ex-prefeito e ex-deputado Gabriel Aloísio Mallmann


Estive bem próximo do ex-prefeito e ex-deputado Gabriel Aloísio Mallmann nos últimos anos de sua vida. Conversamos muito sobre sua trajetória política. Gabriel conhecia o trabalho da Aepan de resgate da memória do município e contribuiu de forma especial com dados, livros e impressos.       
Depois que o ciclo do poder se fechou para Gabriel Mallmann, seus dias foram de solidão suportável, segundo sempre me reiterava.
Era um homem tranqüilo, falava muito em política. Estava sempre atento a tudo. Gostava de conversar com as pessoas na rua, tomar cafezinho e comprar cigarros na Rodoviária.
Recebia os poucos amigos no porão de se sua casa onde organizou uma cozinha, com mesa, geladeira, pia e fogão a gás. Sobre a mesa um vidro com bolachas. Servia sempre um café aos visitantes. Gostava muito de salada de frutas que ele mesmo preparava. Um rádio sempre ligado onde acompanhava as informações políticas.
Muito inteligente, sentava diante de sua máquina de escrever e em questões de segundos estava escrita uma tese sobre qualquer assunto, enquanto o cigarro queimava no canto da boca e algumas fungadas de satisfação. Elaborava gráficos sobre tendências do eleitorado. Gostava do que fazia.

Airton Engster dos Santos


Nenhum comentário: