Estrela-RS - Descobrindo mais sobre os Cascalhos do Rio Taquari











Descobrindo mais sobre os Cascalhos do Rio Taquari

Os “cascalhos do Rio Taquari” estão ligados a história de diversos municípios do Vale, especialmente de Estrela-RS, que teima em não esquecer sua linda Praia, que ficou submersa a partir do fechamento das comportas da Barragem de Bom Retiro de Sul.
Os moradores mais antigos do município lembram com saudades dos concursos de beleza, “Rainha das Praias do Taquari”, promoção da antiga Rádio Alto Taquari, que reuniam milhares de pessoas de diversos municípios, na Praia de Cascalhos de Estrela.
A questão histórica, cultural e também da utilização predatória dos cascalhos preocupam os voluntários da Aepan-ONG, que estão procurando entender melhor porque que as famosas pedras tanto intrigam a população, e o que podem revelar a partir de sua constituição e tempo de sua existência.
Foi efetivada uma coleta de cascalhos, de diversas cores e constituição, pelos membros da Ong, Monir Saldanha e Igor Roberto Biberg, os quais estão sendo encaminhados a estudantes da Ufrgs – Universidade Federal do RS, que irão auxiliar os membros da Aepan na busca de respostas.
A partir daí, é intenção da Aepan-ONG, divulgar os resultados obtidos no sentido de auxiliar no processo de conscientização para preservação dos cascalhos, que representam um verdadeiro elo homem-natureza.

Texto e fotos: Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário: