Internet no meio rural de Estrela é tema de Dissertação de Mestrado


Ariane Fernandes da Conceição

O meio rural de Estrela está sendo foco de pesquisa desenvolvida por uma estudante de Mestrado em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Produtores e moradores do interior do Município estão sendo entrevistados pela mestranda Ariane Fernandes da Conceição, natural de Minas Gerais. A dissertação deverá ser defendida agora em março de 2012.

"Quem está on line? Uma análise sobre o uso e apropriação da Internet por agricultores familiares no meio rural de Estrela" é a questão-problema da pesquisa. Ariane Fernandes da Conceição está entrevistando produtores de leite, de suínos, de aves e estrelenses que apenas residem no meio rural. Parte das entrevistas já foi realizada e a pesquisadora está sendo acompanhada por Joel da Silva, responsável pelo Setor de Telefonia Rural da Prefeitura.

Os agricultores entrevistados foram enquadrados em três grupos distintos, conforme a ordem de adoção da Internet. O primeiro grupo envolve os primeiros usuários. Outro grupo reúne agricultores classificados como usuários intermediários. O terceiro grupo contempla agricultores que aderiram mais recentemente à Internet no meio rural. O propósito é levantar uma percepção o mais fiel possível do que ocorre em todo o Município.

Mesmo não tendo concluído ainda a pesquisa, Ariane já conseguiu perceber que a Internet tem exercido influências positivas no cotidiano dos agricultores estrelenses. Uma delas é que os jovens agora podem permanecer no interior e, ainda assim, cursar Faculdade à distância. Por meio da Internet, os produtores também trocam experiências com colegas de outras regiões e o mundo, de forma a otimizar a produtividade e a renda de suas propriedades.

A Dissertação de Ariane está sendo orientada pelo professor PHD Vicente Celestino Pires da Silveira. A escolha por Estrela se deveu a diversos aspectos, dentre os quais o fato de no Município o sistema de Internet no meio rural ser o mais evoluído do Brasil e, assim, melhor poderá contribuir com a pesquisa. "Futuramente, pretendo dar sequência à pesquisa, comparando os resultados de Estrela com outras regiões", adiantou.

ILOCIR JOSÉ FÜHR

Nenhum comentário: