Caderno de Variedades assinado por Adriana Lara - Jornal Folha de Estrela - Agosto de 2013

Clicar na imagem para ampliar






Estrela-RS - Conselho de Habitação conhece áreas vulneráveis


Conselho de Habitação conhece áreas vulneráveis

Na sexta-feira (26) o Conselho Municipal de Habitação de Estrela visitou os bairros Imigrantes e Moinhos e os Loteamentos Marmitt, Populares III, IV e V, no Boa União. Segundo o coordenador do departamento, Luciano Freitas, o objetivo da visita foi o de levar os conselheiros a conhecerem a realidade habitacional do município.
É o Conselho que delibera sobre auxílio para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e que buscam melhorias em suas residências através do Fundo Municipal de Habitação. “É preciso conhecer a realidade que trabalhamos, pois ela demonstra a importância da atuação deste conselho no processo de resgate da dignidade”, enfatiza Freitas.
Buscar a melhoria da qualidade de vida é um dos objetivos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação que iniciou as atividades em 2013. Conforme o secretário Cristiano Nogueira da Rosa, uma das principais políticas públicas da pasta será a construção de casas populares para 379 famílias do município. Recentemente o Governo anunciou a aquisição de área de terras na Rota do Sol, em parceria com o setor privado, para abrigar o projeto que deve ter o financiamento do programa federal Minha Casa, Minha Vida.


Matéria: JÔNATAS DOS SANTOS

Rhodoss e Conpasul nas finais dos Jogos do Sesi



Intercomunitários têm noite de premiação em Estrela-RS


Intercomunitários têm noite de premiação


A noite de sexta-feira foi de festa na comunidade de Linha Wolf. A Secretaria de Esportes e Lazer, organizadora dos Jogos Intercomunitários fez a entrega da premiação para os vencedores e destaques da competição.
A décima quinta edição dos Jogos foi realizada de abril a julho, envolvendo cerca de mil atletas de doze comunidades do interior. Em disputa estavam dez modalidades esportivas. Para o secretário da pasta, Júlio Saldanha Pereira trata-se de uma das maiores e mais importantes competições esportivas do interior do Estado. “Tivemos uma competição exemplar pela disciplina dos envolvidos e organização das etapas”, ressalta. Já o prefeito Carlos Rafael Mallmann destacou o caráter de socialização dos jogos, com integração entre todas as comunidades.
Estiveram presentes, além de Mallmann e Saldanha, o vice-prefeito Valmor Griebeler, diversos secretários municipais, vereadores e representantes de cada comunidade envolvida. Participaram da competição: Arroio do Ouro, Costão, Delfina, Geralda, Lenz, Novo Paraíso, Porongos, São Jacó, São Luís, Winck, Wolf e Glória. Na classificação final da competição, o terceiro lugar foi para o Arroio do Ouro, com 101,5 pontos conquistados, o vice-campeonato ficou com o Geraldo Alta, com 111 pontos e o grande campeão da noite foi a Lenz, com 205 pontos ganhos.

CANASTRA TRINCA GERAL:
Campeão: Novo Paraíso B – João e Márcio
Vice: Novo Paraíso A – Guido e Adelmo
Terceiro: Lenz A – Ilaine e Lígia
Destaque: João Carlos Sulzbach (Novo Paraíso B)

CANASTRA ÁS/REI:
Campeão: Novo Paraíso – Renato e Afonso
Vice: Geraldo Alta – Paulo e Alexandre
Terceiro: São Jacó G – Adelar e Elí
Destaque: Edison Gregory (São Jacó)
VÔLEI MISTO:
Campeão: Lenz B
Vice: Lenz A
Terceiro: Costão
Destaque: Michele Trojack (Lenz B)

BOCHA:
Campeão: Arroio do Ouro
Vice: Lenz
Terceiro: Geraldo Alta
Destaque: Moeri Antônio Weber (Arroio do Ouro)

FUTSAL FEMININO:
Campeão: Geraldo Alta
Vice: Lenz
Terceiro: São Jacó
Destaque: Adriana Behm (Geraldo Alta)
Goleira: Elis Birck (Lenz)
Goleadora: Andréia Haus (Geraldo Alta)

FUTSAL INFANTIL:
Campeão: Arroio do Ouro
Vice: Lenz
Terceiro: São Jacó
Destaque: Alisson Spiecker (Arroio do Ouro)
Goleiro: João Kuhn (Arroio do Ouro)
Goleador: Dilan Müller (Lenz)

FUTSAL JUVENIL:
Campeão: Costão
Vice: Arroio do Ouro
Terceiro: São Jacó
Destaque: Rodrigo Krabe (São Jacó)
Goleiro: Jonatas Rodrigues (Arroio do Ouro)
Goleadores: Rodrigo Krabe (São Jacó) e Elias Plents (Arroio do Ouro)

FUTSAL SÊNIOR:
Campeão: Lenz
Vice: Arroio do Ouro
Terceiro: São Luís
Destaque: Darcísio Scheibel (Arroio do Ouro)
Goleiro: Ricardo Sulzbach (Novo Paraíso)
Goleador: Rui Berschorner (Lenz)

FUTSAL MÁSTER:
Campeão: Geraldo Alta
Vice: Lenz A
Terceiro: Lenz B
Destaque: Artemio Fensterseifer (Geraldo Alta)
Goleiro: Claudiomiro Callmann (Arroio do Ouro)
Goleadores: Cristian Skrypcak (Lenz A) e Vanderlei Durayski (Lenz B)

FUTSAL LIVRE:
Campeão: Lenz A
Vice: São Luís
Terceiro: Delfina A
Destaque: Fernando Klafke (São Luís)
Goleiro: Adriano Vieira (São Luís)
Goleador: Glausner Diel (Lenz)

Treinador Destaque: Gerson Winck (equipe feminina Geraldo Alta)
Presidente Comunitário Destaque: Dílson Scheren (Arroio do Ouro)
Destaque Geral: Euclides Wulfing (Lenz)

JÔNATAS DOS SANTOS

Festa de São João na UNIVALE


A Univale Distribuidora de Bebidas Ambev na região fez uma grande festa de São João na sexta-feira (26/07) na sede da Associação dos Moradores do Bairro das Industrias (AMBI) em Estrela. Foram diversas brincadeiras, pescaria e brinquedos para as crianças, muita alegria e tudo isso recheado com os comes e bebes tradicionais da data.

Para o Diretor Comercial Nestor Müller é uma forma de integração e de celebrar em conjunto a data festiva. “Uma festa de muita descontração e alegria. Uma maneira de unirmos nosso time e seus familiares, fazendo uma bela integração entre colegas”, afirma Nestor.

Além da Univale, participaram da festa de São João os colaboradores e família dos Postos de Combustíveis Pinguim, Concrevale, Imovale e Verde Vida Controle Integrado de Pragas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Univale
Foto crédito: José Ivan Maia

Vovôs e vovós tem dia especial na SRB em Estrela-RS



Vovôs e vovós tem dia especial na SRB

A sexta-feira (26) foi especial para dezenas de avós do município, que pertencem aos Grupos de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie). Eles participaram de uma palestra show, na Sociedade Rio Branco, com Fábio Fiel, que buscou enfatizar a motivação para a qualidade de vida na terceira idade.
Na oportunidade, foi apresentado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação o novo coordenador dos 23 grupos de idosos: João Pedro Stack. “Quisemos presentear os avós pela passagem do seu dia e lembra-los da importância que eles continuam tendo para todos nós”, ressalta Stack.
No final do evento o prefeito Carlos Rafael Mallmann, o vice Valmor Griebeler e o secretário Cristiano Nogueira da Rosa deixaram seu abraço aos idosos. “É o nosso reconhecimento por tudo o que já fizeram por nossa comunidade”, enfatiza Mallmann.

Matéria: JÔNATAS DOS SANTOS

Foto: Jéssica Taís Scheeren

1° Festival de Inverno de Cerveja Artesanal de Estrela - Memorial da Aepan-ONG realizou Exposição durante o evento


A Aepan-ONG realizou durante o 1° Festival de Inverno de Cerveja Artesanal, uma Exposição sobre os 100 Anos da Cervejaria de Estrela.

Nos dia 25 e 26 de julho a mostra ficou a disposição dos participantes do evento no Estrela Palace. No dia 27 foi transferida para Lupus Land.

Os diretores da Aepan-ONG explicaram sobre a importância da cultura dos moradores de Estrela na produção de cervejas.
Iniciou com a vinda dos imigrantes. Já no fim do século XIX, existiam em Estrela cinco Cervejarias Artesanais.
Em 1912 foi criada a Cervejaria de Júlio Diel, depois Polar e Antarctica, que produziu cerveja em escala industrial. Após o fechamento da fábrica em 2006, um novo momento surge com a produção e festival de cerveja artesanal.
O evento realizado pela Acerva Estrela teve apoio da Prefeitura Municipal de Estrela.


Texto e fotos - Memorial da Aepan-ONG