Estrela-RS - Vacina contra HPV será feita nas escolas do município


Vacina contra HPV será feita nas escolas do município

Na quinta-feira (7), às 9h, no auditório da Escola Estadual Vidal de Negreiros, no Bairro Cristo Rei, em Estrela, será lançado oficialmente no município a Campanha de Vacinação Contra o HPV nas Escolas. Numa parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, todos os educandários do município receberão palestras e a aplicação da primeira dose da vacina para meninas entre 11 e 13 anos.

A vacina, que antes só existia na rede privada, foi colocada no calendário nacional de imunização pelo Ministério da Saúde. A quadrivalente contra o papilomavírus humano (HPV) previne o câncer de colo de útero. No Brasil, este tipo de câncer é a segunda principal causa de morte por câncer entre as mulheres.

Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero deverão tomar três doses da HPV no seguintes esquema: primeira dose na escola; segunda dose após seis meses; e, terceira dose após 60 meses (após 5 anos). “Embora muitas destas estudantes já não estejam na escola no período da última dose, é fundamental que iniciemos o processo para que, mais maduras, elas mesmas possam finalizá-lo”, observa o secretário de Saúde, Elmar Schneider.

A vacinação das adolescentes ocorre sem a necessidade da autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. No entanto, caso os pais não concordem com a vacinação devem encaminhar um “termo de recusa”, que poderá ser retirado na própria escola. Conforme o secretário de Educação, Marcelo Mallmann, além da vacina, as meninas receberão orientações de profissionais capacitados, destinadas exclusivamente à elas.

Matéria: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: