Sonia Maria Müssnich – A Professora de História


Sonia Maria Müssnich – A Professora de História

Educada, de fala pausada, português impecável, conteúdo na formação das ideias, assim é a professora Sonia Maria Müssnich, nascida em 03 de setembro de 1938, no município de Estrela.

É impossível permanecer pouco tempo em sua presença, tamanho é seu conhecimento da história de Estrela, das instituições e pessoas da comunidade.

Pois, acompanhado do colega Jorge Scherer da Aepan-ONG, fizemos uma visita à gentil professora que dedicou do seu precioso tempo para nos relatar histórias maravilhosas.

Sonia Maria Müssnich é bisneta do Intendente Nicolau Müssnich, que faleceu no exercício do mandato, filha de Albino Ignácio Müssnich e Marieta Darcilla Müssnich, e possui três irmãos: João Francisco, Rudolfo José e Hugo Antônio.

Reside na casa bem cuidada da família, adquirida por seu pai em 1945, quando foi vendida a casa de seu avô João Francisco Xavier Müssnich, onde moravam.

Estudou no Colégio Santo Antônio até o Ginásio, fazendo o Curso Normal no Madre Bárbara em Lajeado, Pedagogia da UFRGS e Pós Graduação na PUC em Porto Alegre.

No município de Estrela, lecionou em diversas instituições de ensino: Em 1959 iniciou no Vidal de Negreiros onde mais tarde foi Supervisora, na Escola 20 de Maio que naquela época (1961) chamava-se Grupo Escolar de Subúrbios, Colégio Santo Antônio (trabalhou por 26 anos no Curso Normal participando na formação de professores), antigo Ginásio Industrial que funcionava onde hoje está localizada a EEEPE – Escola Estadual de Ensino Profissional Estrela e ainda na E.N.R. Estrela da Manhã onde se situa o IEEM.

Em Lajeado, lecionou história no Castelo Branco (Castelinho) e na FATES, hoje UNIVATES.

Trabalhou ainda na Delegacia de Ensino de Porto Alegre e Estrela. Foi membro do Conselho Municipal de Educação de Estrela. Aposentou-se pelo Estado em 1988 e em 2000 pelo Ensino Particular, mas lecionou até 2002.

Sonia Maria Müssnich, disse que gostava de lecionar História do Brasil e Geral, lembrando que se motivou ainda mais para disciplina após visitar o Museu Imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, fato que chamou muito sua atenção.

Falou das dificuldades que enfrentou para conseguir livros, mas tinha um em especial que adquiriu, sobre História Geral (de Osvaldo Rodrigues de Souza – Editora Ática), que serviu muito tempo para suas aulas e que o guarda até hoje.

Possui na parede da sala, fotografias de todos familiares, que aprecia muito, e com orgulho aponta no quadro nomes e conquistas.

E por falar em fotos, tem um acervo notável, em diversos álbuns, que retratam a história de Estrela, de personalidades dos quais lembra os nomes e eventos importantes da vida da comunidade, salientando os religiosos.

Pesquisadora sobre a história de Estrela, a professora Sonia Maria Müssnich, foi requisitada para palestras e entrevistas, inclusive para televisão.

Relatando fatos da nossa história, a professora ensina que em 1856, foi criada a Fazenda Estrela, por Vitorino José Ribeiro, na área de sua propriedade, entre os arroios da Estrela e Boa Vista. Vitorino atraiu os alemães para colonizar Estrela, os quais chegaram pelo Rio Taquari, provenientes de São Leopoldo, São Sebastião do Cai e Feliz.

Primeiro vieram os agricultores, e por volta de 1868 foram atraídos migrantes que ativaram o comércio e aumentaram a população local.

Vitorino Colonizou Estrela e Menna Barreto foi o fundador da cidade.

Atualmente, como outros municípios da região, Estrela apresenta uma população de diversas ascendências: alemães, portugueses, italianos, negros e outros. Também se cultuam tradições diversas, afinal somos parte do Brasil, o país da diversidade, finaliza a culta professora Sonia Maria Müssnich.

Airton Engster dos Santos
          









Nenhum comentário: