Estrela-RS - Secretário Henrique Lagemann realiza reunião com Vigias


Secretário Henrique Lagemann realiza reunião com Vigias 

Tendo por local a sede da AMVAT, o Secretário da Administração Henrique Lagemann promoveu uma reunião com os vigias do quadro de servidores municipais de Estrela

A pauta foi variada, sobre a utilização de fardamento, câmaras de vigilância, relógio ponto, rádio HD entre outros. 

O Secretário falou a respeito das conquistas dos vigias nos últimos meses, como o adicional de periculosidade e pagamento de adicional sobre as horas realizadas em feriados. O processo de valorização para quem veste a camisa deve continuar disse Henrique. 

Já o Coordenador do Centro Integrado de Vigilância Patrimonial Zalmiro Gay afirmou que as relações no ambiente de trabalho, em geral são boas, e o trabalho de monitoramento do patrimônio público tem atingido os objetivos. Não tem se observado depredações ou danos. 

Texto e fotos – Airton Engster dos Santos



Exposição do Memorial da Aepan-ONG na Câmara de Vereadores de Estrela recebe visita de estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela


No dia 31 de março, quando se completou 50 anos do golpe militar, a Câmara de Vereadores de Estrela recebeu grande presença de alunos que visitaram a mostra promovida pelo Memorial da Aepan-ONG – 50 Anos da Revolução de 1964 – A Conquista do Estado. 

Assistiram a um documentário de 30 minutos sobre o tema e partir daí, os estudantes foram levados ao mezanino onde 17 painéis divididos em cinco eixos tratam do contexto político brasileiro, da ditadura militar no Brasil, das vítimas, do movimento pela redemocratização, da transição política e das políticas de memória.

Para a professora de história Rejane, da Escola de Ensino Médio Estrela, a visita na exposição é válida para entender a influência do passado recente na vida política do país atualmente. Na opinião dela, a juventude tem pouco contato com os fatos do período ditatorial, mas ainda assim é influenciada pelo espírito de rebeldia daquela época. 

Atingir a geração que está no ensino médio hoje é um dos objetivos da mostra, segundo o produtor Airton Engster dos Santos. Além disso, ela busca contar a história diz Engster.

De acordo com ele, a exposição também tem recebido muitas visitas de pessoas que viveram o período da ditadura e que se emocionam ao ouvir histórias conhecidas ou semelhantes às vividas por familiares e amigos. 


A mostra da Aepan-ONG está montada na Câmara de Vereadores de Estrela até dia 15 de abril. A visitação pode ser feita todos os dias da semana com entrada gratuita.

Priscila Rodrigues















Estrela - Centauros amadurece após a segunda derrota no CGR


Centauros amadurece após a segunda derrota no CGR

O Centauros Rugby viajou para Gravataí no último sábado para disputar com o San Diego a Segunda Rodada do Campeonato Gaúcho de Rugby (CGR). Mais uma vez, a equipe repetiu erros da estreia e não conseguiu ser efetivo nas oportunidades de marcar. Em quatro falhas de marcação, a equipe local fez 32 pontos e venceu a partida. Nos demais jogos, tivemos a vitória do líder Farrapos sobre o Serra por 39 a 3 e a recuperação do Charrua que venceu o Brummers por 19 a 12.

Neste final de semana também seria a vez da categoria juvenil entrar em campo às 13h30min. No entanto, a ambulância chegou somente às 14h40min e, por ter atrasado mais de uma hora, o Centauros venceu por W.O. Conforme o regulamento, a equipe beneficiada vence pelo placar de 24 a 0. Para não desperdiçar longa viagem das categorias M15 e M19, foi realizada uma partida simbólica no final da tarde. Os meninos venceram por 7 a 5 e voltaram para Estrela confiantes com o crescimento da categoria.

Na categoria adulta, o Centauros reviveu um problema já superado nos dois primeiros anos do clube. A falta de efetividade. Durante os 40 minutos iniciais, a equipe de Estrela teve maior posse de bola e pelo menos quatro chances importantes de marcar, mas pecou na finalização. Em contrapartida, um penal e duas falhas na marcação deixaram o Centauros com 15 pontos de desvantagem no primeiro tempo.

O ritmo da segunda etapa diminuiu devido ao calor e o desgaste físico de ambas as equipes. Pior para o Centauros, que mesmo bem fisicamente, não está acostumado com a velocidade imposta pelas equipes da Primeira Divisão. Ao fim da partida o San Diego chegou a sua segunda vitória e se estabeleceu na vice-liderança da competição. No lado do Centauros, a segunda derrota não desmotiva, visto que a equipe está amadurecendo em todas as categorias. Neste dia primeiro de Abril o Centauros Rugby completa três anos de fundação.

O Centauros inicia já no próximo sábado, dia 5, uma sequencia de cinco jogos em Estrela. No próximo final de semana o jogo será às 15h contra a equipe do Serra de Caxias do Sul.

Texto: Nícolas Horn
Fotos: Jóice Sulzbach

Adriana Lara e seu Caderno de Variedades - Jornal Folha de Estrela - 27 de março de 2014







Capa e contracapa do Jornal Folha de Estrela - 27 de março de 2014




Estrela-RS - Rugby agora nos projetos do município


Rugby agora nos projetos do município

Iniciou na terça-feira (25), a parceria entre a Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) de Estrela e o Centauros Rugby Clube, que vai levar a modalidade para as crianças do município. As aulas de Tag Rugby, modalidade especial para crianças, será ministrada em quatro turnos: nas terças manhã e tarde e nas quintas-feiras, manhã e tarde.

Conforme o secretário de Esportes e Lazer, Júlio Saldanha Pereira, a ideia é diversificar ainda mais a oferta de esportes nos projetos realizados pelo município. A escolinha de rugby será ministrada pelo atual técnico do Centauros, o argentino Martin Castillos, que no último final de semana participou de um curso de formação na área realizado pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

As aulas ocorrerão, nas terças-feiras, na Sede dos Projetos da Smel, localizada no antigo prédio da Polar. Ali serão atingidos cerca de 100 alunos ligados ao Programa Segundo Tempo, do Governo Federal. Já, nas quintas-feiras, o rugby irá para duas escolas municipais. Pela manhã, será realizado na Emef Cônego Hugo Wolkmer, no Bairro Auxiliadora e, à tarde, na Emef Ruth Markus, no Bairro Boa União. “Iremos transmitir os princípios do esporte, de uma forma lúdica e sem contato físico, como prevê a prática do tag”, explica Castillos. A intenção é atingir cerca de 200 crianças do município.

Matéria e foto: Jônatas dos Santos

Estrela-RS - Serventes passam por treinamento na Cozinha Central


Serventes passam por treinamento na Cozinha Central

Na segunda-feira (24), seis serventes da Cozinha Central, sob a supervisão da nutricionista Maína Strack, passaram por um treinamento com o chef de cozinha Guilherme Medeiros. O objetivo do encontro foi o de aprender o manuseio correto e todas as funções de um novo forno adquirido pela Secretaria de Educação, num investimento de mais de R$ 40 mil.

Responsáveis pelo preparo diário de 1,4 mil refeições que são distribuídas em todas as escolas de Educação Infantil do município e mais quatro educandários que possuem o Programa Mais Educação, as serventes tiraram dúvidas e ouviram atentamente as dicas do chef. Conforme Maína, o novo forno combinado agiliza o preparo e mantém a qualidade nutricional dos alimentos, principalmente por utilizar calor seco e vapor. “Legumes cozidos em água sempre perdem nutrientes para a própria água, o que não é o caso do cozimento no vapor”, explica.

Além deste investimento, a Secretaria de Educação adquiriu também mais um forno para a parte da padaria da Cozinha Central. A expectativa do secretário Marcelo Mallmann é que, com os novos equipamentos, as atividades cotidianas sejam desempenhadas com maior rapidez e qualidade.

Matéria e foto: Jônatas dos Santos

Exposição da Aepan-ONG - 50 Anos do Golpe Militar - Recebe grande público na Câmara de Vereadores de Estrela-RS

Mais de 200 alunos visitam Exposição na Câmara de Vereadores de Estrela na terça-feira à noite:

O Memorial da Aepan-ONG promove na Câmara de Vereadores de Estrela, até o dia 15 abril, uma mostra intitulada – Revolução de 1964 – A Conquista do Estado.

O projeto que apresenta filmes, fotos, jornais, revistas, livros, objetos, com temas sobre o golpe militar em 1964, que completa 50 anos no fim de março.

A mostra, que promove reflexão e conscientização sobre o autoritarismo no Brasil, está recebendo grande visitação especialmente de alunos.

Na terça-feira à noite (25 de março de 2014), foram realizadas três sessões com exibição de um documentário no plenário do Legislativo Estrelense. Após os aproximadamente 200 alunos do noturno, da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela verificaram a parte documental da exposição que se encontra no mezanino.

A Câmara de Vereadores de Estrela, através de sua direção liberou as dependências da casa para visitação de alunos do noturno, pois estes trabalham durante o dia, terem também a oportunidade de participar da Exposição promovida pelo Memorial da Aep
an-ONG.

Texto e fotos – Airton Engster dos Santos