Estrela-RS - Boas novas à piscicultura



Boas novas à piscicultura de Estrela

O vice-prefeito, Valmor Griebeler esteve reunido com o Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, na última semana, em Brasília. O encontro apresentou novas perspectivas à atividade no município.
Dois programas federais poderão auxiliar os produtores de Estrela. O primeiro deles trata do pagamento de horas/máquina para construção, ampliação e limpeza de açudes. O outro programa oferece um caminhão frigorífico para realização de feiras itinerantes. “Agora buscaremos o cadastramento do município junto a estes programas. Caso concretizem-se, Estrela pode dar um salto de qualidade em sua piscicultura, que já é expressiva no Vale do Taquari”, observa Griebeler.
No mesmo sentido de incentivar a criação de peixes, a Secretaria de Agricultura está firmando parceria com a Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Estado, que disponibilizará uma escavadeira hidráulica, tipo poclain, para a recuperação e limpeza dos cerca de 80 açudes cadastrados no município. Conforme o secretário José Adão Braun, a pasta tem se reunido com o Ministério Público, Emater, Secretaria do Meio Ambiente e Sindicato dos Trabalhadores Rural a fim de realizar um trabalho unificado, que vise o desenvolvimento das propriedades sem agredir o Meio Ambiente. “A ideia é que a Emater faça os projetos, o Meio Ambiente o licenciamento e nós, em parceria com o Estado, realizemos as limpezas e ampliações”, afirma Braun.
Assim que o programa estiver finalizado, a secretaria deverá abrir inscrições para os produtores interessados.

Créditos foto: divulgação
Créditos matéria: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: