SEDESTH - Setenta alunos se formam pelo Pronatec em Estrela-RS



Setenta alunos se formam pelo Pronatec em Estrela nesta quinta-feira

O Governo de Estrela vai diplomar 70 alunos que concluíram os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em 2014. A formatura ocorre nesta quinta-feira (18), às 19h, na Sociedade Rio Branco 

Por meio do trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), o Pronatec realizou em Estrela este ano nove cursos divididos em 12 turmas: auxiliar de cozinha, vendedor, recursos humanos, cuidador de idosos, eletricista industrial, operador de empilhadeira, operador de retroescavadeira, costura têxtil, auxiliar administrativo. Foram oferecidas 220 vagas e os formandos que chegaram até o final do treinamento terão na quinta-feira, a noite da diplomação. Uma nova etapa inicia-se, mais eficiente em esperança profissional.
Neste ano, Estrela formará 80% mais profissionais que em 2013, quando 50 foram diplomados. É que em maio, 20 receberam os diplomas, totalizando 90. A adesão aos cursos é um sintoma de amadurecimento da população que busca a qualificação porque aprendeu a reconhecer que técnica e competência são atributos procurados por empresários locais.

Oportunidade
O Pronatec é um programa do governo federal que objetiva dar qualidade técnica para que as pessoas sejam novamente recolocadas no mercado de trabalho. Motiva assim, trabalhadores que sobrevivem de subempregos para que tenham foco em um treinamento específico e aperfeiçoado. “O público prioritário são pessoas sem trabalho ou que estão na economia informal. O Pronatec é a chance de voltarem a competir dentro do mercado”, informa o coordenador do Trabalho da Sedesth, Fabiano Machado.
Segundo ele, os nove cursos diferentes dados este ano por professores do Sistema S – Senac, Senat e Senai - representam gama de diversificação. “A ideia foi oportunizar a todos os segmentos possíveis mão de obra qualificada. Assim, aumentam as chances de contratação.”

Conforme o secretário da Sedesth, José Itamar Alves, em Estrela, os cursos do Pronatec estão ajudando a economia do município porque pessoas que são absorvidas por empresas tem mais poder de compra. Um projeto para o ano que vem pretende dobrar a oferta de cursos e mobilizar o público do Bolsa Família para que eles também tenham acesso aos cursos. “Queremos que as pessoas do Programa sejam sensibilizadas e se tornem alunas, estimuladas a ingressar nos cursos. O projeto prevê teste vocacional para direcionar pessoas à vaga específica.” Segundo ele, a estrutura está sendo montada e contará com psicólogo e assistente social que ajudarão a conscientizar este tipo de público. É também uma forma de emancipá-los do Bolsa Família para que recebam uma renda melhor. 

Cursos
Cuidar de idosos foi o curso mais movimentado do Pronatec este ano. O treinamento foi concluído por 25 pessoas que, nesta quinta-feira, estarão orgulhosas de receber o diploma. De acordo com o coordenador Fabiano Machado, o curso é procurado por pessoas que querem saber manejar idosos, zelar pela higiene e pelo aspecto psicológico. “A procura por cuidador de idosos se justifica pelo fato de que muitas pessoas quererem possuir renda extra. Assim, durante o dia atuam em uma função e a noite ou em horário alternativos buscam essa tarefa para melhorar o salário”. 
Os cursos com máquinas como operador de retroescavadeira e de operador de empilhadeira foram muito procurados em Estrela. “Há mercado para quem faz o curso, sobram vagas”.

Olhos no futuro

Eletricista, pedreiro e “faz tudo”, Eduardo Carlos Stann Junior (32) receberá o diploma como operador de retroescavadeira. Resolveu fazer o curso para adquirir conhecimento e melhorar a renda. Acredita que com o treinamento seu salário possa elevar 20%. O curso exige muito porque é preciso manobrar a máquina, além do conhecimento técnico. “Depois de pegar o diploma quero procurar uma colocação para adquirir experiência e colocar em prática o que aprendi.” Não pretende parar por ai. Ele quer estabilidade e para isso projeta o futuro: “fiz o curso e estou me preparando para um concurso.”

Texto e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: