Festa de Momo 2014 - Bloco Renascer do Samba promove Carnaval de Rua em Estrela-RS


Carnaval 2014 em Estrela-RS

O Bloco Renascer do Samba, do Bairro Imigrantes em Estrela, promove na terça-feira, 4 de março de 2014, das 19 horas às 22 horas grande noite de Carnaval de Rua.

O evento ocorre no Calçadão de Estrela - Rua Fernando Abott e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Estrela.

Os ensaios do Bloco Renascer acontecem na sede da Associação de Moradores do Bairro Imigrantes, com grande empolgação dos foliões.

As fotos do Arquivo da Aepan-ONG mostram desfiles do Bloco Renascer do Samba em anos anteriores.

Texto e Fotos - Airton Engster dos Santos










Estrela-RS - Equipe faz limpeza do mato entre a rua e meio-fio


Equipe faz limpeza do mato entre a rua e meio-fio

Não é preciso circular muito pelo município para perceber que está sendo limpo o mato que cresce entre a rua e o meio-fio. 

As ruas do bairro Imigrantes estavam com o problema até semana passada quando uma equipe contratada pela prefeitura de Estrela realizou uma verdadeira faxina nas mesmas. 

O problema se repete em diversos outros bairros do município, e todos estão passando por limpeza afirma o Secretário de Obras, Cristiano Nogueira da Rosa.

Nogueira disse aida que com o tempo quente e úmido, o mato cresce muito rápido.

Mal damos conta de limpar um lugar e no outro o mato já está crescendo de novo, enfatiza.

A equipe de limpeza é composta por um trator que corta o mato, em seguida operários fazem o retoque com ferramentas e varreção para finalmente um segundo trator recolhe o resíduo colocando em um caminhão caçamba para dar destino correto  ao material.

Tudo é feito muito rápido e o resultado são ruas sem o incomodo mato, garantindo um visual de ordem e limpeza.

Nas fotos, serviços sendo realizados no bairro Imigrantes em Estrela-RS.

Texto e Fotos - Airton Engster dos Santos








Democracia é debatida por juíza em Aula Inaugural da Faculdade La Salle de Estrela-RS


Democracia é debatida por juíza em Aula Inaugural

“O papel do cidadão na construção do estado democrático de direito” foi o tema abordado pela juíza Débora Gerhardt De Marque na Aula Inaugural da Faculdade La Salle. O evento ocorreu no dia 24 de fevereiro, no Auditório da Instituição.

Débora, que é juíza desde 1999 e atua na 1ª Vara Cível de Lajeado, deu ênfase à importância do voto e à participação da população na escolha de seus dirigentes. “A gente acha que política não é tema nosso. Mas, se quisermos um estado democrático de direito, temos de fazer parte disso”. Ela também salientou a importância de a população ficar atenta às escolhas: “Todo mundo tem o mesmo valor: o voto é igual para todos. No entanto, é preciso buscar informação sobre o seu candidato. O eleitor não tem como cobrar depois se ele não sabe em quem votou ou não sabe o que seu candidato prometeu”, observou.


A juíza também abordou assuntos como a Lei da Ficha Limpa e as manifestações sociais que têm ocorrido pelo país.

Estrela-RS - Carnaval Infantil na Sociedade Rio Branco


Adriana Lara e seu Caderno de Variedades do Jornal Folha de Estrela - Fevereiro de 2014





Estrela-RS - Vacina contra HPV será feita nas escolas do município


Vacina contra HPV será feita nas escolas do município

Na quinta-feira (7), às 9h, no auditório da Escola Estadual Vidal de Negreiros, no Bairro Cristo Rei, em Estrela, será lançado oficialmente no município a Campanha de Vacinação Contra o HPV nas Escolas. Numa parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, todos os educandários do município receberão palestras e a aplicação da primeira dose da vacina para meninas entre 11 e 13 anos.

A vacina, que antes só existia na rede privada, foi colocada no calendário nacional de imunização pelo Ministério da Saúde. A quadrivalente contra o papilomavírus humano (HPV) previne o câncer de colo de útero. No Brasil, este tipo de câncer é a segunda principal causa de morte por câncer entre as mulheres.

Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero deverão tomar três doses da HPV no seguintes esquema: primeira dose na escola; segunda dose após seis meses; e, terceira dose após 60 meses (após 5 anos). “Embora muitas destas estudantes já não estejam na escola no período da última dose, é fundamental que iniciemos o processo para que, mais maduras, elas mesmas possam finalizá-lo”, observa o secretário de Saúde, Elmar Schneider.

A vacinação das adolescentes ocorre sem a necessidade da autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. No entanto, caso os pais não concordem com a vacinação devem encaminhar um “termo de recusa”, que poderá ser retirado na própria escola. Conforme o secretário de Educação, Marcelo Mallmann, além da vacina, as meninas receberão orientações de profissionais capacitados, destinadas exclusivamente à elas.

Matéria: Jônatas dos Santos

Smel lança Campeonato Municipal Sênior de futebol sete


Smel lança Campeonato Municipal Sênior de futebol sete

A Secretaria de Esportes e Lazer de Estrela anunciou a realização do primeiro Campeonato Municipal de Futebol Sete, destinado a categoria sênior, com atletas acima dos 45 anos de idade. A competição é voltada exclusivamente para moradores de Estrela, explica o secretário Júlio Pereira Saldanha. No ato da inscrição será necessário apresentar documentação probatória.

As equipes interessadas tem até o dia 20 de março para inscrever-se. Serão aceitos atletas nascidos no mínimo em 1969 e as vagas são limitadas. Os jogos serão realizados nas terças e quintas-feiras, a partir das 19h30min, no Parque Princesa do Vale. Cada equipe deverá doar 10 quilos de ração canina na inscrição, que será revertida ao Canil Municipal. Informações através do telefone (51) 3981-1046.

Matéria: Jônatas dos Santos



Secretário da SMEL Sr. Julio Saldanha recebeu a CIPA e SESMT da Prefeitura de Estrela



No dia 24 de fevereiro de 2014, representantes da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e SESMT da Prefeitura de Estrela estiveram reunidos com o Sr. Secretário da SMEL Sr. Julio Saldanha.

Na oportunidade foi tratado sobre questões relativas a segurança do trabalho e das atribuições da CIPA e SESMT. Também foi entregue um documento ao Secretário sobre o assunto.

O Sr.Secretário se colocou a disposição para colaborar na causa prevencionista da CIPA, para eliminar os acidentes de trabalho e doenças profissionais.

O que é a CIPA? 

Conforme Lei Municipal Nº 4.494 de 13 de Setembro de 2007, que dispões sobre a Constituição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Prefeitura Municipal de Estrela - (CIPA), é composta por representantes dos empregados e do empregador, tem por objetivo proporcionar um ambiente seguro e saudável, bem como preservar a integridade física do trabalhador, evitando doenças e acidentes provenientes do trabalho, mediante o controle de riscos contido no: 

· Meio Ambiente; 
· Nas condições e 
· Na Organização do trabalho 

Para alcançar resultados positivos, é preciso que cada funcionário dê a sua contribuição, conhecendo, respeitando e zelando pelo cumprimento das normas de segurança. Visando sempre a Promoção e Preservação da Vida e Saúde de todos os trabalhadores. Vale lembrar que todo representante eleito pelos funcionários tem direito à estabilidade de emprego, não podendo ser demitido da empresa até um ano após o fim do seu mandato. 

Regulamentação 

Criada pelo Decreto de Lei 5.432, de 01/05/1943. Estando atualmente em vigor pela Norma Regulamentadora NR - 5 pela Portaria 3.214/78, alterada pelas Portarias 33/83, 25/94 e 08/99. 

Da sua Organização 

Devem organizar a CIPA: 
· Empresas Privadas, Públicas, Sociedades de Economia Mista, Órgãos da Administração Direta e Indireta, Instituições Beneficentes, Associações Recreativas, Cooperativas e outras instituições que admitam trabalhadores como empregados. 

É composta por: 

5 Titulares e 5 Suplentes eleitos pelo Empregador (Prefeitura) 

5 Titulares e 5 Suplentes eleitos pelos Empregados (Funcionários) 

Sendo o Presidente da CIPA indicado pelo Empregador e o Vice indicado pelos trabalhadores. 

Atribuições da CIPA 

Conforme Norma Regulamentadora NR 5 no item 5.16 no que se refere as suas atribuições: 

· Realizar reuniões mensais ou em caráter extraordinário para analisar acidentes de trabalho ocorridos no mês, além de discutir e aprovar as sugestões apresentadas pelos membros da CIPA; 

· Encaminhar as sugestões à direção da empresa e acompanhar o desenvolvimento das que forem acatadas; 

· Divulgar e zelar pelo cumprimento das normas de segurança do trabalho, orientando os profissionais quanto à melhor maneira de prevenir os acidentes e evitar doenças ocupacionais; 

· Inspecionar periodicamente os diversos ambientes de trabalho, com o objetivo de identificar riscos que poderão transformar-se em causa de acidentes do trabalho, e propondo medidas para evitá-los. 

· Identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver; 

· Divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho; 

· Requerer ao SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisação de máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores; 

· Promover anualmente em conjunto com o SESMT a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), que consiste na realização de palestras e exposições referentes à segurança e saúde do trabalhador; 

· Participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Prevenção da AIDS.

CIPA e SESMT da Prefeitura de Estrela estiveram reunidos com o Sr. Secretário da SEDESTH, Sr. José Alves.


No dia 24 de fevereiro de 2014, representantes da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e SESMT da Prefeitura de Estrela estiveram reunidos com o Sr. Secretário da SEDESTH, Sr. José Alves.

Na oportunidade foi tratado sobre questões relativas a segurança do trabalho e das atribuições da CIPA e SESMT. Também foi entregue um documento ao Secretário sobre o assunto.

O Sr.Secretário se colocou a disposição para colaborar na causa prevencionista da CIPA, inclusive lembrou do tempo em que foi presidente de uma comissão na empresa Eletrocooper, do ramo metalúrgico que funcionava na Avenida Rio Branco em Estrela.

O que é a CIPA? 

Conforme Lei Municipal Nº 4.494 de 13 de Setembro de 2007, que dispões sobre a Constituição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Prefeitura Municipal de Estrela - (CIPA), é composta por representantes dos empregados e do empregador, tem por objetivo proporcionar um ambiente seguro e saudável, bem como preservar a integridade física do trabalhador, evitando doenças e acidentes provenientes do trabalho, mediante o controle de riscos contido no: 

· Meio Ambiente; 

· Nas condições e 

· Na Organização do trabalho 

Para alcançar resultados positivos, é preciso que cada funcionário dê a sua contribuição, conhecendo, respeitando e zelando pelo cumprimento das normas de segurança. Visando sempre a Promoção e Preservação da Vida e Saúde de todos os trabalhadores. Vale lembrar que todo representante eleito pelos funcionários tem direito à estabilidade de emprego, não podendo ser demitido da empresa até um ano após o fim do seu mandato. 


Regulamentação 

Criada pelo Decreto de Lei 5.432, de 01/05/1943. Estando atualmente em vigor pela Norma Regulamentadora NR - 5 pela Portaria 3.214/78, alterada pelas Portarias 33/83, 25/94 e 08/99. 

Da sua Organização 

Devem organizar a CIPA: 
· Empresas Privadas, Públicas, Sociedades de Economia Mista, Órgãos da Administração Direta e Indireta, Instituições Beneficentes, Associações Recreativas, Cooperativas e outras instituições que admitam trabalhadores como empregados. 

É composta por: 

5 Titulares e 5 Suplentes eleitos pelo Empregador (Prefeitura) 

5 Titulares e 5 Suplentes eleitos pelos Empregados (Funcionários) 

Sendo o Presidente da CIPA indicado pelo Empregador e o Vice indicado pelos trabalhadores. 

Atribuições da CIPA 

Conforme Norma Regulamentadora NR 5 no item 5.16 no que se refere as suas atribuições: 

· Realizar reuniões mensais ou em caráter extraordinário para analisar acidentes de trabalho ocorridos no mês, além de discutir e aprovar as sugestões apresentadas pelos membros da CIPA; 

· Encaminhar as sugestões à direção da empresa e acompanhar o desenvolvimento das que forem acatadas; 

· Divulgar e zelar pelo cumprimento das normas de segurança do trabalho, orientando os profissionais quanto à melhor maneira de prevenir os acidentes e evitar doenças ocupacionais; 

· Inspecionar periodicamente os diversos ambientes de trabalho, com o objetivo de identificar riscos que poderão transformar-se em causa de acidentes do trabalho, e propondo medidas para evitá-los. 

· Identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver; 

· Divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho; 

· Requerer ao SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisação de máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores; 

· Promover anualmente em conjunto com o SESMT a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), que consiste na realização de palestras e exposições referentes à segurança e saúde do trabalhador; 

· Participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Prevenção da AIDS.



Prefeitura de Estrela - Jovens e Adultos (EJA) foram recepcionados na Escola Leo Joas, no Bairro das Indústrias


“A vida é curta para ser pequena”, reflete Mallmann em aula inaugural

Ao som de uma dupla de acordeons do Núcleo Cultural de Estrela, os cerca de 60 alunos das primeiras turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram recepcionados na Escola Leo Joas, no Bairro das Indústrias, para sua primeira aula. A partir deste ano o município oferece três turmas que contemplam do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental.

O primeiro encontro teve a presença do vice-prefeito Valmor Griebeler e do secretário de Educação Marcelo Mallmann, que ministrou uma aula inaugural. Em seu discurso, o vice-prefeito disse que gostaria de encontrar a maioria dos alunos no final do ano, na formatura. “O Governo está lhes dando uma oportunidade, é algo pequeno de nossa parte, o maior esforço é de vocês, que terão que priorizar os estudos acima de outras coisas do dia a dia”, salientou.

Já o secretário falou sobre persistência, prioridades e foco. Mallmann lembrou que serão muitos os obstáculos, mas que os estudantes que concluírem seus estudos terão novas chances e perspectivas na vida. Por fim, deixou uma mensagem de um escritor inglês chamado Benjamin Disraeli: “A vida é muito curta para ser pequena”, desejando que todos os alunos busquem uma vida grandiosa. Ao final do encontro a Secretaria de Educação ofereceu um coquetel de boas-vindas aos alunos e professores.

TEXTO E FOTOS: JÔNATAS DOS SANTOS

As Bandas estão Voltando... Show de Bandas em Estrela dia 23 de março


1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil terá como local o prédio 7 da Univates em Lajeado-RS


Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil

Com data definida para o dia 12 de março a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil terá como local o prédio 7 da Univates em Lajeado-RS. Já estão confirmados diversos municípios do Vale do Taquari.

Segundo Jorge Both, Coordenador da Defesa Civil de Estrela, o evento será uma prévia da Conferência Estadual e Nacional que ocorrerão em todo o país. O objetivo do encontro é promover e fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Defesa Civil.

Qualquer pessoa ou entidade pode participar reforça Both. A Conferência Intermunicipal elegerá em torno de 50 delegados para Conferência Estadual.

Para qualificar a participação dos representantes de Estrela, será realizada uma reunião preparatória no dia 5 de março, a partir das 14 horas, no auditório da AMVAT localizado na Rua Pinheiro Machado, antigo prédio da AMBEV.

Airton Engster dos Santos

Prefeitura de Estrela - Secretaria de Educação acompanha com atenção os alunos da Educação Infantil


Secretaria de Educação acompanha alunos

A Secretaria de Educação acompanha com atenção os alunos da Educação Infantil que a partir deste ano passaram a ser atendidos na Escola Municipal Odilo Afonso Thomé, no Bairro Imigrantes. Na manhã de segunda-feira (24), o secretário Marcelo Mallmann esteve no educandário e conversou com professores e equipe técnica.

Na abertura do ano letivo a escola precisou acolher os novos alunos no salão de eventos, até que as obras de reforma das salas, que estavam atrasadas, ficassem prontas. Foram investidos cerca de R$ 20 mil com piso novo, pintura e adequação das salas. Agora, observa o secretário, a preocupação é em relação a instalação dos condicionadores de ar. Os equipamentos já foram licitados e devem ser entregues na próxima semana, mas o município ainda não tem a ligação que é disponibilizada pela AES Sul. “Não estamos medindo esforços para que este espaço seja tão agradável quanto todos os demais do município, que possuem climatização. Infelizmente não depende só do nosso esforço, mas dos fornecedores também”, reflete Mallmann.

Por outro lado o secretário elogiou o trabalho realizado na escola, que também oferece aulas de Educação Física e Música aos alunos da educação infantil. “É lindo acompanhar o quanto as crianças evoluem dentro e fora da sala de aula”, observa. A escola recebeu também uma obra há muito desejada por alunos e pais: uma cobertura que liga a escola ao ginásio esportivo.

Matéria e foto: JÔNATAS DOS SANTOS

Secretário da Fazenda Darlã Bellini recebe membros da CIPA da Prefeitura de Estrela



No dia 24 de fevereiro de 2014, representantes da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e SESMT da Prefeitura de Estrela estiveram reunidos com o Sr. Secretário da Fazenda Darlã Bellini.

Na oportunidade foi tratado sobre questões relativas a segurança do trabalho e das atribuições da CIPA e SESMT. Também foi entregue um documento ao Secretário sobre o assunto.

O Sr.Secretário se colocou a disposição para colaborar na causa prevencionista da CIPA, inclusive com sugestões que serão compartilhadas na próxima reunião Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Prefeitura de Estrela.

O que é a CIPA? 

Conforme Lei Municipal Nº 4.494 de 13 de Setembro de 2007, que dispões sobre a Constituição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Prefeitura Municipal de Estrela - (CIPA), é composta por representantes dos empregados e do empregador, tem por objetivo proporcionar um ambiente seguro e saudável, bem como preservar a integridade física do trabalhador, evitando doenças e acidentes provenientes do trabalho, mediante o controle de riscos contido no: 

· Meio Ambiente; 

· Nas condições e 

· Na Organização do trabalho 

Para alcançar resultados positivos, é preciso que cada funcionário dê a sua contribuição, conhecendo, respeitando e zelando pelo cumprimento das normas de segurança. Visando sempre a Promoção e Preservação da Vida e Saúde de todos os trabalhadores. Vale lembrar que todo representante eleito pelos funcionários tem direito à estabilidade de emprego, não podendo ser demitido da empresa até um ano após o fim do seu mandato. 


Regulamentação 

Criada pelo Decreto de Lei 5.432, de 01/05/1943. Estando atualmente em vigor pela Norma Regulamentadora NR - 5 pela Portaria 3.214/78, alterada pelas Portarias 33/83, 25/94 e 08/99. 

Da sua Organização 

Devem organizar a CIPA: 
· Empresas Privadas, Públicas, Sociedades de Economia Mista, Órgãos da Administração Direta e Indireta, Instituições Beneficentes, Associações Recreativas, Cooperativas e outras instituições que admitam trabalhadores como empregados. 

É composta por: 

5 Titulares e 5 Suplentes eleitos pelo Empregador (Prefeitura) 

5 Titulares e 5 Suplentes eleitos pelos Empregados (Funcionários) 

Sendo o Presidente da CIPA indicado pelo Empregador e o Vice indicado pelos trabalhadores. 

Atribuições da CIPA 

Conforme Norma Regulamentadora NR 5 no item 5.16 no que se refere as suas atribuições: 

· Realizar reuniões mensais ou em caráter extraordinário para analisar acidentes de trabalho ocorridos no mês, além de discutir e aprovar as sugestões apresentadas pelos membros da CIPA; 

· Encaminhar as sugestões à direção da empresa e acompanhar o desenvolvimento das que forem acatadas; 

· Divulgar e zelar pelo cumprimento das normas de segurança do trabalho, orientando os profissionais quanto à melhor maneira de prevenir os acidentes e evitar doenças ocupacionais; 

· Inspecionar periodicamente os diversos ambientes de trabalho, com o objetivo de identificar riscos que poderão transformar-se em causa de acidentes do trabalho, e propondo medidas para evitá-los. 

· Identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver; 

· Divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho; 

· Requerer ao SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisação de máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores; 

· Promover anualmente em conjunto com o SESMT a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), que consiste na realização de palestras e exposições referentes à segurança e saúde do trabalhador; 

· Participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Prevenção da AIDS.

Jovens de Estrela-RS, classe 1995, seguiram em direção a São Gabriel onde deverão realizar o Serviço Militar



Jovens de Estrela-RS, classe 1995, seguiram em dois Ônibus para São Gabriel onde deverão realizar o Serviço Militar no Exército Brasileiro.

A saída foi em frente da 166ª Junta do Serviço Militar de Estrela, às 8 hs do dia 24 de fevereiro de 2014.

Os 103 jovens deverão passar por um processo de seleção e voltarão ao município de Estrela na próxima sexta-feira, dia 28. 

Os selecionados que irão incorporar retornam ao quartel de São Gabriel no dia 5 de março.

Texto e fotos - Airton Engster dos Santos







Prefeitura de Estrela - Capatazias devem abrir em março


Capatazias devem abrir em março

O Governo de Estrela anunciou, na manhã de segunda-feira (24), a reabertura das capatazias do interior. O prefeito Carlos Rafael Mallmann, em reunião com os vereadores e secretários municipais apresentou o novo parque de máquinas do município. “Há 20 anos Estrela não tinha uma recuperação como esta”, revela.

Ao todo, são três retroescavadeiras, uma pá-carregadeira, uma motoniveladora e um caminhão-caçamba novos que serão destinados à Secretaria da Agricultura e irão abastecer as capatazias no interior do município, sendo uma na Delfina e uma no Costão. A expectativa do chefe do Executivo é que os novos espaços públicos iniciem o trabalho em março.

Além das novas máquinas, nos próximos meses o Governo de Estrela contará com a ajuda do Governo do Estado para a recuperação das estradas do interior. Numa parceria com a Secretaria de Obras Públicas, uma escavadeira hidráulica fará o serviço de retirada de cascalho no município vizinho de Bom Retiro do Sul.

Matéria e foto: Jônatas dos Santos