Monitoramento do Rio Taquari, realizado pela Aepan-ONG



Monitoramento do Rio Taquari, realizado pela Aepan-ONG no município de Estrela-RS.

Qualidade Ambiental das águas do Rio Taquari em 2012, são consideradas aceitáveis durante todo ano.

O Rio Taquari enfrentou uma situação de estiagem no início do ano, quando diminuiu muito o volume de suas águas, preocupando as autoridades, tendo em vista a importância do recurso hídrico sob ponto de vista de captação para consumo humano, industrial, agropecuária e irrigação. O Rio Taquari deu os primeiros sinais de exaustão.

Pode se perceber a degradação ambiental em suas margens, com muito lixo nas barrancas e até dentro do leito do mesmo.

Muitos locais com desbarrancamento e assoreamento, que apesar de algumas medidas saneadoras, não se verificou resultados satisfatórios.

A utilização das águas do Rio Taquari, com maior racionalidade deve ser levada em consideração urgentemente, com políticas de saneamento básico, principalmente o recolhimento das águas pluviais e tratamento do esgoto cloacal, que segue sendo despejado nas águas sem nenhuma preocupação ecológica.

Com relação a população de peixes, foi realizado monitoramento com sonar e pode-se perceber que a situação é alentadora. Quanto maior a profundidade das águas, maior é a quantidade de peixes.

É importante informar que o Rio Taquari apresentou uma pequena enchente em setembro de 2012, quando a cota chegou a 21m e 35cm, medida da régua do Porto de Estrela.

O valente Rio Taquari insiste em se manter em condições ecológicas que garante vida em seu ecossistema. Porém se o homem continuar sem fazer sua parte, o Rio poderá conhecer muito em breve o princípio de seu fim....

Jorge Scherer
Airton Engster dos Santos








Nenhum comentário: