Alunos visitam Exposição sobre o ex-prefeito de Estrela Adão Henrique Fett


Diversas turmas, da Escola Estadual Ensino Médio Estrela em visita às dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Estrela, durante a semana. A professora de história Rejane Nair Driemeyer Werkhausen trouxe os alunos para conferir a exposição sobre o ex-prefeito Adão Henrique Fett, e visitaram o plenário da Casa, onde esclareceram algumas dúvidas sobre o funcionamento do Poder Legislativo.



Joilson Marcelo Pereira

Estrela-RS - Prefeitura faz homenagem no Dia do Trabalho


Estrela-RS - Prefeitura faz homenagem no Dia do Trabalho

Comunica - Impresso do Governo de Estrela-RS






Acadêmicos do Curso de Agronegócio da Faculdade La Salle visitaram duas propriedades rurais no interior de Westfália



Alunos do Agronegócio têm aula prática em Westfália

No dia 20 de abril, os acadêmicos do Curso de Agronegócio da Faculdade La Salle visitaram duas propriedades rurais no interior de Westfália.

A primeira propriedade visitada foi de Nelson e Rosane Goldmeier, que possui a primeira fase da Criação Terceirizada de Terneiras do Sistema de Recria da Cooperativa Languiru. É um sistema alternativo criado para atender produtores que querem se dedicar exclusivamente à produção de leite.

As terneiras recém-nascidas ficam até sete dias na propriedade de origem para receber o colostro. Na propriedade da família Goldmeier, os animais recebem leite em pó, ração pré-inicial e feno até dois meses de idade, permanecendo confinados neste período. Na segunda etapa, de dois a quatro meses, as terneiras são desmamadas e começa a adaptação à pastagem e espaço externo. Na terceira e última etapa, entre os quatro e seis meses, ocorre a adaptação à silagem de milho. Então, são feitos todos os testes de sanidade para os animais serem transferidos para outra propriedade que é a segunda fase, antes de retornar à propriedade de origem. O dono da novilha poderá colocar o animal à venda caso não tenha necessidade de renovar o plantel. A remuneração do recriador é diária e paga mensalmente.

Os alunos também conheceram uma nova espécie de pastagem, que é chamada de Áries e foi introduzida nesta propriedade no ano passado. É um pasto de alto valor nutritivo tenro e palatável.

A segunda propriedade visitada foi uma criação de cabras leiteiras da raça Saanen. Os alunos conheceram o manejo dos animais, a forma de ordenha, alimentação das cabras leiteiras e a forma de criação das fêmeas de reposição. Também tiveram explicações sobre a maneira de produção das forrageiras que são utilizadas no semi-confinamento.

Cor + Sabor realiza oficinas no Marmitt e Boa União em Estrela-RS



Estrela-RS -  Cor + Sabor realiza oficinas no Marmitt e Boa União

Por JÔNATAS DOS SANTOS

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), realizou, nos dias 9 e 18 de abril as oficinas do projeto Segurança Alimentar Estrela Cor + Sabor. As práticas envolveram as mulheres dos grupos Acolher Marmitt e Acolher Boa União.
Os encontros serão realizados mensalmente, ministrados pelas nutricionistas Alessandra Costa e Taís Pezzini. Irão conscientizar e orientar as participantes da importância de preocupar-se com a sua qualidade de vida, através de uma alimentação saudável e o uso integral dos alimentos.
As participantes prepararam receitas como o bolo salgado e o suco verde (anexo). Ao final do encontro houve a degustação. Informações através do telefone (51) 3981-1164.

Clube de Mães Sempre Alegres, do Bairro Pinheiros-Estrela, realizou seu Chá Anual


Sucesso chá do Clube de Mães Sempre Alegres

O Clube de Mães Sempre Alegres, do Bairro Pinheiros-Estrela, realizou sábado (dia 27) seu Chá Anual, quando se reúnem dezenas de Clubes de Mães de Estrela e da região.

A promoção acontece na sede da Associação dos Moradores do Bairro Pinheiros e para a satisfação da presidente Adriana Machado Endres, mais de 400 pessoas se fizeram presentes.

Na foto, a presidente está com o prefeito Rafael Mallmann, que também se fez presente ao evento.

Foram muitos os elogios para a promoção, principalmente para os quitutes da Panificadora Bruxel e muitos brindes foram sorteados entre as presentes.

Matéria e fotos – Luiz Carlos Freitag



Estrela-RS - Conselho Tutelar realiza eleições



Paróquia Santo Antônio de Estrela - Coral Santa Cecília o mais antigo do Brasil




Sociedade Santa Cecília de Estrela - O coral mais antigo do Brasil 

O Coral da Sociedade Santa Cecília da Paróquia Santo Antônio de Estrela é o coro mais antigo em atividades ininterruptas no Rio Grande do Sul, e em todo o Brasil. Segundo o professor e pesquisador, Leônidas Erthal, provavelmente o Coral Santa Cecília é ainda muito mais antigo do que afirma seu estatuto, conclusão tirada nos documentos da época, comprovando que o Coral já estava em pleno funcionamento quando se decidiu organizar a Sociedade. Neste ano de 2013 o Coral completa cento e trinta e sete anos de atividades, sobrevivendo a várias gerações. 

Em 25 de abril de 1876, setenta e dois paroquianos, juntamente com o Vigário Padre Francisco Schleipen, quando Estrela ainda pertencia ao município de Taquari, criaram a Sociedade Santa Cecília. 

O estatuto original era formado de treze artigos e foi assinado pelos sócios fundadores. 

Os ensaios eram realizados a cada domingo uma hora antes da missa, nas assembleias gerais e cada quarta-feira antes da lua cheia, às dezenove horas. 

Erthal afirma que o professor Nicolau Mussnich foi um dos regentes, mas não sabe precisar a data de início de sua passagem pelo Coral. “Deduzimos que sendo professor, músico, sócio fundador da Sociedade, pela quantidade de partituras por ele trabalhadas, deve ter sido um dos primeiros regentes e deve ter permanecido até o fim de sua vida (30/09/1909)”. 

Apesar do tempo que passou desde a fundação, das grandes guerras e a perseguição da língua alemã, a Sociedade conseguiu perseverar em bom estado os estatutos originais e muitas partituras em latim e alemão dos séculos XIX e XX. 

Hoje, a Sociedade conta com aproximadamente quatrocentos e cinquenta sócios. Mantém um coral formado por cerca de vinte cantores, um organista e um regente, apresentando-se todos os primeiros domingos de cada mês na missa, na Igreja Matriz de Estrela. Ocasionalmente participa de festivais e encontros de coros, festas e outros eventos. 

Texto e Fotos – Airton Engster dos Santos


Banda Santa Cecília de Estrela, fazia apresentações na década de 1930.

Coral Santa Cecília da Paróquia Santo Antônio de Estrela é destaque no Jornal Folha de Estrela

Clicar na imagem para ampliar

Folha de Estrela - Coluna Social - Adriana Lara - 25 de abril de 2013

Clicar na imagem para ampliar



Clicar na imagem para ampliar

Estrela-RS - Domingo Clássico - Especial Mês das Mães

Domingo Clássico - Especial Mês das Mães



Dia do Chimarrão - 24 de abril


O chimarrão é uma bebida típica da região sul da América do Sul, que se concentra aqui no Brasil nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Feito de erva-mate, tem maior presença no Rio Grande do Sul e se origina de hábitos indígenas. Recentemente, o chimarrão tem sido objeto de estudo para vários pesquisadores e os resultados têm revelado uma série de benefícios que essa bebida traz ao organismo. Quer saber quais são? Acompanhe o artigo.
Em sua composição, o chimarrão reúne a maioria dos nutrientes essenciais para o nosso organismo como vitaminas, minerais, proteínas, lipídios e antioxidantes. A erva utilizada para fazer o chimarrão é fonte de complexo B, cálcio, magnésio, sódio, ferro, flúor e vitamina E, que ajudam na saúde de quem bebe a infusão. O chimarrão tem ação semelhante ao café, mas é ainda melhor porque tem efeito mais prolongado e não tem efeitos colaterais como ele. É diurético e um ótimo estimulante do coração, do sistema nervoso, da atividade física e mental. Sendo assim, desenvolve as faculdades mentais (como a memória), regenera a pele combatendo os radicais livres, aumenta as forças musculares evitando a fadiga e o cansaço, regulariza as funções do coração e respiração, facilita a digestão e vitaliza o organismo sem ocasionar estados depressivos, insônias ou agitações.

Dia Internacional do Livro




O Dia Internacional do Livro e dos Direitos Autorais, 23 de abril, é comemorado para estimular a reflexão sobre a leitura, a indústria de livros e a propriedade intelectual (direito sobre a criação de obras científicas, artísticas e literárias). 

A data foi instituída em 1995, pela Unesco – organização voltada para a Educação, Ciência e Cultura, que integra as Organização das Nações Unidas. A escolha do Dia do Livro não foi aleatória: em 23 de abril de 1616 faleceram Cervantes e Shakespeare, dois destaques da literatura universal. 

O Dia do Livro é, portanto, uma oportunidade de render uma homenagem mundial ao livro e aos seus autores, motivar a descoberta do prazer da leitura e reconhecer a contribuição dos escritores para o progresso social e cultural. 

A ideia dessa celebração surgiu na Catalunha (Espanha), onde, nessa data, tradicionalmente, dá-se uma rosa ao comprador de um livro.

Nas fotos, Sofia e Adir Lina Biberg

Texto e Fotos: Airton Engster dos Santos




Faculdade La Salle de Estrela - Acadêmicos conhecem Salto do Forqueta




Acadêmicos conhecem Salto do Forqueta

Os alunos da disciplina de Administração Estratégica da Faculdade La Salle tiveram uma aula prática no dia 20 de abril. Eles visitaram a Hidrelétrica Salto Forqueta, da Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel). A visita técnica foi acompanhada por profissionais da Certel e fez parte das atividades da disciplina ministrada pela professora e coordenadora dos cursos de Administração e Gestão Financeira, Lígia Mallmann.

No local, os acadêmicos puderam conhecer o funcionamento da hidrelétrica, que está localizada entre os municípios de São José do Herval e Putinga e é uma das mais modernas do Rio Grande do Sul. A geradora está equipada com sistema de telecomando à distância, a partir do Centro de Operações do Sistema sediado em Teutônia, sede da Certel, com transmissão de dados viabanda larga. Todas as operações e informações estão disponíveis no computador à disposição dos operadores, a 90 quilômetros de distância da usina.

Salto Forqueta é reconhecida como um exemplo de comprometimento com a preservação ambiental. A implantação de uma Área de Proteção Ambiental de 45 hectares foi realizada como medida compensatória aos impactos ambientais da obra. Um canal de ictiofauna, também conhecido como escada de peixes, foi construído para não interferir na reprodução, principalmente em épocas de piracema.



Estrela-RS - Smel recebe quites do Segundo Tempo



Smel recebe quites do Segundo Tempo

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) concluiu na segunda-feira a contagem do material esportivo recebido do Ministério dos Esportes para utilização no Projeto Segundo Tempo, que deverá iniciar no município. Os dois quites esportivos chegaram na última semana.
Bolas para várias atividades esportivas (futebol, basquete, handebol, vôlei), redes, cones, petecas e até jogos de dominó completavam as quatro caixas vindas de Brasília. “Estamos muito felizes com a chegada dos quites, que vão qualificar o trabalho com as crianças”, enfatiza o secretário de Esportes, Júlio Saldanha.
O Segundo Tempo tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. No município serão formados dois núcleos, um na Sede dos Projetos (Centro) e outro dividido entre a Escola Cônego Hugo Wolkmer (Auxiliadora) e o Cemai (Moinhos).
Ao todo deverão ser atingidas 100 crianças, que participarão de atividades esportivas duas vezes por semana com professores custeados pelo Ministério. “O esporte tem a capacidade de formar bons cidadãos, especialmente quando é trabalhado desde a infância”, salienta o vice-prefeito do município, Valmor Griebeler. O material foi disponibilizado através da Central de Projetos da Prefeitura de Estrela.

LEGENDA: Material será utilizado no Segundo Tempo

Matéria e foto: JÔNATAS DOS SANTOS

Estrela-RS - Meta é vacinar mais de 6 mil



Meta é vacinar mais de 6 mil em Estrela

Desde o início da campanha nacional de vacinação contra o vírus da gripe até a segunda-feira (22), cerca de 3,2 mil pessoas já foram vacinadas no município. A meta, conforme a Secretaria de Saúde, é alcançar até 6 mil pessoas dentro dos grupos prioritários de risco.
O primeiro lote de vacinas recebidas do Ministério da Saúde contém 4,2 mil doses. O segundo lote, que deve chegar nessa semana, trará mais mil. “É importante salientar que a campanha, nos moldes dos anos anteriores, prioriza aqueles que fazem parte do grupo de risco. No dia 26 o Ministério informará se a campanha será prorrogada ou as demais pessoas poderão utilizar as vacinas restante”, informa a enfermeira responsável pelo departamento de Vigilância em Saúde, Carmem Hentscke.
No grupo prioritário encontram-se as crianças com até 2 anos de idade, os trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e idosos. Monitorando a campanha por um sistema informatizado, a enfermeira ressalta que 46,5% das crianças do município já tomaram a dose que imuniza contra três tipos de gripe (H1N1, H3N2 e influenza B). Já entre os profissionais da saúde, que abrange médicos, enfermeiros e dentistas, entre outros, o alcance foi de 100%. Nas gestantes a vacinação alcançou 48% e nas puérperas 89%.
O grupo dos idosos, que é o maior, já vacinou 2.193 pessoas, alcançando 51% do total. Fazendo a média dos resultados o município já vacinou 54,76% das pessoas em risco. Para o secretário de Saúde, Josué Vogt, a imunização resulta em uma baixa nas internações hospitalares. Ele explica que a vacina demora cerca de duas semanas para gerar os anticorpos necessários, motivo pelo qual o Ministério da Saúde adiantou este ano a vacinação em 15 dias.
No Posto Central a vacinação está disponível, de segunda à sexta-feira, das 7h às 21h, sem fechar ao meio-dia.

LEGENDA: Enfermeira Carmem salienta a importância das pessoas no grupo de risco buscar a vacinação antes da chegada do inverno
Matéria e foto: JÔNATAS DOS SANTOS

Reunião dos ex-atletas do Estrela FC



Ex do Estrela FC voltam a se reunir

A Comissão Organizadora dos Ex-Jogadores e Ex-Dirigentes do Estrela FC, voltaram a se reunir, pensando no 5º Encontro, que acontece este ano.

A reunião teve lugar na noite desta segunda-feira, no Restaurante Bar do Adão e o principal assunto neste primeiro encontro, foi a apresentação do CD do áudio visual do 4º Encontro, elaborado por Waldir Sudbrack.

Quem estiver interessado no CD, pode contatar pelo telefone 8184 9774.

A primeira reunião para iniciar os preparativos do 5º Encontro acontece no mesmo local, no próximo dia 27 de maio as 19h e 30min.

Matéria e foto – Luiz Carlos Freitag

Meio Ambiente alerta para uso de pneus em Estrela-RS


Meio Ambiente alerta para uso de pneus

O uso de pneus no campo preocupa a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico. Uma prática comum entre os agricultores é a utilização de pneus usados em forma de contrapeso sobre as lonas que protegem a silagem.
O material fica exposto as intempéries e pode acumular água. “Estamos alertando os agricultores para que tomem precauções no sentido de evitar o acúmulo da água e, por consequência a proliferação de larvas de mosquito”, enfatiza o secretário Hilário Eidelwein.
Na mira do Meio Ambiente está, em especial, o aedes aegypti, transmissor da dengue. No Vale do Taquari já foram encontrados focos do mosquito. Para Eidelwein é importante que o agricultor substitua os pneus por pedras ou providencie a perfuração do mesmo, evitando assim o acúmulo da água. O mosquito reproduz-se em pequenas quantidades de água limpa, desprovidas de resíduos orgânicos ou sais minerais.

Matéria:JÔNATAS DOS SANTOS
Foto: divulgação

Estrela-RS - Histórias para marcar o Dia Nacional do Livro Infantil


Histórias para marcar o Dia Nacional do Livro Infantil

A contação de histórias, a criatividade, a imaginação e a fantasia marcaram a semana da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Arco-Íris. Acreditando que essas atividades despertam nas crianças o prazer pelas histórias, amor à beleza, ampliam as experiências e o gosto pelo artístico, além de estabelecer ligação entre fantasia e realidade, as educadoras oportunizaram aos 150 alunos da Escola diversas atividades envolvendo histórias e homenageando o escritor Monteiro Lobato.

A atividade culminou no dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil, com muita música e as oficinas de culinária, com os bolinhos da Tia Anastácia, os inventos e as mágicas do sábio Visconde de Sabugosa, a Dona Benta com suas fantásticas histórias, a pintura e caracterização das Emílias, dos Sacis e de vários aprendizes de Visconde. Ainda participaram das brincadeiras o Pedrinho, a Narizinho e o simpático Rabicó que deixaram a Escola num clima de festa, muita alegria e descontração.

Legenda: Crianças vestiram fantasias e viajaram no mundo de Monteiro Lobato
Foto: divulgação
Matéria: JÔNATAS DOS SANTOS

Crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Cantinho do Lar, visitaram a Biblioteca Pública Municipal



Visita à Biblioteca e histórias na praça marcam o Dia do Livro

Para comemorar o Dia Nacional do Dia Infantil, no dia 18 de abril, as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Cantinho do Lar, visitaram a Biblioteca Pública Municipal. Para tornar o ambiente ainda mais lúdico as professoras e educadoras contaram a história A Floresta Encantada, na Praça Menna Barreto.
Personagens conhecidos do público infantil como a Emília, a Dona Bruxa, a Chapeuzinho Vermelho e a Palhacinha Lilica surpreendiam as crianças. “O incentivo à leitura deve iniciar desde muito cedo. Ele é essencial para despertar a curiosidade, a fantasia, a criatividade e a busca na construção de novos conhecimentos”, enfatiza a diretora Patrícia Gros Porn.
Para finalizar a atividade foram realizadas brincadeiras de roda e degustação de balas e pirulitos entregues pela menina da capa vermelha. “Foi um dia de aprendizado e diversão para os pequenos”, finaliza.


FOTO: divulgação
LEGENDA: Crianças visitaram biblioteca e escutaram atentas histórias contadas pelas educadoras
Matéria: JÔNATAS DOS SANTOS

CLJ Santo Antônio a experiência de mover-se em Missão



EM MISSÃO, A CAMINHO DA JMJ 2013

Não é novidade para grupo do CLJ Santo Antônio a experiência de mover-se em Missão. Desde o início de suas atividades, em 2006, sempre teve nas suas ações o caráter pastoral e missionário, com visitas aos doentes no Hospital Estrela; participação nas missas da Vovolândia São Pedro, em Estrela; da AMAI, em Arroio do Meio; na Pousada da Criança Estrelense; no sopão da Vó Célia; e, mais recentemente, o auxílio nas comunidades São Roque e São Francisco e a efetiva participação nas Santas Missões Populares da Diocese de Montenegro em 2012.
Em 2013 não poderia ser diferente: o grupo foi representado, nos dias 13 e 14 de abril na Formação de Multiplicadores para a Semana Missionária 2013, promovida e organizada pelo Setor da Juventude da Diocese de Montenegro.
Já no dia 21 de abril, membros do grupo participaram do Encontrão Diocesano do CLJ, atuando como discípulos missionários pelas ruas do Bairro das Indústrias, em Estrela. O evento contou com momentos de celebração, partilha, confraternização, formação e jogos, partindo da Celebração Eucarística celebrada pelo Pe. Genico.
Numa reunião com os membros do grupo, familiares, assessores e com os Padres Asabido e Lucas, realizada no dia 20 de abril, foi reafirmada a característica pastoral, quando os membros se comprometeram a seguir em missão, atuando nas diversas frentes programadas para o ano (vide agenda, à direita deste quadro), sem perder de vista o tripé do CLJ: estudo, piedade e ação. Na mesma reunião, foi feita uma análise da situação do grupo, seguida pela formação sobre "o ano da fé", conduzida pelo Seminarista Antonio H. Becker. E, finalmente, a coordenadora, Bruna L. Schroeder, expôs o projeto de ação para a Semana Missionária e a Jornada Mundial da Juventude, que contará com sete representantes do grupo no Rio de Janeiro.

Univale lança programa de gestão com palestra de Altemir Hausmann




A Univale Distribuidora de Bebidas Ambev fez grande evento para lançar o PEX 2013. O PEX (Programa de Excelência) é um sistema de gestão integrado, dividido em categorias (Vendas, Gente & Gestão, Distribuição e Administrativo Financeiro). Cada categoria possui suas respectivas pontuações que levam as distribuidoras autorizadas da Ambev a atingir a excelência no atendimento e gestão do negócio.

Para Nestor Muller, Diretor Comercial da Univale, a empresa ainda está comemorando uma grande conquista, que foi o Fera de Prata no PEX 2012. “A Univale já figura, com a Prata, entre as melhores revendas da Ambev, mas neste ano o objetivo é atingir a pontuação máxima e conquistar o Fera de Ouro”, afirma Nestor.

O evento contou com várias atrações, entre elas o show de humor com Jean Hinterholz, que trouxe a irreverência do personagem de Silvio Santos. Por fim, quem trouxe sua experiência profissional e contou a sua história foi o auxiliar da FIFA, o estrelense Altemir Hausmann, que neste ano completará a incrível marca de 1.000 jogos, sendo que participou de duas Copas do Mundo. “Agradeço a Univale pelo convite e deixo como mensagem principal: foco e disciplina. Só quem acredita no seu potencial pode fazer a diferença”, comentou Altemir.

A Univale atende 52 municípios gaúchos com os produtos Ambev e em 2013 completou 12 anos de fundação.

Fonte: Assessoria de Imprensa Univale
Fotos: José Ivan Maia
Legenda imagem 2: Altemir Hausmann entre os Diretores da Univale, Nestor Muller e Rui Grave.
Legenda imagem 1: Time da Univale ficou atento as atrações do evento