Brasão e Bandeira de Estrela-RS

Brasão de Estrela - RS
Brasão de Estrela-RS

Por iniciativa do Sr. Lauro Reinaldo Müller, o município de Estrela adotou oficialmente como símbolo próprio um brasão caracterizado com as seguintes disposições:

No Brasão das Armas do Município de Estrela escudo tem o formato de um oval, escudo de princesa, com o seu eixo maior na perpendicular.

O escudo é dividido em quatro partes, ou seja, esquartelado em aspa ou santor. O primeiro quartel apresenta um ramalhete de rosas vermelhas em campo azul. 

Rosa, porque sua floração mais intensa é em maio, mês da emancipação política. 

Vermelhas, representando a fé cristã. Campo azul significando o céu do Brasil.

No segundo quartel deparamos com uma casa colonial, antiga sede da Fazenda Estrela, e o campo que a cerca é verde, lembrando a água do rio Taquari, principal via de comunicação no início.

No terceiro quartel, encontramos, no primeiro plano, um arado primitivo, descansando em terra lavrada. No fundo central uma espiga de milho, tendo a sua retaguarda um milharal e um feixe de trigo: é a Agricultura.

Na parte direita, tem no fundo um malho, uma bigorna, e uma roda dentada, representando a Indústria. O campo é de amarelo ouro, simbolizando a nossa felicidade às instituições do governo, legalmente instituídas.

No quarto quartel, uma pira inflamada de chamas rubras, um livro descansando sobre uma estante e a constelação do Cruzeiro do Sul é a Educação. O campo de cor prateada representando o caráter nobre altivo e pacífico, da nossa gente. 

Sobre o escudo, o timbro, composto de uma estrela de ouro, encasteada em dois florões de prata, arrematam o brasão de armas do município de Estrela.

Essa medida foi determinada, após resolução da Câmara Municipal: Pela Lei nº 243, assinada em 21 de agosto de 1953 pelo então prefeito Adão Henrique Fett.


Bandeira de Estrela-RS
 
Idealizada a feitura da Bandeira de Estrela-RS, aprovada pela Câmara de Vereadores e transformada em Lei 432-68 pelo então Prefeito Adão Henrique Fett.

Bandeira de Estrela-RS - A bandeira Municipal foi criada em 1968 por sugestão do Dr. Lauro Reinaldo Müller.

As cores da bandeira foram tiradas do 1º e 4º quartel que dizem: "A cor azul, representa o céu sereno do Brasil, sob o qual nos abrigamos como pequena partícula do solo pátrio".

A cor vermelha das rosas é a nossa afirmação de fé e amor a doutrina cristã... ou como símbolo da liberdade e da República Federativa usada na Bandeira do Piratini.

A cor prata (branca), representa o caráter nobre, altivo e pacífico de nossa gente, através de seus exemplos de serenidade em todas as horas.

Os triângulos que encerram as cores, representam as três facetas do dístico da bandeira do RS, que por propostas de um vereador estrelense, passou a ser a bandeira oficial do nosso querido torrão, o Estado Farroupilha, oriundo da grande revolução: Liberdade, Igualdade e Humanidade.

Finalmente a presença do brasão do município no campo branco, arremata o nosso pavilhão.

Fonte: Memorial da Aepan-ONG

Nenhum comentário: