Dia do Radialista - 21 de setembro

Padre Landell de Moura - Inventor do Rádio

No dia 21 de setembro comemora-se o dia do radialista, e aproveitamos para relembrar do inventor do rádio, Padre Landell de Moura. 

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) emitiu, no dia 21 de janeiro, um selo e um carimbo, em comemoração aos 150 anos de nascimento do padre Roberto Landell de Moura, inventor do Rádio. 

Grande parte dos livros de História traze o nome do cientista italiano Guglielmo Marconi como o inventor do Rádio com sua demonstração pública em 1874, em Bolonha (ITA), mas dois anos antes, o padre Roberto Landell de Moura, na cidade de São Paulo, já havia feito o experimento de transmissão radiofônica com sucesso. A transmissão do padre Landell pode ser ouvida a oito quilômetros do local do experimento. 

Sua invenção recebeu três patentes, nos Estados Unidos e aqui no Brasil, mas mesmo assim, o nome de Marconi é que ficou imortalizado. 

Há um movimento na internet (Movimento Landell de Moura – MLM) que pede o reconhecimento do padre como verdadeiro inventor do Rádio. Além do MLM, o senador Sérgio Zambiasi, solicitou o Congresso Nacional que inscreva o nome de Landell no Livro dos Heróis da Pátria. 
História 

Aos 17 anos, Roberto Landell saiu de Porto Alegre, sua cidade natal, e foi estudar Teologia, Física e Química em Roma. Na sua volta ao Brasil, o padre Landell compartilhou experimentos científicos com o imperador Dom Pedro II. 

Padre Landell foi pároco em Campinas e em São Paulo, onde realizou, em 1872, a primeira transmissão de Rádio da história. 

Landell morreu de tuberculose, no anonimato, com 67 anos de idade.

Hoje milhares de rádios existem no Brasil levando alegria, entretenimento e informação, aproveitamos aqui para relembrar de programas que marcaram épocas nos tempos áureos da comunicação de rádio tais como: Roquete Pinto, (fundador da primeira emissora de no Brasil) repórter Esso, as radionovelas, os narradores de futebol que serviram de exemplo para muitos como: Waldir Amaral, Jorge Cury, José Carlos Araujo, Osmar Santos, aqui no Vale do Taquari posso destacar: Alexandre dos Santos, Lauro Schmidt, Luiz Carlos Freitag, Luiz Fernando Wagner, João Pedro Stack, Paulo Rogério Tavares, Flávio Sá, Paulo Rogério dos Santos, Fabiano Conte, Ricardo Dreyer, Adauto de Azevedo, Milton Fernando entre outros.


Nenhum comentário: