Biti



Biti e o Parque Princesa do Vale


Recebemos na sala de redação do Jornal Folha de Estrela, o ex-secretário da Smel - José Horn - Biti que ocupou a pasta nos governos dos ex-prefeitos Leonildo José Mariani e Guinther  Ricardo Wagner.


Acompanhado do jornalista Paulo Roberto Pochmann de Quevedo, conversamos longamente com o Biti sobre diversas atividades e realizações da Smel, nos anos 90 - final do século XX. Incrível como o tempo passou rápido e tudo ainda parece tão presente em nossa memória.

José Horn - Biti, é aposentado. Foi funcionário público por 35 anos tendo exercido as atividades de escriturário, topógrafo e secretário da Smel, integrou a Banda Municipal de Estrela, foi músico da Banda Guarujá, presidente do Motoclube Estrela,  atuou no Estrela FC, entre outra atividades sociais como chefe de torcida no concurso Rainha das Piscinas RS ou na organização do Carnaval.

Conversamos sobre a beleza da mulher estrelense,  em destaque nos concursos Miss Estrela, que lotavam de pessoas o antigo ginásio Oscar Chaves Garcia. Algumas vezes os certames foram realizados no Estádio Aloysio Valentin Schwertner.

As competições com grande participação de equipes muitas vezes eram realizadas com precariedade em virtude da falta de espaço adequado.

Foi com esta preocupação que o prefeito de Estrela Guinther Ricardo Wagner chamou o Biti para uma conversa. O assunto - construção de um parque em espaço que não era utilizado por se tratar de área de risco ambiental (cheias do Rio Taquari), localizado na Rua Julio de Castilhos, próximo a caixa de água da Corsan.

Biti considerou a possibilidade da construção do Parque excelente ideia, pois sua efetivação iria finalmente resolver a falta de espaço adequado para as competições  e eventos realizados pela Smel.

Se dedicou totalmente ao projeto. Ele mesmo fez a planta durante o turno da noite no setor de engenharia da Prefeitura. Disse que naquela época não existia computadores com programa para plantas, motivo pelo qual fez com nanquim bico de pena. Fez também uma maquete pequena e apresentou ao prefeito que aprovou o projeto do Parque Princesa do Vale.

Biti comemorou e pediu autorização para ser o responsável pela construção do Parque, no que concordou Guinther Wagner. Lembra que no aterro da área foram colocados 5 mil cargas de caminhão de 12 m³ cada uma.

Desde o início estava planejado o espaço da lagoa a partir de uma fonte que existia no local. Um esgoto foi desviado da nova área do Parque. 

Por fim o Parque Princesa do Vale estava concluído e foi inaugurado em 20 de maio de 1996 - quando Estrela comemorou 120 Anos de emancipação político administrativa. O Governador do Estado Antônio Brito esteve presente na solenidade.


O Parque possui 3 hectares de área, um dos maiores complexos de esportes e lazer da região do Vale do Taquari. Além do lago, tem pista de caminhada e ciclovia, canchas para para prática de voleibol, futebol de areia, basquete, futebol sete, área verde e parque infantil entre outros atrativos.

Local onde são promovidos eventos, torneios e competições esportivas. Viva-Verão, Maifest e Brincando no Parque reúnem grande público quando de suas realizações.

Biti afirmou que quando passa pelo Parque Princesa do Vale, dificilmente entra, pois fica triste quando observa que o mesmo não está sendo cuidado adequadamente. Mas tem muito orgulho da obra.

Texto - Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário: