Economia - 26 de dezembro de 2015


Levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) apontou queda de 9,5% nas vendas de Natal em 2015, na comparação com o ano passado. A expectativa é de que o varejo tenha faturado R$ 4,4 bilhões, montante 0,5% maior que o de 2014. O resultado, ainda assim, é negativo, se for levada em conta a inflação do período, que chegou a 10%.

O presidente da FCDL-RS, Vitor Koch, salienta que os resultados foram consequência direta do aumento de juros e impostos, que resultaram em queda do nível de emprego e produção e abalaram a confiança do consumidor.

Os presentes mais procurados foram peças de vestuário, brinquedos tradicionais, como bolas e bonecos, e artigos de uso pessoal, como cosméticos e perfumaria. Vendas natalinas no comércio não vinculado a grifes foram bem-sucedidas que a média, salientou o estudo.

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