldo Zart em 19/01/1911 e tiveram quatro filhos. Residiu em Palmas, terras dos pais, FRITZ e MARGARIDA. Estão corretos os dados de registros que já tens dela como professora. Páginas 123/124 - Saga... 

ELVIRA EHLERS nasceu em 14/05/1888. Casou-se com Dante Peretti em 02/04/1910 e tiveram sete filhos. Formada na Escola Normal de Porto Alegre, foi nomeada professora em 30/ 07/1906. Regente de classe, Diretora da Escola Estadual de 1º Grau Farrapos/Encantado. Em sua homenagem a biblioteca desta Escola leva seu nome. Faleceu em 28/07/1939, com 83 anos. Rua Elvira Ehlers no loteamento Ouro Branco, Barra do Jacaré, Encantado - homenagem à Elvira. Ela recolheu assinaturas da família para requerer os direitos das terras em Berlim/Alemanha. 

MARIA PHILOMENA EHLERS nasceu em 13/09/1889. Casou-se com Júlio Eduardo Hessel em 19/02/1910 e tiveram oito filhos. Morou em São Paulo, ESTRELA. Aos 20 anos passou a residir em POA. Sua filha Lúcia emprestou a foto de Sophia e Fernando para mim, na visita que eu e a Nety fizemos a ela. 

ORPHILA ALBERTINA EHLERS nasceu em 21/ 04/ 1892. Casou-se com Daniel Nardim e tiveram cinco filhos. Nomeada professora em 30/ 07/ 1906, sua filha Lecy Nardin Fiametti, casada com Heitor Fiametti, pessoa com carisma e muito esclarecida nos prestou-nos informações importantes e esclarecedoras sobre a história de todos os familiares. 

TEXTO: ANELISE BOPSIN

Nenhum comentário: