Morreu Celso Brönstrup


Estrela se despede de Celso Brönstrup

Com aplausos, cantos, orações e pronunciamentos que destacaram sua vida e obra, Celso Bronstrup foi sepultado no Cemitério Luterano da IECLB, em Estrela, na manhã deste sábado, 25 de janeiro de 2014.

Celso faleceu no dia 23, na Praia de Xangri-Lá, litoral norte do Rio Grande do Sul onde havia chegado no mesmo dia de sua morte. Teve infarto e não resistiu.

Familiares, autoridades regionais e locais, pastores, padre além de grande número de populares despediram-se do ex-prefeito.

Sobre o esquife as bandeiras de Estrela, do partido político PPS e a camiseta do Grêmio.

Foi decretado luto oficial de três dias. O corpo foi velado no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Estrela. Após seguiu para as câmaras mortuárias onde permaneceu até o sepultamento.

Direto da Europa, Miguel Anka, que conquistou o vice-campeonato Europeu Absoluto faixa marrom máster 1 e terceiro lugar categoria de pesos, dedicou essas medalhas em memória do Ex Prefeito Celso Bronstrup.

Antônio Gringo cantou duas canções nativistas em homenagem ao amigo que partia.

Dezenas de coroas e ramalhetes de flores chegavam a todo o momento. A comoção foi geral.

O vereador do PPS, partido de Celso Brönstrup, Paulo Floriano Scheeren, lembrou que conviveu com o ex-chefe do Executivo durante muitos anos. Segundo ele, a comunidade estrelense perde um grande líder.

Conforme Scheeren, o PPS cogitava a candidatura de Celso a deputado estadual ou federal.

Um momento de grande emoção foi quando Rodrigo, filho de Celso falou sobre os exemplos que o Pai deixou para todos e das dificuldades que terão que ser superadas sem sua presença.

Celso Brönstrup - Engenheiro florestal, topógrafo, empresário, líder político e vice-prefeito de Estrela, de 1989 a 1992, período no qual foi secretário municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos, em 1989-1990. 

Nas eleições municipais de 1996, concorreu como candidato a prefeito municipal pelo PMDB, com 7.102 votos não se elegeu.

Nas eleições municipais de 2004, foi eleito pelo PPS, com 9.881 votos (51%), com mandato 2005-2009. Reeleito em 2008 para mandato de 2009-2012.

Nascido em 9 de dezembro 1954, em Languiru, filho de Hedi Millarch e Marno Brönstrup (falecido), casado com Marisa Casagrande Brönstrup, tendo os filhos Rodrigo e Martina. 

Texto – Airton Engster dos Santos
Fotos – Memorial da Aepan-ONG






Nenhum comentário: