Estrela-RS - Política Pública de Saúde Bucal


Estrela-RS - Política Pública de Saúde Bucal

Estrela-RS - Saúde desenvolve Política de Saúde Bucal

A Prefeitura de Estrela, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social, está desenvolvendo Política de Saúde Bucal.
 
De acordo com a secretária Adriane Mallmann, atualmente são 06 gabinetes odontológicos, sendo um na UBS - Unidade Básica de Saúde Boa União, um na UBS Indústrias, um na UBS Auxiliadora, um na Unidade Móvel, um na ESF - Estratégia de Saúde da Família Moinhos e um na ESF Imigrantes.

A equipe conta com dentistas e auxiliares de saúde bucal e realiza ações de promoção, prevenção e tratamento.

São realizados cerca de 2.500 atendimentos ao mês, entre limpeza, obturações, tratamentos de canal, extrações e ações educativas.

"Atendemos desde a gestação, através de orientações nos grupos de gestantes e durante o pré-natal sobre a saúde bucal dos bebês, até a terceira idade", observou a secretária.

Ela explica que as ações de promoção e prevenção, intensificadas em 2007 através do Programa Estrela Sorridente, já apresentam resultados positivos, como diminuição no número de primeiras consultas de urgência, redução da incidência de cáries e diminuição do número de extrações.

Além disso, acrescenta Adriane, "também o Projeto Sorrindo para o Futuro, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social e SESC desenvolve ações de promoção e prevenção, sendo fundamental para a melhoria nos indicadores de saúde bucal do município".

ILOCIR JOSÉ FÜHR

Nenhum comentário: