Fatos e Feitos em Estrela-RS - 1° de abril


Fatos e Feitos em Estrela-RS

Fatos e feitos em Estrela-RS 

Airton Engster dos Santos 



Desde que o Jornal O Informativo do Vale noticiou um possível aumento nos proventos de Vereadores, Secretários, Vice-Prefeito e Prefeito, na ordem de 37% a partir do ano de 2013, foram colocados em postes, praças, paradas de ônibus e até na Câmara de Vereadores de Estrela-RS, cartazes sem identificação de procedência, demonstrando indignação com o aumento dos políticos a partir do ano que vem. 

Após um ano de criação do Centauros Rugby Clube, de Estrela, seu primeiro atleta participará de uma seletiva para a Seleção Brasileira, na categoria M-18, para atletas com idade inferior a 18 anos. Nicolas Valer Horn embarca para São José dos Campos para se apresentar a Confederação Brasileira de Rugby.

Ilson Carlos Krombauer (Shilin) comemorou com fogos de artifício a demolição de um prédio para melhoria do trânsito no bairro Boa União em Estrela-RS. Distribuiu comes e bebes aos funcionários responsáveis pelos trabalhos no local, que são realizados pela Prefeitura Municipal de Estrela-RS.

A palestra da advogada e ex-desembargadora do TJ-RS, Maria Berenice Dias, encerrou o ciclo de eventos do VI MultiMulher, que foi promovido em Estrela-RS no mês de março, em comemoração do Dia Internacional da Mulher. 

O STR Estrela-RS convoca os membros do Conselho Fiscal para a reunião mensal que será realizada no dia 04 de Abril, quarta-feira, com início às 13:30 horas na sala de reuniões do STR. Pede-se também a presença de Pedro Reinaldo Lenhard. 

O tema proposto para a primeira edição do Café Filosófico, realizado dia 28 de março, em parceria entre Secultur, Faculdade La Salle e Café com Prosa, foi Mulher e Psicanálise. 
O mediador, psicólogo Cristiano Dal Forno, introduziu o bate papo explanando que as mulheres estiveram presentes desde os primórdios da psicanálise, quando Freud fez seus primeiros estudos sobre a Histeria. 

Ocorreu na sede da Associação Atlética Banco do Brasil, a final do citadino de futebol sete 2012. A equipe do “Sokanelas” venceu por 2 X 1 a equipe dos “Os Selecionados” e sagrou-se campeã. 

Iniciou mais um Campeonato de Futebol Amador em Estrela-RS, no qual o seu presidente, Ilson Carlos Krombauer está se despedindo depois de 45 anos atuando como atleta e dirigente. Primeira rodada ocorreu domingo dia 1° de abril. 

Em sessão solene realizada na Câmara Vereadores, o Deputado Federal pelo PT, Paulo Roberto Pimenta, foi homenageado com o recebimento do título de Cidadão Estrelense.  De autoria do vereador Marco Aurélio Wermann, o projeto de lei teve apoio de todos edis. 

Um cemitério que, por décadas, foi ignorado pela história agora emerge como um segredo que intriga a equipe de Secretaria e Cultura (Secultur), de Estrela. No início do século XVIII, os primeiros mortos começaram a ser enterrados na localidade de Chá-da-Índia, interior do município. A colonização da região evidenciou o trabalho de alemães e portugueses. E muitos dos que morreram foram sepultados de uma forma intrigante: os alemães de um lado e os lusitanos de outro. Matéria do Jornal Informativo do Vale. 

Histórias da Nossa História: 

1871 - Foi liberado verbas para confecção de duas pontes, uma sob o Arroio Estrela e outra sob o arroio Sampaio. 

1872 - O Padre Geral da Companhia de Jesus em Roma concede licença para que os Jesuítas aceitem a Paróquia a ser criada em Estrela. 

1873 - Criada a Freguesia de Santo Antônio de Estrela e toma posse o primeiro vigário da Paróquia, Padre Francisco Schleipen.

Fatos e Feitos em Estrela-RS - Por Airton Engster dos Santos



Fatos e Feitos em Estrela-RS 
Airton Engster dos Santos 

Belkis Carolina Calsa apresentou relatório de atividades da Secretaria da Cultura e Turismo do município de Estrela-RS, referente aos anos de 2010 a 2012. Foi a primeira secretária da pasta, licenciando-se agora para concorrer a vereadora. Teve atuação de destaque, com inúmeros projetos desenvolvidos. 

Paulo Pimenta, deputado federal do Partido dos Trabalhadores, recebe o Título de Cidadão Estrelense, na Câmara de Vereadores de Estrela-RS. Segundo políticos locais, o Parlamentar tem sido parceiro do município em Brasília. 

Conrado Vier será atração do próximo Café & Cultura, dia 12 de abril, na Univates. O evento acorre a partir das 20h 30min, na Cafetria do Prédio 9. Atualmente o músico está divulgando o seu CD “Música da Vida”. 

Ocorreu em Estrela-RS a 3ª edição do Fórum de Saneamento no município. O público em geral teve a oportunidade de se inteirar dos diversos assuntos ligados as Políticas Públicas ligadas à área do Meio Ambiente em nossa cidade. 

Mauro Hauschild, presidente do INSS, anunciou cinco novos médicos peritos para região. Dois para Estrela, dois para Lajeado e um para Encantado. 

O Prefeito de Estrela-RS, Celso Brönstrup, oficializou doação de terreno para construção do Foro Trabalhista de Estrela-RS. Atualmente a Vara do Trabalho localizada na cidade atende os municípios de Bom Retiro do Sul, Colinas, Fazenda Vilanova, Imigrante, Paverama, Teutônia e Westfália. 

A Soges inaugurou campo de grama sintética. Cerca de 60 convidados participaram do evento que contou com um jogo entre a diretoria e o conselho do Clube. 

Iniciou a Copa Integração de Futebol Sete da Sociedade Ginástica de Estrela-RS. A competição tem seqüência sábado, dia 31 de março, com diversas partidas. 

Sugestão do Daer para que o município de Estrela-RS realize interdição da Ponte de Ferro sobre o Arroio Boa Vista, foi repudiada pelo Prefeito Celso Brönstrup. “Nunca foi da jurisdição do Município a manutenção da rodovia estadual RS 129 na qual está a referida ponte” afirmou o Chefe do Executivo estrelense. 

Na noite de quarta-feira, 28 de março, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis) deu posse ao empresário Henrique Purper como primeiro presidente da entidade, na presença de autoridades, empresários e associados. A Cacis é decorrente da união entre a Associação Comercial e Industrial de Estrela e da Câmara de Dirigentes Lojistas. 

Normélio José Beuren substituirá Paulo Floriano Scheeren na Secretaria de Agricultura de Estrela-RS. O técnico agrícola, de 50 anos de idade, assume como novo Secretário Municipal na segunda-feira (02/04). 

Recentemente, Belkis Carolina Calsa havia assumido a presidência da Codic-Amvat. No último encontro, Belkis anunciou sua saída, para concorrer às eleições municipais. O grupo então decidiu nomear o dirigente cultural de Estrela, José Renato Schneider, a assumir o comando do Codic-Amvat até o final deste ano.

Histórias da Nossa História

1863 – Inaugura-se a Capela Evangélica de Novo Paraíso. 



1865 – A Colônia de Estrela já exporta mandioca, centeio, trigo, milho, feijão, batatas e outro produtos agrícolas. 

1866 – Agricultores da Colônia de Estrela participam da exposição agrícola e industrial de Porto Alegre.


José Renato Schneider assume o Codic-Amvat


Os membros do Conselho de Dirigentes de Cultura da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Codic-Amvat) estiveram reunidos na sede da Amvat, em Estrela. 
Diversos assuntos estiveram em pauta, em especial. a escolha do novo presidente.

José Renato Schneider

Recentemente, a então vice-presidente Belkis Carolina Calsa havia assumido a presidência da entidade, com a saída de Rubens de Oliveira. 
No último encontro, Belkis anunciou sua saída, para concorrer às eleições municipais. 
O grupo então decidiu nomear o dirigente cultural de Estrela, José Renato Schneider, a assumir o comando do Codic-Amvat até o final deste ano. 
Ainda foram tratados outros assuntos: definição de data de cada município para a Conferência Municipal de Cultura e que a mesma seja informada o quanto antes ao Codic-Famurs; orientações sobre o Prêmio Cultura Codic-Famurs, cujas inscrições encerram em 20 de abril; solicitação de que os municípios enviem sugestões para alterações no regimento para serem votadas no Fórum Estadual de Cultura; sugestão de que a Famurs, enquanto entidade representativa, promovesse negociação com o ECAD, para a discussão do repasse aos autores frente a tabela praticada; e o Sistema Nacional de Cultura. 
Estiveram presentes os representantes dos seguintes municípios: Travesseiro, Marques de Souza, Canudos do Vale, Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova, Santa Clara do Sul, Encantado, Progresso, Arroio do Meio e Estrela. 

Texto e foto: Édson Luís Schaeffer 
Reunião do Codic-Amvat empossou Schneider como novo presidente

Estrela-RS - Empresários debatem prioridades com Fiergs



Um choque de industrialização urgente acompanhado de investimentos em infraestrutura são algumas das prioridades para devolver a competitividade ao Rio Grande do Sul. A questão foi abordada durante encontro realizado em Estrela com o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, nesta quinta-feira, 22 de março. Promovido pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis) e CIC Vale do Taquari, o encontro contou com a presença de dezenas de empresários e representantes de entidades do Vale do Taquari. 
Na ocasião, Müller destacou o processo de primarização pelo qual a economia do Estado e do Brasil passam, puxada por commodities. “Embora a balança comercial nacional tenha encerrado 2011 superavitária, se fizermos um recorte nos manufaturados, houve um déficit de US$ 92 bilhões. É preciso reverter esse quadro”, declarou. Sobre as carências em infraestrutura, o industrial mencionou o estudo contratado pelo Sul Competitivo – envolvendo Fiergs, Fiep (Paraná) e Fiesc (Santa Catarina), com conclusão prevista para o final de maio. O trabalho mapeará os gargalos logísticos atuais enfrentados por toda a região Sul, bem como sugestões de soluções. “O documento será entregue aos governos como forma de subsidiar o planejamento de ações de melhorias e resultados“, afirmou.

As lideranças de Estrela entregaram ao presidente da Fiergs um levantamento completo com as principais necessidades da região em áreas como meio ambiente, segurança pública e infraestrutura. O encontro teve a participação de representantes da Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Estrela (Cacis) e a Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari.

No município, além da reunião de trabalho, Müller visitou as dependências do Sesi e a indústria Brasilata, fabricante de embalagens de aço, com 450 funcionários.

Estrela-RS - Cacis empossa Purper como presidente


Cacis empossa Purper como presidente
Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Estrela

Na noite de quarta-feira, 28 de março, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis) deu posse ao empresário Henrique Purper como primeiro presidente da entidade, na presença de autoridades, empresários e associados. Criada neste mês, a Cacis é decorrente da união entre a Associação Comercial e Industrial de Estrela e da Câmara de Dirigentes Lojistas. 
Segundo Purper, a Cacis é a concretização de um esforço conjunto que começou a ser projetado há muito tempo por empresários de Estrela. 
Durante a última Multifeira, ocorrida em 2011, o movimento ganhou força. 
“Lá atrás, vimos que combinando nossos esforços seríamos ainda mais fortes e ainda mais representativos. Afinal, vemos no associativismo uma forma exemplar de defendermos as reivindicações da classe empresarial”, salientou Purper. 
“O objetivo da Cacis é ser uma entidade única que congregue os esforços de toda a classe empresarial com o intuito de alavancar negócios e oportunidades e promover o desenvolvimento do nosso município”, sintetizou. 
Dentre as várias frentes de atuação da Cacis, o presidente destacou alguns pontos que pretende dar ênfase, como a intensificação da participação dos associados da entidade, oferecendo mais atividades e novas oportunidades de conhecimento; a defesa dos interesses da classe empresarial em todos sentidos; o fortalecimento da nova entidade com aumento do número de sócios; a unificação das equipes internas das secretarias num único espaço juntamente com a junta comercial; manutenção do relacionamento e parcerias junto aos poderes públicos municipais; continuidade aos projetos e estabelecer melhorias em todas as ações do comércio, indústria e serviços do município de Estrela; fortalecimento da ideia de criação do Parque de Eventos; organização da Multifeira que acontecerá em setembro de 2013 e o incentivo à vinda de novos empreendimentos para Estrela. 



O prefeito de Estrela Celso Brönstrupp, anunciou a intenção de doação de um espaço no prédio da Ambev para a implantação da sede da Cacis, estabelecendo uma parceria positiva ente o município e a entidade. 


“Essa é uma entidade que já nasce experiente e com a pré-disposição de agregar. Por isso, temos todo o interesse em mantermos nossos projetos em conjunto”, frisou o prefeito. 


No encerramento da cerimônia de posse, Purper ressaltou o caráter de mudança que sobrevém da constituição da Cacis e de todo trabalho que a entidade se dispõe a realizar. 


“A criação dessa nova entidade é uma celebração do movimento e do fluxo constante das coisas. E é para essa mudança e para esse desafio que eu peço o apoio e o engajamento de todos os empresários, associados e comunidade”, finalizou. 

Estrela-RS - Secretaria da Agricultura tem novo titular

Beuren substituirá Scheeren na Secretaria de Agricultura


Scheeren (e) e Beuren (d)
Normélio José Beuren substituirá Paulo Floriano Scheeren na Secretaria de Agricultura de Estrela. 
O técnico agrícola, de 50 anos de idade, assume como novo Secretário Municipal na segunda-feira (02/04). 
Scheeren deixará a pasta haja vista sua pretensão de disputar o pleito eleitoral de outubro deste ano. 
Na manhã desta quarta-feira (28/03), Beuren e Scheeren estiveram no Gabinete do Prefeito, Celso Brönstrup. 
À tarde, na sede da Secretaria de Agricultura, Scheeren fez um relato sobre as atividades atualmente em andamento e entregou uma cópia do relatório de 2011 ao novo secretário. 
Beuren possui 12 anos de experiência na Secretaria de Agricultura. 

Escritor Millôr Fernandes morreu nesta terça-feira

O escritor carioca Millôr Fernandes morreu nesta terça-feira, em casa, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo familiares, ele teve falência múltipla dos órgãos e parada cardíaca As informações são do G1.
Millôr Fernandes
Escritor, jornalista, desenhista, dramaturgo e artista autodidata, Millôr, de 86 anos, começou a colaborar com a revista "O Cruzeiro" aos 14 anos, conciliando as tarefas de tradutor, jornalista e autor de teatro. No final dos anos 1960, tornou-se um dos fundadores do jornal "O Pasquim", reconhecido por seu papel de oposição ao regime militar. 
Escreveu nos anos seguintes diversos tipos de peças e se tornou o principal tradutor das obras de William Shakespeare no país. 
Atualmente ele mantinha um site pessoal em que escrevia textos de humor e cartuns, além de reunir seus trabalhos dos últimos 50 anos. Seu perfil no Twitter já contava com mais de 285 mil seguidores. 
De acordo com a família, o velório está marcado para esta quinta-feira, das 10h as 15h, no cemitério Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária. Em seguida, o corpo será cremado.

Aos 91 anos, morre a cantora Ademilde Fonseca


Rainha do Choro enfrentava problemas cardíacos e sofreu mal súbito


Ademilde Fonseca

A Rainha do Choro, Ademilde Fonseca, morreu no final da noite dessa terça-feira no Rio de Janeiro. A cantora, que tinha 91 anos, enfrentava problemas cardíacos. Segundo informações do portal R7, ela sofreu um mal súbito e teria falecido em casa, por volta das 23h. 

O enterro da cantora será realizado no Cemitério São João Batista, em Botafogo. A cerimônia ocorrerá às 17h desta quarta-feira, segundo o funcionário da funerária.

Natural do Rio Grande do Norte, Ademilde Fonseca começou a carreira nos anos 40. Ela foi uma das grandes responsáveis pelo sucesso do choro cantado. Antes da cantora, o chorinho era conhecido apenas como um gênero instrumental. A cantora deixa uma filha, a também intérprete Eimar Fonseca, três netas e quatro bisnetos. 

Estrela-RS - Mais vagas para estacionamento


Estacionamento para motos em Estrela-RS

Prefeitura revitaliza faixas de segurança e demarca mais vagas para estacionamento

Por ILOCIR JOSÉ FÜHR 

A Prefeitura de Estrela, por meio do Departamento de Trânsito Municipal (Detram), está trabalhando na revitalização da pintura das faixas de segurança. Esta semana, a sinalização horizontal está abrangendo vias públicas do Centro da cidade. 
O Detram também está aproveitando as condições climáticas favoráveis para demarcar mais vagas para estacionamento de veículos, tanto para carros quanto para motocicletas. A melhoria está contemplando ruas como a Geraldo Pereira.
O diretor do Detram de Estrela, Laoni Heiermann, destaca que o objetivo é deixar o trânsito mais seguro e a cidade mais bela. Ele também destaca o empenho de sua equipe. "São funcionários esforçados e que realizam um serviço de excelente qualidade", afirmou Heiermann.

Delegado da Marinha do Brasil recebe secretário de Esportes e Lazer de Estrela-RS


O secretário municipal de Esportes e Lazer, Nardir R. Steffens (Gardel) e a coordenadora dos projetos sociais, Simone Rissi, foram recebidos na manhã desta terça-feira, dia 27, pelo delegado da Marinha do Brasil Jayme Tavares, na sede da Capitania dos Portos, em Porto Alegre.
Delegado da Marinha do Brasil recebe secretário de Esportes e Lazer
Na oportunidade o secretário comunicou a Capitania do evento que ocorrerá no dia 5 de maio, no Rio Taquari, quanto da realização do "Desafio de Canoagem Pais e Filhos". Também pediu mais informações para a realização do Projeto Navegar, sobre o perímetro de segurança para a prática do esporte no rio.
De acordo com o delegado Jayme, a Marinha incentiva projetos de cunho social e concede o maior apoio. Ele ainda menciona que eventos e competições no rio devem ser comunicados a marinha com antecedência de 15 dias, e a entidade irá delegar autoridades municipais a fiscalizar se necessários às embarcações.
O encontro também estreitou a visita dos alunos do Projeto Navegar, a Marinha, no mês de junho, oportunidade que receberão palestra sobre as atividades da Marinha do Brasil.
Para o secretário, o Governo de Estrela sempre teve uma boa relação com a entidade, já que servidores municipais realizaram curso de condutor de embarcações de órgão público em 2009, oportunidade que quatro servidores tiveram uma semana de curso. "Sempre primamos pela segurança das pessoas que praticam esportes aquáticos no rio Taquari, e nossa atenção também é estendida para cumprir o que a legislação determina", ressalta. Ainda de acordo com Nardir, a Marinha se colocou a disposição da Prefeitura para ser parceira nessas iniciativas.

Por Josué Garcia 

Secultur: Belkis apresenta relatório de atividades



Café com veículos de comunicação
Nesta manhã (27/03) a Secretária da Secultur, Belkis Carolina Calsa apresentou, durante café da manhã oferecido aos veículos de comunicação, o relatório de atividades da pasta referente aos dois anos de atuação, 2010-2012. 
O encontro ocorreu na Cafeteria Café com Prosa e contou com representantes da Rádio Sorriso FM, Jornal Nova Geração, Folha de Estrela e site nossadica. 
Conforme Belkis a intenção é tornar pública a prestação de contas da secretaria. 
“A imprensa tem papel fundamental na sociedade porque contribui com a divulgação de informações sobre ações do Poder Público e é meu dever apresentar o que foi feito e onde foi investido.” 
Os presentes receberam o relatório impresso e digitalizado, mesmo material que já foi entregue ao prefeito municipal Celso Brönstrup. 
Durante o bate papo com os repórteres ficou evidente o interesse por projetos novos e que foram bem aceitos pela comunidade, como é o caso do Domingo Clássico, que ocorre mensalmente na Secultur e que está com a programação completa até o final do ano. 
Outra atividade que foi mencionada diz respeito à capacitação oferecida aos servidores da Secultur, em parceria com a Faculdade La Salle, que proporcionou aulas de protocolo aos participantes. 
Resgate e revitalização de pontos turísticos também foram apontados no relatório. “O cemitério da localidade de Chá-da-Índia, por exemplo, possui túmulos de origem alemã e lusitana. 
O processo de transformação lá foi muito importante para a história da nossa cidade”, lembrou Belkis. 
Outro assunto que despertou interesse foi o projeto, que já possui recursos e agora vai para a fase de licitação, da construção de banheiro e também ponto para venda de souvenir, playground, espaço para informações turísticas, revitalização da escadaria e jardinagem nas proximidades do Belvedere, no complexo da antiga Polar. 
Belkis destacou ainda que a secretaria criou cargos de turismólogo e bibliotecônomo, faltando agora apenas a realização de concurso público. 
Os profissionais que vão integrar o quadro técnico devem auxiliar no desempenho de funções relacionadas à secretaria e assim, melhorar ainda mais os serviços na área.

Estrela em 1 minuto 

Projeto cultural de destaque, consiste em incentivar a produção de filmes, que divididos em categorias, vão concorrer a premiações. 
Serão oferecidos workshops de fotografia, enredo, cenário e figurino, em parceria com produtoras e emissoras de TV, para aqueles interessados em aperfeiçoar o trabalho. 
O tema proposto para este ano é Estrela Meu Amor e é necessário que a filmagem tenha no máximo, 1 minuto de duração. 
“A idéia está aí, o projeto está formatado, deve ser implantado neste ano, em parceria com o Rotary Club e a profissional Rudge Schwertner”, diz Belkis.

Fórum de Saneamento em Estrela-RS - Evento discutiu destinação de resíduos, coleta e planos


Resíduos da Construção Civil, Plano da Bacia Taquari-Antas, Plano de Saneamento de Estrela, Logística Reversa de Lâmpadas Fluorescentes, Tratamento de Esgoto e Coleta e Destinação de óleo lubrificante usado e contaminado foram os assuntos que estiveram em pauta.



ESTRELA – Na última sexta-feira (23/03), ocorreu a 3ª edição do Fórum de Saneamento no município de Estrela. O público que prestigiou o evento teve a oportunidade de compartilhar, debater e ampliar os conhecimentos sobre importantes assuntos da área ambiental. Estiveram presentes, representantes dos municípios de Lajeado, Marques de Souza, Nova Bréscia, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Encantado, Capitão e Estrela.

Empresários, Técnicos da área ambiental, Estudantes e Comunidade tiveram a oportunidade de se interar sobre os assuntos apresentados durante o Fórum, bem como sobre as legislações que tratam sobre os mesmos, pois foi através destas que os palestrantes fundamentaram as informações apresentadas ao público.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico e Sala Verde agradecem a participação dos presentes, uma vez que todos de alguma forma são responsáveis pela elaboração das políticas públicas de saneamento definindo a gestão do saneamento em âmbito local.

Em especial aos Palestrantes que se dispuseram a compartilhar seus conhecimentos:

> Odorico Konrad – Engº Civil, Doutor em Engenharia Ambiental;

> Daniel Schmitz – Engº Agrônomo, Presidente do Comitê da Bacia Taquari Antas;

> Paulo Inácio Vila Filho – Engº Sanitarista e Ambiental, AMPLA Consultoria e Planejamento;

> Frederico Thompson Genofre – Engº Sanitarista e Ambiental, AMPLA Consultoria e Planejamento;

> Mario Guilherme Sebben – Engº Eletricista;

> Jônata Dall’ Oglio Stacke – Engº ambiental, SMMASB;

> Rangiel de Mello Lima – Administrador.

CRÉDITO FOTOS: JOSUÉ GARCIA

Presidente do INSS anuncia dois peritos para Estrela

Anúncio ocorreu durante a inauguração da sede de Encantado

Durante a inauguração da nova sede do Instituto Nacional de Seguro Social, em Encantado, o presidente do Instituto, Mauro Hauschild anunciou o resultado para esta terça-feira, do concurso público que vai nomear cinco médicos para a região. 
São dois para Lajeado, dois para Estrela e um para a nova agência alugada do instituto em Encantado. 
Aliada a contratação, o presidente antecipa melhorias no sistema de gerenciamento online de laudos e marcação de perícias. 

Marcelo Lopes da ABCS, esteve reunido com o ministro da Agricultura

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, esteve reunido com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mendes Ribeiro Filho, pedindo soluções para a crise que afeta a suinocultura brasileira.

A reunião contou com a presença de representantes das associações estaduais de suinocultores dos estados do Rio Grande do Sul (Acsurs, Valdecir Luis Folador), Mato Grosso e São Paulo. 


Diante das reivindicações, o ministro Mendes Ribeiro Filho afirmou que tomará providências imediatas contra a crise que assola os produtores de suínos do país. 

No encontro, o presidente da ABCS apresentou as demandas consideradas mais urgentes para a sobrevivência da atividade nos próximos meses. 

“O preço pago pelo suíno vivo nas granjas está sendo muito inferior ao seu custo de produção. Isso corresponde a R$ 3,5 bilhões de prejuízo ao ano para o setor. É preciso levar em consideração que o produtor gasta com insumos, como o milho e a soja, que têm tido elevação nos preços, especialmente pelas condições climáticas não muito favoráveis que têm abalado nosso país”, reforçou o presidente, que afirmou receber manifestações recorrentes de produtores de suínos que têm acumulado prejuízos nos últimos tempos. 

Durante a audiência, o ministro Mendes Ribeiro afirmou estar ao lado do produtor de suínos, e afirmou que vai buscar junto aos órgãos responsáveis saídas para amenizar a crise. 

“Vocês têm um ministro que acredita na suinocultura como um grande fortalecedor do agronegócio brasileiro”, afirmou Mendes. 

“Faremos de 2012 o ano da suinocultura”, disse o ministro. 

As principais reivindicações feitas pela ABCS foram o aumento da disponibilidade do milho balcão através da Conab, a promoção de venda de milho via sistema balcão – que hoje é praticado a R$ 27,00 a saca no Rio Grande do Sul – , além de leilões direcionados de milho para os produtores de suínos, com base no seu plantel. 

Sobre o custo de produção, Mendes Ribeiro afirmou que irá buscar instituir o preço máximo do milho, com intuito de evitar situações extremas como apresentadas pelo presidente das entidades estaduais presentes no encontro. O ministro afirmou ainda que irá buscar para a cadeia de suínos a criação da Política de Garantia de Preço Mínimo para a carne suína. Nesse sentido, o presidente da ABCS reforçou a existência de um Projeto de Lei do Senador Valdir Raupp (PMDB-RO) que está em tramitação no Senado sobre o assunto.

ACIE - Estrela-RS - OFICINA VENCENDO A INADIMPLÊNCIA






OFICINA VENCENDO A INADIMPLÊNCIA


Objetivo: 
Auxiliar o empresário na estruturação de políticas para minimizar os impactos da inadimplência na sua empresa.

A quem se destina:
- Empresários de Micro e Pequenas Empresas e Colaboradores.

Conteúdo programático:
- Tendências para crédito
- Fatores que levam a inadimplência
- Política de análise de crédito
- Formas de cobrança
- Administração de crédito
- Tipos de dívidas e formas de negociação

Resultados Esperados:
- Diminuir o índice de inadimplência na empresa.

Carga Horária: 04 horas

Instrutor: ELISEU EDUARDO ELY

Graduado em Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais - Unisinos; Especialização em Recursos Humanos - PUC/RS; Cursos de Extensão em Chefia e Liderança e Processo do Trabalho na IOB 
Cursos de Aperfeiçoamento em Resolução Criativia de Desafios - Nivel Básico na Ilace-Inst. Latino-Americano de Criatividade e Est; Negociando com Negociadores na Garcez Consultores Associados; 
Desenvolvimento Comportamental de Chefias na Wilson Cerqueira Consultores Associados; 
Sensibilização das Relações Interpessoais na Universidade do Vale do Rio dos Sinos; 
Treinamento: Processo e Operacionalização na Universidade Federal do RGS – Fundatec; 
Auditoria Trabalhista na LTR e Auditoria Analítica na Arthur Young. 

Período: 10/04/2012
Horário: 19h às 23h
Local: ACIE (Rua Treze de Maio, 239 - Centro – Estrela/RS).
Investimento: Sócio: R$ 20,00

Vagas Limitadas
Confirme sua presença até o dia 04/04 pelos fones: (51)3712-1088 / 1089 ou
E-mail: acie.estrela@certelnet.com.br

Estrela-RS - Tratamento de esgoto deve ser a prioridade


Tratamento de esgoto deve ser a prioridade para os próximos 30 anos


ESTRELA – O Prognóstico do Plano Municipal de Saneamento, apresentado em Audiência Pública, na última quinta-feira, dia 22, pela Prefeitura, revelou que o tratamento de esgoto deve ser a prioridade para os próximos 30 anos, com isso 95% do esgoto deve ser tratado neste período.

O estudo ainda prevê metas para as três décadas em quatro linhas: água, resíduos sólidos, drenagem urbana e esgoto. Hoje a cidade trata 4% do esgoto, através de seis Estações Compactas de Tratamento de Esgoto, atendendo os bairros Centro, Cristo Rei, Auxiliadora, Marmitt 1 e 2.

A distribuição de água no município também foi outro assunto apontado no encontro, revelando que a área urbana possui 16 poços artesianos profundos, sendo abastecido pelo Aquífero Guarani. O diagnóstico prevê um estudo do manancial para verificar se ele suportará a demanda da população daqui a 30 anos, verificando também os níveis dos poços existentes. Um dos problemas apontados é a existência de canos velhos na rede de abastecimento, que tem hoje 30.307 metros, eles devem ser substituídos por canos de PVC.


Em seu discurso de abertura do encontro, o prefeito de Estrela, Celso Brönstrup, enfatizou que o Plano de Saneamento deve ser uma responsabilidade de todos e que os próximos gestores públicos tem a grande responsabilidade de executar as metas previstas. “A população deve ser o grande agente fiscalizados dessas metas, para garantir o futuro das próximas gerações e a conservação do nosso meio ambiente”, ressaltou.

TEXTO E FOTO: JOSUÉ GARCIA

Município de Estrela doa imóvel público à Igreja Evangélica Assembleia de Deus



O Município de Estrela e a Igreja Evangélica Assembleia de Deus assinaram escritura de doação de imóvel público. O ato aconteceu na tarde desta segunda-feira (26/03), no Salão Nobre da Prefeitura. 
Na oportunidade, o prefeito Celso Brönstrup recebeu a visita do presidente Estevão Vieira Gomes e demais integrantes da direção da entidade religiosa. 
Trata-se de um terreno urbano, localizado no bairro Pinheiros, com área superficial de 2.965,58 m2, sem benfeitorias. A doação está amparada na Lei Municipal Nº 5.695, de 14 de dezembro de 2011.
No referido imóvel será construído o Centro Administrativo, Esportivo e de Eventos, com a finalidade de atender as atividades sociais, recreativas, assistenciais, entre outras.

Por ILOCIR JOSÉ FÜHR 

Morreu Chico Anysio


Morre o humorista Chico Anysio
Chico Anysio volta aos palcos ao lado de Tom Cavalcante


Humorista Chico Anysio morre aos 80 anos no Rio

O artista piorou no início desta semana e, na segunda (19), voltou a respirar com a ajuda de aparelhos em período integral. No dia seguinte, teve uma complicação renal.

Na noite de quarta (21), ele foi submetido a uma sessão de hemodiálise e apresentou instabilidade hemodinâmica --por isso, fez uso de alta dose de medicamentos para controlar a pressão arterial.

Seu estado foi considerado crítico pelos médicos na manhã de quinta (22). Segundo o boletim assinado pelo médico Luiz Alfredo Lamy, o humorista estava sedado, respirando com a ajuda de aparelhos e foi submetido na tarde de ontem a uma punção torácica para drenagem de um "grande hematoma pleural".

INTERNAÇÃO

Chico Anysio deu entrada no mesmo hospital em novembro de 2011 devido a uma infecção urinária. Após ser tratado com um ciclo de antibióticos, recebeu alta para passar o Natal com a família, mas voltou a ser internado no dia seguinte com hemorragia digestiva.

Ele chegou a respirar sem aparelhos no início de janeiro, mas voltou a piorar, teve febre e permanecia sedado. Em fevereiro, foi diagnosticado com uma infecção pulmonar, que estava sendo controlada com o uso de antibióticos.

Malga Di Paula, atual mulher do artista, fez campanha contra o cigarro no Facebook na semana passada. "[Chico] é uma das vítimas de uma geração desinformada, que usava o cigarro por uma questão de charme", publicou ela na rede social.

Além da mulher, o humorista deixa oito filhos de casamentos anteriores.

Estrela-RS - Creche Estrelinha realizou Assembléia dos Pais







Creche Estrelinha realizou Assembléia dos Pais

A Creche Municipal Estrelinha  (EMEI), que possui 205 alunos matriculados, localizada no bairro das Indústrias em Estrela-RS, realizou Assembléia dos Pais, dia 22 de março de 2012.

No início das atividades teve um momento de descontração e ginástica, tudo orientado pela professora de Educação Física da Escola Municipal.  

Na oportunidade foram tratados diversos assuntos: Orientações gerais sobre o funcionamento da instituição; Apresentação dos profissionais que trabalham no local; Prestação de contas do CPM; Eleição da nova diretoria do CPM. Também foi apresentado o resultado de um questionário, respondido pelos pais, no final do ano de 2011, o qual apresenta resultados de avaliação, altamente positivos sobre o funcionamento geral da Creche e algumas sugestões também.

Os trabalhos foram coordenados por Cristina Barbon, diretora da EMEI, que é mantida pela Prefeitura Municipal de Estrela-RS.

Texto e Fotos - Airton Engster dos Santos





Estrela-rs maior índice de desenvolvimento socioeconômico no Vale do Taquari

ESTRELA - A Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE) divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) dos municípios e do Estado do Rio Grande do Sul, referentes ao ano de 2009, nesta quarta-feira (21/03). Estrela obteve a 17º posição no Estado com o índice de 0,800, acima da média estadual, que é de 0,776.

Estrela apresentou elevação de 2,6% no bloco Educação, em renda teve crescimento 0,5%, saúde acréscimo 1,7%, e estabilizou no bloco Saneamento e Domicílios. Já no índice geral registrou acréscimo de 1,14%. O município possui três dimensões com indicadores acima de 0,800 — que é considerado alto desenvolvimento. O Idese de Estrela referente a 2009 foi superior ao de 2008, quando o índice geral atingiu 0,791.

De acordo com o prefeito de Estrela, Celso Brönstrup, a inclusão do município no bloco dos melhores municípios do RS em Desenvolvimento Socieconômico, reflete o compromisso do Governo de Estrela de investir e dar atenção a todos os grupos. “Realizamos ações conjuntas tanto na saúde como na educação, infraestrutura, atrações de novas empresas e saneamento, os resultados são visíveis”, enfatiza. Ele ainda ressalta que não é possível melhorar somente em um bloco, todos os quatro são interligados e consequência de si mesmos.

Sobre a FEE

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) é uma instituição de pesquisa, vinculada à Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Foi instituída em 1973 (Lei n.6624 de 13/11/1973), tendo origem no antigo Departamento Estadual de Estatística (DEE).

A FEE é a maior fonte de dados estatísticos sobre o Rio Grande do Sul. Dispõe de importante acervo de informações, pesquisas e documentos de natureza socioeconômica. Nela atua uma equipe multidisciplinar composta por profissionais que realizam estudos, pesquisas e análises, divulgados regularmente em publicações impressas e on-line.

Veja os indicadores:
Geral - 0,800
Educação - 0,907
Renda - 0,832
Saneamento e Domicílios - 0,579
Saúde - 0,887

Mais informações: www.fee.rs.gov.br

TEXTO e FOTOS: JOSUÉ GARCIA

Equipe de Atletismo de Estrela inicia a temporada de competições 2012




XVIII Rústica de Mato Leitão

ESTRELA - A Equipe de Atletismo de Estrela inicia a temporada de competições 2012 com bons resultados. Atletas do projeto de Atletismo de Estrela participaram no último domingo (18/03), da XVIII Rústica da cidade de Mato Leitão.

A Equipe representou o município com 20 atletas. Destaques para: Maikel Ohlweiler (1º Lugar na categoria até 15 anos); Ana Paula Vetorazzi Zilio e Taine Eede (4º e 5º lugar na categoria até 13 anos).

Os atletas estavam acompanhados pelos treinadores, Débora Dresch da Rosa e Matheus Trap.

O Projeto de Atletismo da Prefeitura Municipal de Estrela é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Os treinos são realizados no Parque Princesa do Vale nas terças e quartas-feiras, das 8h30 min às 11h e às 14h30min às 17h. Alunos de escolas públicas e privadas do município, com idade entre 8 e 17 anos podem participar. As inscrições podem ser feitas no local gratuitamente.

Maiores informações contatar SMEL pelo fone 3981-1046 ou pelo email atletismo@estrela-rs.com.br.

TEXTO e FOTO: DIVULGAÇÃO/PME

Bah Gualadas faz show no dia 25 na Soges em Estrela-RS




Bah! Gualadas faz show no dia 25 na Soges

ESTRELA - A extensa programação prepara para o mês da mulher, pela comissão organizadora do VI Multimulher, traz para Estrela, neste domingo, dia 25, o show do grupo Bah! Gualadas (ex-só Guirias), a partir das 20h, na Soges. A programação também terá o Desfile de Noivas do Ponto Alto.

TEXTO: JOSUÉ GARCIA

Celso Brönstrup participa de reunião de Trabalho da Fiergs em Estrela




Prefeito participa de reunião de Trabalho da Fiergs em Estrela

ESTRELA - Na manhã desta quinta-feira, dia (22/03), o prefeito Celso Brönstrup, participou juntamente com dezenas de lideranças empresariais do Vale do Taquari, da reunião de trabalho com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor Müller, em Estrela.
Na oportunidade foi entregue ao presidente da Fiergs, o documento contendo as principais reivindicações do Vale, no que se refere à infraestrutura, desenvolvimento regional, meio ambiente, segurança pública e saúde. A principal reivindicação do Vale de refere ao abastecimento de energia elétrica, duplicação de rodovias e meio ambiente.

TEXTO E FOTO: JOSUÉ GARCIA

Estrela-RS - Câmara recebe Domingo Clássico de abril


Câmara de Vereadores | Estrela-RS
Câmara recebe Domingo Clássico de abril 

O Legislativo de Estrela será palco de mais uma edição do Domingo Clássico, programa que leva a música erudita gratuitamente à comunidade através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A edição de abril do evento, marcada para o dia 15, ocorrerá no Plenário Bento Rodrigues da Rosa e contará com a apresentação de um oiteto de trombones, com participação de músico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – Ospa.

Na terça-feira o presidente do Legislativo, vereador Juarez Fülber (PPS) recebeu a visita de José Renato Schneider e Antônio Veloso, do Centro Cultural Bertholdo Gausmann e colocou o plenário da Casa à disposição para o evento. “Somos parceiros dessa iniciativa. A realização do Domingo Clássico na Câmara, além de levar cultura ao povo o aproxima do ambiente aonde ocorrem as decisões políticas do município”, observa. 
____________________________
Jônatas dos Santos

Reunião na Escola Estadual de Ensino Médio Estrela


         Reunião na Escola Estadual de Ensino Médio Estrela

 Reunião na Escola Estadual de Ensino Médio Estrela

Reunião na Escola Estadual de Ensino Médio


Escola Estadual de Ensino Médio Estrela, realizou reunião com pais de alunos

A primeira reunião do ano com pais de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela,  na quarta-feira, 21 de março de 2012, lotou o Ginásio da instituição, no bairro Alto da Bronze.

A Diretora, Zaira I. Junqueira Kemmer pronunciou palestra sobre o Ano Letivo de 2012, funcionamento da Escola, orientações gerais sobre horários, disciplinas, avaliações, e ainda pediu colaboração dos pais, em casa, para um bom desempenho dos alunos durante o presente ano.

Foi feito um mostruário com as diversas peças do uniforme da escola (jaqueta, camiseta, regata, Calça, Calção, bermuda) dos quais podem ser feitos encomendas.

No final foram entregues livros didáticos, a todos alunos, que serão utilizados durante o ano.

Escola Estadual de Ensino Médio de Estrela

Primeira escola pública de 2º Grau da sede municipal foi criada em 17 de fevereiro de 1982, pelo decreto 30.569, assinado pelo governador Amaral de Souza. A autorização de funcionamento foi através da Portaria 6.421, de 30 de março de 1982.

Em 1987, foi implantada a matrícula por disciplina, mantida até hoje.

A criação da Escola se deve ao empenho das educadoras Arlete Schauenberg, Liane Stapenhorst, Dirce Kleinübbing.

Diretores da Escola: de 1982 a 1983: Dirce Kleinübbing e Liane Stapenhorst, coordenadoras. De 1983 a 1991, Ildo João Salvadori. De 1991 a 1997, Marlise Gerhardt. De 1998 a 1999, Erci Pedro Albarello. De 2000 a 2003, Maria Izabel Knaack. 

Em 21 de outubro de 2003, foi eleita diretora Belkis Carolina Calsa reeleita em 2006 permanecendo até abril de 2009 quando se aposentou. Em sua substituição assumiu a professora Zaira I. Junqueira Kemmer.

Texto e Fotos: Airton Engster dos Santos




Prefeito de Estrela-RS oficializa doação de terreno para construção do Foro Trabalhista



Prefeito oficializa doação de terreno para construção do Foro Trabalhista


PORTO ALEGRE - O futuro Foro Trabalhista de Estrela já tem local onde ser construído. A área foi doada pela prefeitura, que, na tarde desta quarta-feira (21/3), entregou ao Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (TRT-RS) cópia da Lei Municipal 5.703/2011, pela qual foi formalizada a cessão.

O terreno onde será erguida a nova sede tem cerca de 1.500m² e está localizado na Rua Pinheiro Machado, entre as transversais Coronel Flores e Borges de Medeiros, bairro Centro. A Vara do Trabalho de Estrela hoje funciona na Rua Coronel Mussnich, 36, jurisdicionando os municípios de Bom Retiro do Sul, Colinas, Fazenda Vilanova, Imigrante, Paverama, Teutônia e Westfália.

O prefeito de Estrela, Celso Brönstrup, acompanhado pelos assessores Vanice Reichert e Luis Felipe Heidt, fez a entrega da documentação ao coordenador de Material e Logística do TRT-RS, Sandro Schiavon. O juiz titular da Vara Trabalhista de Estrela, Clocemar Lemes Silva, também esteve presente à ocasião.

CRÉDITO FOTO: JOSUÉ GARCIA

Imagens do Século XX - Colégio Santo Antônio de Estrela-RS


Imagens do Século XX - Colégio Santo Antônio de Estrela-RS
Imagem: Memorial da Aepan-ONG

Histórias da Nossa História - Tiros de Guerra em Estrela-RS


Tiros de Guerra em Estrela-RS
Memorial da Aepan-ONG
Tiros de Guerra em Estrela-RS
Memorial da Aepan-ONG
Tiros de Guerra em Estrela-RS
Memorial da Aepan-ONG
Histórias da Nossa História - Tiros de Guerra em Estrela-RS

Os Tiros de Guerra foram criados pelo Governo Federal com a finalidade, de facilitar aos jovens, o cumprimento de prestar o Serviço Militar Obrigatório, na sede do próprio município de origem, contribuindo para evitar o êxodo Rural.

Tratava-se de entidade civil, com diretoria própria, tendo a assistência de um militar, para ministrar instrução mínima necessária para o cumprimento da obrigação militar.

Nas primeiras turmas foram matriculadas pessoas com a idade superior ao limite previsto, que ainda não tinham prestado o serviço militar, além de outros jovens com idade apropriada para servir a Pátria.

No ano de 1916 é fundado o Tiro de Guerra da Vila Estrela. A 28 de maio perante grande assistência, realizava-se a inauguração do Tiro, ficando empossada a seguinte diretoria: Presidente honorário – Intendente Manoel Ribeiro Pontes Filho; presidente efetivo – Luiz Ignácio Müssnich; vice-presidente – Sylvio Azambuja; secretário – Ervino João Schmidt; Tesoureiro – Alberto Dexheimer; diretor de tiro – Odorico de Azevedo Lima; vogais: Alberto Sport, Carlos Hennemann, Fernando Noronha de Azambuja, Miguel Monteiro Vasques e Pedro Braun; comissão de contas: Alberto Ruschel, Artur Buchmann e Bento Luiz Ozório.

Em 28 de junho do mesmo ano o Tiro da Vila de Estrela é reconhecido pela Confederação do Tiro Brasileiro, e fica incorporado com o número 227. Em 16 de julho chega a Estrela, seu primeiro instrutor, tenente João Marques da Cunha Castro e de seu ajudante de ordens, tenente Álvaro Furtado.

Em 28 de outubro de 1916, foi criado o Tiro de Guerra de Roca Sales (território de Estrela naquela época), sendo incorporado com o número 300. A diretoria ficou assim constituída: Presidente – Silvio Piccinini; vice-presidente – Napoleão Maiole Primo e secretário – Germano José Cristh. O primeiro instrutor foi o sargento Heitor Rodrigues dos Santos.

Em 25 de janeiro de 1917, funda-se o Tiro de Guerra do Corvo (hoje município de Colinas), sendo logo incorporado com o número 298. Sua diretoria ficou assim constituída: Presidente – Pedro Brentano Sobrinho; vice-presidente – José Prediger Filho; secretário – Francisco de Azambuja; Tesoureiro – Adolfo Gerhardt; diretor de tiro - João Steffens e instrutor –  Sargento Inocêncio Machado Bittencourt.

Em 06 de janeiro de 1920, é fundado o Tiro de Guerra de Teutônia (plebiscito para emancipação em 1981), que em seguida é incorporado com o número 648. Seu primeiro instrutor foi também o Sargento Bittencourt, que já havia trabalho em Corvo. A primeira diretoria ficou assim constituída: Presidente honorário – Manoel Ribeiro Pontes Filho; presidente efetivo – Henrique Affonso Hoffmann;  vice-presidente – Frederico Koefender; tesoureiro – Roberto Pilz e secretário – Adolpho Koefender.

Segundo consta, os Tiros de Guerra tiveram duração até 1945.

Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Imagem; Aepan-ONG