Sociedade discute o Plano Nacional de Educação em Estrela


Sociedade discute o Plano Nacional de Educação em Estrela

Na quinta-feira, na sala de palestras da Faculdade La Salle, em Estrela, ocorre a Conferência Municipal da Educação, que precede a Conferência Nacional prevista para 2014. A abertura do evento contou com a participação de professores, diretores de escolas, pais, alunos e representantes de entidades civis, além de autoridades locais como o prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann, o secretário de Educação, Marcelo Mallmann, a coordenadora de Educação (3ª CRE), Marisa Bastos, o presidente do Legislativo, vereador José Itamar Alves, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Sirlei Maria Diedrich, entre outras. A abertura contou com apresentação de musical da Escola Pedro Jorge Schmidt, da Delfina, retratando a vida no campo.
Ao longo do dia serão discutidas sete temáticas que irão compor o Plano Nacional de Educação. Os participantes podem sugerir alterações e novas metas. O professor Diego Thormes, de Farroupilha, foi um dos convidados para o dia. Ele palestrou sobre a articulação do Sistema Nacional de Educação.
Para o secretário Marcelo Mallmann, tratar a temática da educação brasileira é uma oportunidade ímpar. “O que iremos discutir hoje, em Estrela, vai repercutir em todo o país. É nossa oportunidade de fazer o novo, o diferente e não sempre o igual”, reflete. Já a coordenadora de Educação, Marisa Bastos, destaca que esta é uma política pública implantada pelo Governo Federal com a intenção de fomentar a participação popular nas decisões desta área. A primeira Conferência Nacional, em 2010, gerou o Plano Nacional de Educação que tramita no Congresso Nacional. O prefeito Carlos Rafael Mallmann agradeceu a mobilização da comunidade e ressaltou que as discussões também serão utilizadas pelo Governo Municipal nas suas estratégias educacionais.

Matéria: JÔNATAS DOS SANTOS
Foto: JÉSSICA TAÍS SCHEEREN

Nenhum comentário: