Notícias de Estrela em setembro de 2011

Notícias de Estrela em setembro de 2011
ESTRELA - Na tarde do último sábado, dia 24, os alunos participantes do Projeto Salvar Vidas\Bombeiros Mirins participaram da Campanha Nacional do Trânsito.
Na ocasião, os Bombeiros Mirins simularam situações de primeiros socorros, e também distribuíram folhetos educativos aos motoristas e pedestres que trafegavam pela Rua Júlio de Castilhos, em frente ao Parque Princesa do Vale. O evento foi uma iniciativa do Lions Club de Estrela, em parceria com a Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. 
O Projeto Salvar Vidas é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com o Corpo de Bombeiros. Os encontros são realizados todas as terças e quintas-feiras na sede do Corpo de Bombeiros de Estrela. 

CAMPO BOM – No último final de semana os atletas Estrelenses da AEBMX Associação Estrelense de Bicicross regularam suas bicicletas e organizaram seus equipamentos para participarem da Segunda Etapa do Ranking Gaúcho, evento que soma pontos para o Campeonato Nacional. O município de Campo Bom recebeu mais de 100 atletas de várias cidades e regiões do estado. 
O Vale dos Sinos, que é um pólo importante e competitivo da modalidade, sentiu a força do trabalho dos atletas representantes do Vale do Taquari destacaram-se pela força, técnica e determinação na busca do melhor resultado. 
A entidade contou com a participação de 15 atletas competindo em 8 categorias. Os pilotos que se destacaram na etapa foram Arthur Henrique Lenz, primeiro colocado na categoria Expert 15 anos que com boas largadas continua forte na busca do título na competição, Arison Antônio Rakowsky, segundo colocado na categoria cruiser 35/39. 
Participou do evento o atleta estrelense Caion Horn na categoria especial. O atleta possui síndrome de Down, o que não interfere em seu desempenho na pista. Ele competiu com os atletas da categoria Boys 11 e 12 anos recebeu muitos aplausos da torcida e faturando a primeira posição. 

A AEBMX agradece a Prefeitura de Estrela e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e todos os seus patrocinadores, por acreditarem que o esporte é muito mais que movimento ou competição, mas um importante instrumento de formação social, cooperação, inclusão e atuação de novos cidadãos. 
O município de Estrela sediará duas finais de campeonato a nível estadual. O Campeonato Gaúcho no dia 6 de novembro e o Ranking Gaúcho no dia 20 de novembro, sendo que no dia 19/09, sábado ocorre à segunda etapa do Campeonato Municipal de Bicicross. 

ESTRELA – O prefeito de Estrela Celso Brönstrup, recebeu nesta terça-feira (27/09), do organizador da6ª Copa Estrela de Jiu-Jitsu, Luís Huber, o troféu de campeã da equipe estrelense, que ocorreu no domingo, dia 25, no ginásio de esportes do Colégio Santo Antônio, com a presença de 100 atletas do Estado. 
Na oportunidade Luís convidou o prefeito para o evento Mega Fight 5.5, que ocorre no dia 15 de outubro, em Estrela, no Wopey (antiga Lupus). O evento, além de 5 combates de MMA, terá 2 lutas de Jiu-Jitsu e 3 de Muay-Thai e será realizado em um octógono de dimensões oficiais. Confirma o card completopara noite (sujeito a modificações): Mauri de Moura x Arthur Araujo - Jiu-Jitsu; Daniel Fino x Henrique Oliveira - Muay Thai; Levis de Lima x Emerson Barbosa – Muay Thai; Eduardo Gianevello x Michael dos Santos – Muay Thai; Miguel Anka X Fabiano Silva - Jiu-Jitsu; Nugo x Vinícius Sarmento de Aguiar – MMA; Leandro Cipriano x Rafael Schmitt – MMA; Cristiano Lagemann da Silva x Carlos Eugênio – MMA; Sebastião Ferreira x Júnior Alves – MMA e Ariel Jaeger x Lucas Bernardi – MMA. 

ESTRELA – A Biblioteca Pública reabriu nesta quarta-feira (28/09) ao público, após um mês do processo de mudança para o segundo andar do antigo complexo da (Ambev), na rua Pinheiro Machado. 
O novo espaço é convidativo a leitura, bem iluminado, tem área total de 393,81m2, é amplo e acomoda o acervo que hoje é de 22.866 livros. Além de possuir sala para estudo com um computador com acesso à internet, possui sala especial para crianças com literatura do gênero. 
O Governo de Estrela investiu R$ 64.801,19 na reforma e adequação do espaço, como na troca de vidros da fachada, reforma de sanitários, instalação elétrica e hidráulica nova, reforma do piso e pintura. 
O horário de funcionamento do espaço é das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. 

O time do Martin Luther é o atual campeão estadual da categoria infanto. A equipe que representa o município de Estrela na competição estadual, treinada por Rodrigo Rother, garantiu a classificação para as finais desse ano. 
A confirmação da vaga veio depois dos dois desafios de domingo, dia 25, com a vitória por 3x0 sobre o time Notre D'Ame e o tropeço contra o Grêmio Náutico União de Porto Alegre por 3x2. 
Em 2008, a Avates também conquistou esse título. As finais do Gauchão da categoria esse ano, acontecem no final do mês de novembro.
As atletas recebem o apoio da Associação Vale do Taquarí de Esportes (Avates), Prefeitura Municipal de Estrela, Univates, Cooperativa Languiru, Metalúrgica Hassmann, Academia Corpus e Academia Corpo e Alma e Liquitur Transporte Executivo. 
Além do Gaúcho Infanto, a Avates está promovendo I Copa Smel/Avates de voleibol escolar, torneio que está na terceira e última etapa, e visa o desenvolvimento do esporte da região. A competição compreende as categorias Mirim e Infantil feminino e tem as inscrições gratuitas.
Na segunda fase foram 24 equipes, todas de nível iniciante, lutando pelo título. As finais serão disputadas neste sábado no ginásio do Colégio Martin Luther em Estrela.

Morre Antônio Carlos Porto - Em 2006 recebeu Título de Honra ao Mérito

Morre Antônio Carlos Porto - 2006 recebeu Título de Honra ao Mérito

Em 05/06/2006 Antônio Carlos Porto recebia homenagem na Câmara de Vereadres de Estrela.

Jornalista foi homenageado pela Câmara conforme proposição do vereador Paulo Floriano Scheeren (PPS).
Morreu em setembro de 2011. Fica a homenagem do Memorial da Aepan-ONG ao Portinho, ícone da comunicação no RS.

Morre Antônio Carlos Porto - Prêmio ARI de Jornalismo 1967

Morre Antônio Carlos Porto - Prêmio ARI de Jornalismo 1967
Morre Antônio Carlos Porto - Prêmio ARI de Jornalismo 1967
Morre Antônio Carlos Porto - Prêmio ARI de Jornalismo 1967

Ele deixa a mulher, Eva, que foi radioatriz e adotou o nome artístico de Jane, e três filhos: Antonio Carlos Porto Júnior, Ernani e Evelise. Tinha quatro netos e duas noras. Segundo parentes, Portinho era o churrasqueiro oficial da família e estava sempre feliz.


Homenagem - Memorial da Aepan-ONG
Airton Engster dos Santos - Diretor Cultural

Morre estrelense Antônio Carlos Porto

Morre estrelense Antônio Carlos Porto
Morre estrelense Antônio Carlos Porto
Antônio Carlos Porto

Nascido em Estrela ( RS ), no dia13 de abril de 1930, Antônio Carlos Porto, o "Portinho", como é carinhosamente chamado pelos colegas, foi um dos grandes comentaristas esportivos que o rádio gaúcho conheceu. Iniciou sua carreira no rádio por acaso, na Rádio Alto Taquari, de Estrela, fundada por Arnaldo Belvê. Entrou lendo a publicidade da emissora, na função de " speaker ". Logo, Porto começou a trabalhar como locutor, apresentador, redator. Acabava fazendo praticamente tudo na rádio do interior.

Em 1952, veio para Porto Alegre com a intenção de estudar, já havia feito o ginásio e o curso de técnico em contabilidade. Chegando à capital, seu grande amigo, Ênio Mello, então comentarista esportivo da rádio Gaúcha, PRC2, o convidou a conhecer o jornal "A Hora" , embrião da atual Zero Hora, pois lá havia uma vaga para contabilista. Ao chegar, foi convidado por Samuel Madureira Coelho a escrever sobre esporte para o jornal, já que tinha sido excelente ponta-direita no Estrela e tinha jogado também no 14 de Julho, de Livramento, ao servir o exército, em 1948.

Começou como cronista esportivo, cobrindo uma partida em que jogavam o Internacional e Grêmio Esportivo Renner. Logo começou a fazer jornalismo, em 1954. Depois, foi para a Caldas Júnior, trabalhar na Folha Esportiva. Saiu do jornal A Hora, de 1957 para 1958. Começou sua carreira no rádio entre 1954 e 1955, quando cobria as férias dos locutores titulares na Rádio Gaúcha, e na Rádio Difusora, PRF9. Em 1958, convidado por Guilherme Sibemberg, foi para a radio Gaúcha como comentarista de futebol, já que Ênio Mello havia passado para a Farroupilha. Como todo bom radialista,Porto conhece casos pitorescos que envolvem a atividade, rica em histórias divertidas.

Mendes Ribeiro saiu da Gaúcha para a Guaíba e o convidou para acompanhá-lo, como comentarista e repórter. Porto foi um dos pioneiros da Guaiba, onde ficou até 1960. Depois disso foi para a Farroupilha e Difusora. Conheceu os grandes nomes do Rádio. Em 1967, voltou para a Guaíba, onde ficou até quase 1990, um pouco antes da Caldas Júnior entrar em crise. Depois disso, praticamente encerrou as atividades em Rádio, continuando a escrever somente para a Radiobrás, onde entrou por intermédio de um concurso público.

Antônio Carlos Porto também atuou como presidente do Sindicato dos Jornalistas do RS de 1968 a 1971, e foi, também presidente e fundador do Sindicato dos Radialistas do RS, de 1973 a1980 Nesse tempo, enfrentou várias dificuldades em função do regime ditatorial que vivia o país. Fez o curso de Direito e até trabalhou um período na Justiçal do Trabalho.

O jornalista e radialista Antonio Carlos Porto, o Portinho como era conhecido, de 81 anos, morreu na noite desta terça-feira, vítima de um câncer de face. Portinho estava internado no Hospital Bruno Born, em Lajeado.

Fica a homenagem do Memorial da Aepan-ONG ao grande estrelense Antônio Carlos Porto que fez história no Rádio do Rio Grande do Sul.

Semana Acadêmica da Faculdade La Salle

Vice-presidente do Codevat participou da Semana Acadêmica da Faculdade La Salle. 

O prefeito de Fazenda Vilanova e vice-presidente do Codevat (Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari), José Luiz Cenci, participou no sábado, dia 24, da Semana Acadêmica da Faculdade La Salle. 
No evento, promovido pelo Diretório Acadêmico da instituição, Cenci conversou com os alunos sobre as Potencialidades do Vale do Taquari. 
Segundo o prefeito, a região tem uma força muito grande, e isto precisa ser valorizado com uma boa articulação política. 
“Todas as ações em benefício do Vale se definem na área política”, justifica. 
O vice-presidente também lembrou a luta pela duplicação da BR 386 no trecho Lajeado – Tio Hugo. 
Conforme Cenci, apesar deste trecho da rodovia não afetar diretamente todo o Vale, a duplicação, indiretamente, trará benefícios para a região. 
Isto porque a obra fará da BR 386 um corredor de desenvolvimento em que o Vale do Taquari fará parte.

PROJETO PETTER'ABAS NA SOGES

PROJETO PETTER'ABAS NA SOGES

William Shakespeare

William Shakespeare
Horas - Aconteça o que acontecer, o tempo e as horas sempre chegam ao fim, mesmo do dia mais duro dentre todos os dias.
Macbeth, Macbeth, p.19.

Dia do Doador de Órgãos no Brasil - 27 de setembro

 Dia do Doador de Órgãos no Brasil - 27 de setembro
 Dia do Doador de Órgãos no Brasil - 27 de setembro
 Dia do Doador de Órgãos no Brasil - 27 de setembro
 Dia do Doador de Órgãos no Brasil - 27 de setembro
 Dia do Doador de Órgãos no Brasil - 27 de setembro

Mais de 70.000 pessoas no país esperam por um órgão. 

As listas são estipuladas por ordem cronológica ou em alguns casos, como o do fígado, pela gravidade da doença. Uma das principais mudanças no Regulamento Técnico do Sistema Nacional de Transplantes é a prioridade que os pacientes menores de 18 anos passam a ter. A partir de agora, crianças e adolescentes ficam no topo da fila para receber órgãos de doadores da mesma faixa etária, e ganham o direito de se inscrever na lista para um transplante de rim antes de entrar na fase terminal da doença renal crônica e de ter indicação para hemodiálise.
No caso de o primeiro da fila ser incompatível com o doador, a prioridade passa para o segundo, e assim sucessivamente. Dependendo do órgão e do estado onde está o receptor, a espera pode durar mais de três anos, o que em muitos casos é sinônimo de morte. Há vinte anos, até 70% das pessoas à espera de um transplante de fígado, em todo o mundo, morriam antes ser atendidas. Hoje, esse índice fica em torno de 15%. Mesmo com o crescimento dos doadores, a demanda ainda é muito maior do que a oferta.
A questão dos transplantes ainda merece estudos e discussões entre a população cientifica e leiga. Neste sentido, serão elencadas algumas questões importantes que ajudarão a esclarecer as dúvidas mais frequentes.   
►Avaliação do potencial doador
            A avaliação do potencial doador deve considerar a inexistência de contra-indicações clínicas e laboratoriais à doação.
►Como poderei ser doador de órgãos após a morte?
            Para ser doador não é necessário deixar nada escrito, mas é fundamental comunicar à sua família o desejo da doação. A família sempre se aplica na realização deste último desejo, que só se concretiza após a autorização desta, por escrito.
►O potencial doador cadáver
            Considera-se como Potencial Doador todo paciente em morte encefálica, o qual é avaliado pelo conselho ético da Instituição formado por médicos, sendo que os mesmos não podem participar da equipe de transplante. Após as certificações, o paciente deve ser submetido a dois exames neurológicos que avaliem a integridade do tronco cerebral.
►Consentimento familiar
Após o diagnóstico de morte encefálica, a família deve ser consultada e orientada sobre o processo de doação de órgãos.
A entrevista deve ser clara e objetiva, informando “que a pessoa está morta e que, nesta situação, os órgãos podem ser doados para transplante”. Esta conversa pode ser realizada pelo próprio médico do paciente, pelo médico da UTI ou pelos membros da equipe de captação, que prestam todas as informações que a família necessitar.
►Órgãos e tecidos que podem ser doados
Órgão/Tecido
Tempo máximo para retirada
Tempo máximo de preservação extracorpórea
Córneas
6 horas pós Parada Cardíaca
7 dias
Coração
Antes da PC*
4 a 6 horas
Pulmões
Antes da PC*
4 a 6 horas
Rins
Até 30 min Pós PC*
até 48 horas
Fígado
Antes da PC*
12 a 24 horas
Pâncreas
Antes da PC*
12 a 24 horas
Ossos
6 horas Pós PC*
até 5 anos
*PC: Parada Cardíaca

►Quem pode se beneficiar de um transplante?

Principais Indicações

Coração
portadores de cardiomiopatia grave de diferentes etiologias (Doença de Chagas, isquêmica, reumática, idiopática, miocardites);
Pulmão
portadores de doenças pulmonares crônicas por fibrose ou enfisema;
Fígado
portadores de cirrose hepática por hepatite, álcool ou outras causas;
Rim
portadores de insuficiência renal crônica por nefrite, hipertensão, diabetes e outras doenças renais;
Pâncreas
diabéticos que tomam insulina (diabetes tipo I) em geral, quando estão com doença renal associada;
Córneas
portadores de ceratocone, ceratopatia bolhosa, infecção ou trauma de córnea;
Medula Óssea
portadores de leucemia, linfoma e aplasia de medula;
Osso
pacientes com perda óssea por certos tumores ósseos ou trauma;
Pele
pacientes com grandes queimaduras.

►Quem pode ser doador em vida?
            O doador vivo é um cidadão juridicamente capaz, que, nos termos da lei, possa doar órgão ou tecido sem comprometimento de sua saúde e aptidões vitais.
            Deve ter condições adequadas de saúde e ser avaliado por médico para realização de exames que afastem doenças as quais possam comprometer sua saúde, durante ou após a doação.
            Pela lei, parentes até quarto grau e cônjuges podem ser doadores; não parentes, somente com autorização judicial.
►Quais órgãos e tecidos podem ser obtidos de um doador vivo?
Rim: doa-se um dos rins (é a doação mais freqüente intervivos);
Medula Óssea: pode ser obtida por meio da aspiração óssea direta ou pela coleta de sangue periférico;
Fígado: parte do fígado pode ser doada;
Pulmão: parte do pulmão (em situações excepcionais);
Pâncreas: parte do pâncreas (em situações excepcionais).

►Principais problemas que dificultam doações de órgãos e realização de transplantes:

*Problemas de natureza clínico-biológica: compatibilidade biológica com o receptor, grupo sanguíneo, AIDS.
*Problema de natureza logístico-administrativa e econômica: retirada e conservação do órgão (laboratórios clínicos), disponibilidade de leitos hospitalares para urgência e reanimação.
*Problemas de natureza cultural e moral: convicções religiosas, educação do paciente e seu desejo ou não de realizar o transplante, desatenção e/ou arrogância do corpo médico, criação de mercado dos órgãos.

Texto - Adir Lina Biberg

3ª Etapa do Campeonato Metropolitano de Arrancada em Estrela-RS

3ª Etapa do Campeonato Metropolitano de Arrancada em Estrela-RS
3ª Etapa do Campeonato Metropolitano de Arrancada em Estrela-RS
3ª Etapa do Campeonato Metropolitano de Arrancada em Estrela-RS
3ª Etapa do Campeonato Metropolitano de Arrancada em Estrela-RS
3ª Etapa do Campeonato Metropolitano de Arrancada em Estrela-RS
3ª Etapa do Campeonato Metropolitano de Arrancada em Estrela-RS
3ª Etapa do Campeonato Metropolitano de Arrancada em Estrela-RS
3ª Etapa do Campeonato Metropolitano de Arrancada 
Domingo perfeito atrai multidão no Arrancadão

A Avenida Augusto Frederico Markus, via do Porto de Estrela, foi tomada por uma multidão de expectadores neste domingo (25/09), para assistir os pegas da 3ª Etapa do Campeonato Metropolitano de Arrancadas, realizada por Cia Eventos e promovida pela Prefeitura através da Secretaria de Esportes e Lazer. 

Com mais de 4 mil expectadores o evento cresce a cada ano surpreendendo os realizadores, e neste domingo não foi diferente, alcançando a marca dos últimos anos, de acordo com a Cia Eventos. 

Para 2012 o público pode esperar mais novidades com a ampliação das arquibancadas e do estacionamento. 

De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Nardir R. Steffens, o Governo de Estrela investe na diversificação do esporte promovendo e sediando competições estaduais e nacionais das mais diversas modalidades esportivas. 

“Trazer para Estrela um campeonato deste porte mostra nosso potencial realizador”, enfatiza Nardir. 

Os 65 pilotos inscritos disputaram a competição em 17 categorias são elas: Categoria – A -STANDARDT LIGH; Categoria - B - STREET TURBO TRAÇÃO DIANTEIRA (TURBO C); Categoria - C – STANDARD; Categoria - D - STREET TURBO TRAÇÃO DIANTEIRA (TURBO B); Categoria - E - STREET TRAÇÃO TRASEIRA; Categoria - F - STREET TRAÇÃO DIANTEIRA; Categoria - G - STREET TURBO TRAÇÃO DIANTEIRA (TURBO A); Categoria - H - STREET TURBO TRAÇÃO TRASEIRA; Categoria - I - SUPER STREET TRAÇÃO DIANTEIRA; Categoria - J - SUPER STREET TRAÇÃO TRASEIRA; Categoria - K - FORÇA LIVRE TRAÇÃO DIANTEIRA; Categoria - L - FORÇA LIVRE TRAÇÃO TRASEIRA; Categoria - M - SUPER FORÇA LIVRE; Categoria - N - ORIGINAL TRAÇÃO TRASEIRA; Categoria - O - DESAFIO TURBO; Categoria - P - DESAFIO ASPIRADO e Categoria - Q – CITADINO. 

A maior velocidade registrada na pista foi do piloto Demetrio Perin, da categoria Street Turbo Tração Dianteira (Turbo A), que alcançou os 216 Km/h nos 201 metros de pista.

Dia Nacional do Idoso (Brasil) - Criado por Lei Federal á partir de 2008 sua data é coincidente com a comemorada pela ONU.

27 de setembro - Dia Nacional do Idoso (Brasil)
27 de setembro - Dia Nacional do Idoso (Brasil)
27 de setembro - Dia Nacional do Idoso (Brasil)
27 de setembro - Dia Nacional do Idoso (Brasil)

 Direitos Civis 

O Estatuto do Idoso 

Após sete anos tramitando no Congresso, o Estatuto do Idoso foi aprovado em setembro de 2003 e sancionado pelo presidente da República no mês seguinte, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos. Mais abrangente que a Política Nacional do Idoso, lei de 1994 que dava garantias à terceira idade, o estatuto institui penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos da terceira idade. Veja os principais pontos do estatuto: 

Saúde 

O idoso tem atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde (SUS). 

A distribuição de remédios aos idosos, principalmente os de uso continuado (hipertensão, diabetes etc.), deve ser gratuita, assim como a de próteses e órteses.
 

Os planos de saúde não podem reajustar as mensalidades de acordo com o critério da idade.
 
O idoso internado ou em observação em qualquer unidade de saúde tem direito a acompanhante, pelo tempo determinado pelo profissional de saúde que o atende. 

Transportes Coletivos 

Os maiores de 65 anos têm direito ao transporte coletivo público gratuito. Antes do estatuto, apenas algumas cidades garantiam esse benefício aos idosos. A carteira de identidade é o comprovante exigido. 

Nos veículos de transporte coletivo é obrigatória a reserva de 10% dos assentos para os idosos, com aviso legível.
 

Nos transportes coletivos interestaduais, o estatuto garante a reserva de duas vagas gratuitas em cada veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. 

Se o número de idosos exceder o previsto, eles devem ter 50% de desconto no valor da passagem, considerando-se sua renda. 

Violência e Abandono 

Nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão. 

Quem discriminar o idoso, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte ou a qualquer outro meio de exercer sua cidadania pode ser condenado e a pena varia de seis meses a um ano de reclusão, além de multa. 

Famílias que abandonem o idoso em hospitais e casas de saúde, sem dar respaldo para suas necessidades básicas, podem ser condenadas a penas de seis meses a três anos de detenção e multa. 

Para os casos de idosos submetidos a condições desumanas, privados da alimentação e de cuidados indispensáveis, a pena para os responsáveis é de dois meses a um ano de prisão, além de multa. Se houver a morte do idoso, a punição será de 4 a 12 anos de reclusão. 

Qualquer pessoa que se aproprie ou desvie bens, cartão magnético (de conta bancária ou de crédito), pensão ou qualquer rendimento do idoso é passível de condenação, com pena que varia de um a quatro anos de prisão, além de multa. 

Entidades de Atendimento ao Idoso 

O dirigente de instituição de atendimento ao idoso responde civil e criminalmente pelos atos praticados contra o idoso. 

A fiscalização dessas instituições fica a cargo do Conselho Municipal do Idoso de cada cidade, da Vigilância Sanitária e do Ministério Público. 

A punição em caso de mau atendimento aos idosos vai de advertência e multa até a interdição da unidade e a proibição do atendimento aos idosos. 

Lazer, Cultura e Esporte 

Todo idoso tem direito a 50% de desconto em atividades de cultura, esporte e lazer. 

Trabalho 

É proibida a discriminação por idade e a fixação de limite máximo de idade na contratação de empregados, sendo passível de punição quem o fizer. 

O primeiro critério de desempate em concurso público é o da idade, com preferência para os concorrentes com idade mais avançada. 

Habitação 

É obrigatória a reserva de 3% das unidades residenciais para os idosos nos programas habitacionais públicos ou subsidiados por recursos públicos. 

Feira Pedagógica Colégio Santo Antônio de Estrela

Feira Pedagógica Colégio Santo Antônio de Estrela-RS

Imagens do Século XX - Estrela-RS

Fábrica de Biscoitos em Estrela-RS - 1951
SOGES - Estrela-RS - 1926

Estrela-RS - Tambores de Rua promovem cidadania

Secultur de Estrela-RS promove intercâmbio através da percussão

Bloco Renascer de Estrela-RS nos Tambores de Rua de  Santa Maria


Bloco Renascer de Estrela-RS nos Tambores de Rua de  Santa Maria
Bloco Renascer de Estrela-RS nos Tambores de Rua de  Santa Maria
Bloco Renascer de Estrela-RS nos Tambores de Rua de  Santa Maria
Através da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Estrela-RS, o bloco Renascer do Samba do bairro Imigrantes, estabeleceu um intercâmbio cultural com o grupo Cuíca de Santa Maria.
Bloco Renascer de Estrela-RS nos Tambores de Rua de  Santa Maria
Bloco Renascer de Estrela-RS nos Tambores de Rua de  Santa Maria
Bloco Renascer de Estrela-RS nos Tambores de Rua de  Santa Maria
Bloco Renascer de Estrela-RS nos Tambores de Rua de  Santa Maria
No sábado (dia 24 de setembro de 2011) o bloco Renascer de Estrela esteve em Santa Maria onde visitou a sede do grupo Cuíca e participou de evento denominado Tambores de Rua.
Bloco Renascer de Estrela-RS nos Tambores de Rua de  Santa Maria
Bloco Renascer de Estrela-RS nos Tambores de Rua de  Santa Maria
Bloco Renascer de Estrela-RS nos Tambores de Rua de  Santa Maria
Bloco Renascer de Estrela-RS nos Tambores de Rua de  Santa Maria
Em Santa Maria além do Renascer de Estrela, participaram do evento promovido pelo Cuíca, escolas de samba, bandas marciais, Brigada Militar, Polícia Civil, Secretaria da Justiça do RS, Direitos Humanos, Rotary Club, Prefeitura de Santa Maria entre outras instituições.
Bloco Renascer de Estrela-RS nos Tambores de Rua de  Santa Maria
Bloco Renascer de Estrela-RS nos Tambores de Rua de  Santa Maria
Bloco Renascer de Estrela-RS nos Tambores de Rua de  Santa Maria
Bloco Renascer de Estrela-RS nos Tambores de Rua de  Santa Maria
Em torno de 45 pessoas fizeram parte da delegação do Renascer de Estrela, coordenados pela professora Belkis Carlonina Calsa, secretária de Secultur de Estrela.
Bloco Renascer de Estrela-RS nos Tambores de Rua de  Santa Maria
Bloco Renascer de Estrela-RS nos Tambores de Rua de  Santa Maria
Bloco Renascer de Estrela-RS nos Tambores de Rua de  Santa Maria
“Tanto o grupo Cuíca de Santa Maria, quanto o Renascer de Estrela, desenvolvem suas atividades em bairros populares e através da percussão despertam suas comunidades para a cidadania”, afirmou a professora Belkis Carolina Calsa, grande incentivadora do intercâmbio cultural entre as duas associações.

Texto e fotos - Airton Engster dos Santos e Igor Biberg