Equipe realizou expedição de estudos no Rio Taquari




Durante o sábado de aleluia, 7 de abril de 2012, uma equipe, composta pelo ambientalista Airton Engster dos Santos, da Aepan-ONG, Moisés de Azeredo, piloto e proprietário da Lancha Gaudério, além dos estudantes Cristhofer Pereira da Silva e Gustavo Zart, realizaram uma expedição de estudos e produção de imagens do Rio Taquari, desde a foz do Arroio Estrela, passando pela Escadaria Adão e Eva, Belverdere, antigo Porto de Estrela e Praia de Cascalho, Parque da Lagoa até o antigo Passo da Barca em Arroio do Ouro. 


Um “Sonar” foi utilizado para medir a temperatura da água, profundidade do Rio nos diversos pontos e também a população de peixes existentes na área pesquisada. 

A mata ciliar e barrancas do Rio Taquari também foram avaliadas, com destaque para o assoreamento em determinados locais. 

A temperatura da água se encontrava com 23 °C, enquanto a transparência ficou em torno de 80 cm. 

O ponto mais fundo encontrado foi próximo da Escadaria Adão e Eva, em Estrela-RS, num poço com 26 metros de profundidade, bem próximo a fábrica de Sabão Costa. 

Com relação a população de peixes, na Foz do Arroio Estrela é praticamente inexistente a presença dos mesmos. Já no Rio Taquari, na medida em que aumenta a profundidade, a população de peixes é magnífica. 

Todo equipamento utilizado estava registrado na forma da Lei. Lancha com inscrição na Marinha do Brasil com piloto habilitado. 

Texto: Anderson Pereira da Silva 
Fotos: Aepan-ONG















Nenhum comentário: