11 de setembro de 2001 - O dia em que o mundo mudou

11 de sembro de 2001 - Memorial da Aepan-ONG
11 de sembro de 2001 - Memorial da Aepan-ONG
11 de sembro de 2001 - Memorial da Aepan-ONG
11 de sembro de 2001 - Memorial da Aepan-ONG

O dia em que o mundo mudou - 10 Anos depois

Se 2001 pudesse ser resumido em um só dia, seria 11 de setembro. A maior potência do mundo sofreu um ataque terrorista sem precedentes. Em todos os continentes, a população assistiu a tudo em choque. Os símbolos do poder econômico e militar foram alvos de aviões pilotados por fundamentalistas. O número de vítimas é incalculável e se instalou nos EUA um medo nunca antes experimentado, que mudou as relações internas e externas com os outros países.

A dor e a enorme humilhação levaram os norte-americanos a exigir reação, que veio sob a forma de ameaça militar ao Afeganistão, onde se escondeu o mentor dos atentados, o saudita Osama Bin Laden.

A milícia talibã que comandava o país recusava-se a entregá-lo e as tropas dos EUA passam a procurar alvos num local onde não havia nada além de desolação.
Ao final de 2001, o opressivo regime Talibã foi derrubado. O homem que desencadeou o maior massacre do início do século XXI foi capturado apenas em 2011 – passados aproximadamente 10 anos dos atentados. Osama Bin Laden foi morto pelo serviço de inteligência dos EUA.

Texto - Airton Engster dos Santos
Fonte - Clipagem Memorial da Aepan-ONG

Nenhum comentário: