Imagens - Festival do Chucrute - patrimônio cultural há 50 Anos... Estrela-RS-Brasil


Festival do Chucrute - patrimônio cultural há 50 Anos... 

A festa alemã de Estrela é a mais antiga do Estado do Rio Grande do Sul e acontece todos os anos no mês de maio, desde 1966, em Estrela. 

O evento iniciou denominado Baile do Chucrut e teve como origem o Baile do Coro, que era realizado pelo Coro da Comunidade Evangélica de Estrela. Nesta época um grupo de pessoas também ligadas à Comunidade Evangélica de Estrela, entre elas o casal Adolfo e Helga Ziebel tiveram uma idéia nova quanto ao evento. 

Em uma garagem particular o casal Ziebel ensaiava alguns pares de dançarinos para apresentar danças típicas e no ano de 1966 também o Baile do Coro passou a se chamar “Baile do Chucrut” com decoração de guirlandas e comida alemã. 

Nesta primeira edição do evento, este grupo de dançarinos foi oficialmente apresentado ao público e obteve grande aceitação, pois até então ainda não era conhecido. 

Atualmente, o “Conjunto de Danças Típicas Alemãs” como era denominado, é conhecido como Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela, que estão entre os mais tradicionais do Estado. 

São os mais antigos grupos do gênero em atividades ininterruptas desde 1964, quando aconteceram os primeiros ensaios. Eles são mantidos pela Comunidade Evangélica de Estrela e já realizaram apresentações em centenas de cidades, diversos estados brasileiros e também em diferentes países da Europa. 

Os Grupos Folclóricos de Estrela possuem 12 categorias de dançarinos dos três aos 80 anos de idade, somando mais de 442 componentes. Em 1979, o Baile do Chucrute passou a chamar-se Festival do Chucrute. 

Para marcar os 50 Anos do Festival do Chucrute, o Memorial da Aepan-ONG realiza uma mostra com fotos, cartazes, canecões e trajes típicos, conjuntamente na Prefeitura Municipal de Estrela e Câmara de Vereadores.

No prédio da Prefeitura Municipal, muitas fotos antigas e atuais, trajes típicos, canecões e cartazes dos últimos 12 anos.

No legislativo encontram-se os cartazes antigos que foram doados por Sérgio Werle, os quais foram ilustrados com gravuras do artista plástico. 

A exposição conta com apoio do Governo de Estrela, Jornal Folha de Estrela, Rádio Studio FM 98.3, Câmara de Vereadores, Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, O Paladino, Sérgio Werle e Leandro Neinas.

Pesquisador – Airton Engster dos Santos
Fotos – Memorial da Aepan-ONG

























































Nenhum comentário: