Estrela-RS - Crescem as excursões à Rota Delícias da Colônia


Crescem as excursões à Rota Delícias da Colônia
Dos sete pontos turísticos que estão na trajetória da Rota, três estão em Estrela. Quando estiver concluída, a escadaria deve fazer parte do tour urbano na cidade.

Em 2014, cerca de 29 mil turistas visitaram o Roteiro Delícias da Colônia, 20% a mais do que em 2013, quando excursões apreciaram o cenário e a gastronomia do Roteiro que foi um marco para o turismo do Vale do Taquari. “Nós tivemos um belo crescimento. A rota destacou-se no desenvolvimento do setor na região. As excursões são principalmente da grande Porto Alegre. Aos poucos estamos conquistando visitantes de outras regiões e estados”, informa o Coordenador do Turismo de Estrela, Antônio Veloso. Segundo ele, a Rota apresenta boas perspectivas para 2015 e Estrela contribui para ampliar o segmento. Dos sete pontos turísticos anexados no roteiro, três estão em Estrela: o primeiro ponto é o Recanto do Avestruz, em seguida o Alambique Berwanger e depois a Sirlei Chocolates. “A Sirlei teve que ampliar suas instalações devido ao crescimento de visitações. O Alambique além da tradicional cachaça e dos saborosos licores em breve oferecerá caldo de cana” 
O Roteiro cruza três cidades: além de Estrela, Colinas onde há a Associação dos Artesãos; em Imigrante, o Cactário Horst; o Convento São Boaventura e a Loja Contêiner dos Cosméticos da Séhven. 
“Fazemos um tour em cada município”, explica Veloso. Mais pontos estão sendo formatados em Estrela, o que deve impulsionar ainda mais o roteiro.

A escadaria do Porto de Estrela será um importante recurso turístico. Por ela, é possível ver o Rio Taquari e a beleza da paisagem que compactua o cenário natural com a obra humana. “O artista Sergio Werle pintou na lateral da escadaria o prédio de épocas passadas. É um resgate cultural muito bonito.” Foram colocadas luminárias e em breve, serão recolocadas as duas estátuas que representam o comércio e a indústria do município.
A previsão é de que a escadaria seja inaugurada em março. “Com sua conclusão, a ideia é fazer com que os turistas a visitem e ouçam relatos de sua importância”. Afinal, o turismo caminha consoante com a cultura do município.

Curiosidades:
- Desde que foi aberto há 13 anos o itinerário do roteiro vem impulsionando os passeios. O roteiro está no trade do turismo nacional.
- O Roteiro Delícias da Colônia foi o segundo a ser criado no Vale do Taquari e em razão da variedade de atrações e do cenário, está no ranking dos mais visitados do Vale do Taquari. O excursionista encanta-se com a receptividade dos donos dos negócios, enfatiza o coordenador da Rota.
- Em Estrela três são os pontos: o Alambique Berwanger é uma casa centenária produtora de cachaça. A Sirlei Chocolates. A fama da Sirlei ultrapassa o Estado. Os biscoitos - pão de mel - é um dos mais procurados. O Recanto do Avestruz desenvolve a estrutiocultura. Dispõe de carnes, óleo, patê, e linguiça de avestruz. Quem prova elogia.


Texto e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: